E.E. Professor Orlando Geríbola
Prof Izabel Cortês - Língua Portuguesa
Atividade de Recuperação 1.Bimestre
Leia o texto e responda.
Atraso nos aeroportos
Não chegou a ser um teste para a Copa 2014, mas quem viajou para curtir o Rock in Rio confirma: os aeroportos são
mesmo o calcanhar de Aquiles da infraestrutura brasileira. Antes de encarar as mais de 10 horas diárias de shows,
quem foi para o Rio de Janeiro no fim de semana teve de enfrentar filas e atrasos nos terminais do país. O grande
fluxo para o megaevento repetiu cenas comuns nos feriados de fins de ano. De acordo com a Infraero, o fluxo de
pessoas no saguão dos dois aeroportos da capital fluminense – Galeão e Santos Dumont – teve aumento considerável,
refletindo também nos demais terminais do país. Hoje, o órgão e as companhias aéreas divulgam balanço com o
número total de passageiros que voaram para o Rio de Janeiro desde sexta-feira.
Pedro R. Franco – Estado 26 set.2011.de Minas. P. 7
1- Qual título do texto?
2- Qual Principal assunto do texto ?
3- Quais aeropostos citados no texto ?
4- Procure na internet ou dicionário . O que siginifica a expressão ´´ calcanhar de Aquiles ´´?
5- Qual local ocorreu o show de rock ?
6 - Localize no texto dois substantivos próprios.
7-Localize no texto um adjetivo.
8- Quando esse texto foi publicado ?
Receita de olhar
Nas primeiras horas da manhã
desamarre o olhar
deixe que se derrame
sobre todas as coisas belas
o mundo é sempre novo
e a terra dança e acorda
em acordes de sol
faça do seu olhar imensa caravela.
(MURRAY, Roseana. Receitas de olhar. São Paulo: FTD,1997.p.44)
O texto acima pertence ao gênero:
A) receita poética.
B) receita culinária.
C) receita médica.
D) receita caseira.
Fonte: enviado por e-mail.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - ARTE - - - Jornal JOCA - - - Segundo Bimestre - - - Professora Grazielly
Recuperação e Aprofundamento
Disciplina de Arte
Professora Grazyielly
O Jornal JOCA nº 169 está disponível na Escola para leitura.
Quando estiverem no presencial não deixem de ler!
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA nº 99 - - - Professora Christiane - - - Projeto de Vida
Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - ARTE - - - Jornal JOCA - - - Professora Rosely
Reflexão!
A função da arte? Educar, informar e entreter? Essa é talvez a mais polêmica questão
que envolve o tema - e não há respostas fechadas. A arte pode ser entendida como a
atividade humana ligada às manifestações artísticas, seja de ordem estética ou
comunicativa, realizadas por diversas formas de linguagens. Talvez uma pergunta mais
pertinente seja: qual o potencial da arte? Umas das respostas possíveis se dá na
relação entre arte e meio ambiente, em que a arte exerce o papel de questionar ações e
exigir mudanças de comportamento.com o meio ambiente e no mundo.
Reflexão!
A função da arte? Educar, informar e entreter? Essa é talvez a mais polêmica questão
que envolve o tema - e não há respostas fechadas. A arte pode ser entendida como a
atividade humana ligada às manifestações artísticas, seja de ordem estética ou
comunicativa, realizadas por diversas formas de linguagens. Talvez uma pergunta mais
pertinente seja: qual o potencial da arte? Umas das respostas possíveis se dá na
relação entre arte e meio ambiente, em que a arte exerce o papel de questionar ações e
exigir mudanças de comportamento.com o meio ambiente e no mundo.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - Professora Michele
JORNAL JOCA - Edição Nº 169
Atividade de Educação Física
Professora: Michele Lima
Faltam menos de 100 dias para a Olimpíada de Tóquio
Esportes / 15 de abril de 2021
Apesar do clima de festa na contagem regressiva e de a organização dos Jogos ter anunciado uma série de medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, o Japão teve o maior recorde de mortes pela covid-19 desde janeiro .
Os arcos, símbolos dos Jogos Olímpicos, foram inaugurados no alto do monte Takao, ponto turístico de Tóquio. Foto: Kim Kyung-Hoon - Pool/Getty Images.
Após serem adiados por um ano por causa da pandemia do novo coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão) devem começar em 99 dias – ou seja, em 23 de julho.
Em 14 de abril, data que marcou os cem dias para o início da Olimpíada, foram inauguradas as estátuas das mascotes dos jogos: os bonecos Miraitowa e Someity. Os aros, símbolos do evento, também foram instalados no topo do monte Takao, um ponto turístico de Tóquio. No mesmo dia, entretanto, o Japão teve o maior recorde de mortos pela covid-19 desde janeiro deste ano. Em 14 de abril, a cem dias das Olimpíadas de Tóquio, foram reveladas as estátuas das mascotes Miraitowa e Someity. Foto.
Como a pandemia ainda ameaça a região e a competição poderia aumentar o número de casos (tanto no Japão como no mundo), algumas cidades do país estão pedindo para o revezamento da tocha olímpica – é uma tradição a tocha “viajar” por várias cidades até chegar à sede do evento – não passar por elas. A cidade de Matsuyama, por exemplo, decidiu cancelar a visita da tocha por lá, como medida de prevenção contra a covid-19.
Apesar do clima festivo e de a organização dos Jogos ter anunciado uma série de medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (saiba mais abaixo), o aumento do número de casos da doença gera incertezas se o evento vai ser realizado na data prevista ou não.
Muitas medidas contra a covid-19 será necessária uma série de regras sanitárias para que os Jogos Olímpicos aconteçam. Em outubro de 2020, a organização da Olimpíada de Tóquio anunciou que o evento terá um espaço reservado para tratar competidores e técnicos que apresentem sintomas do vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19. O local ficará dentro da Vila dos Atletas e poderá isolar os doentes, tanto para que não contaminem outras pessoas como para que recebam os cuidados necessários.
Ainda não foi divulgado como serão realizados os testes para verificar se os participantes estão infectados. Também não há previsão para vacinar os atletas contra a covid-19. O que se sabe, por enquanto, é que os turistas estrangeiros estão proibidos de ir ao evento. As delegações dos países participantes poderão ir apenas para as instalações esportivas e locais predeterminados, que não incluem restaurantes, bares, pontos turísticos e lojas. Para isso, um aplicativo no celular ajudará a monitorar o deslocamento das pessoas, rastreando possíveis focos de infecção.
Fazer quarentena ao chegar ao país será obrigatório, assim como usar máscaras, medir a temperatura e manter o distanciamento social, válido para atletas e torcedores – o público japonês está liberado para ocupar as arquibancadas, pelo menos até o momento. Mas, no lugar de cantar ou gritar, a torcida só poderá bater palmas. Vale lembrar que o chefe do comitê organizador, Yoshiro Miro, anunciou, em setembro de 2020, que o evento ocorrerá “não importa o que aconteça”. Mesmo com a atitude decidida de Yoshiro e a esperança do mundo todo, os Jogos ainda precisam de uma confirmação definitiva, que vai depender da evolução da pandemia.
A preparação dos atletas brasileiros De acordo com uma pesquisa do UOL Esporte feita com 107 atletas brasileiros que já se classificaram ou têm chances de classificação para os Jogos Olímpicos, 67% dos esportistas tiveram que ficar pelo menos três meses sem treinar por conta da pandemia do novo coronavírus. Além disso, cerca de um em cada quatro atletas acredita estar com o nível técnico pior do que tinha antes de março de 2020, quando os esportistas tiveram que mudar a rotina de treinos.
Outro dado do estudo é que um a cada três esportistas entrevistados já foi contaminado pela covid-19. Isso não quer dizer, entretanto, que esteja imune ao vírus. Até a publicação desta reportagem, 200 atletas já tinham vagas garantidas para a Olimpíada de Tóquio – a expectativa é de que a delegação brasileira seja formada por 270 a 280 competidores, o que significa que ainda há chance de mais alguns esportistas se classificarem.
Fontes: CNN Brasil, Comitê Olímpico do Brasil, Época Negócios, Estadão, Folha de S. Paulo, Gaúcha ZH, Globo Esporte, Globo Esporte, Our World in Data e UOL.
Fonte: JORNAL JOCA https://www.jornaljoca.com.br/faltam-menos-de-100-dias-para-a-olimpiada-de-toquio/
Responda a questão abaixo:
1 - Na sua opinião, a Olimpíada de Tóquio deveria acontecer esse ano de 2021? Explique sua resposta.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
JORNAL JOCA - Edição Nº 169
Atividade de Educação Física
Professora: Michele Lima
Faltam menos de 100 dias para a Olimpíada de Tóquio
Esportes / 15 de abril de 2021
Apesar do clima de festa na contagem regressiva e de a organização dos Jogos ter anunciado uma série de medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, o Japão teve o maior recorde de mortes pela covid-19 desde janeiro .
Os arcos, símbolos dos Jogos Olímpicos, foram inaugurados no alto do monte Takao, ponto turístico de Tóquio. Foto: Kim Kyung-Hoon - Pool/Getty Images.
Após serem adiados por um ano por causa da pandemia do novo coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão) devem começar em 99 dias – ou seja, em 23 de julho.
Em 14 de abril, data que marcou os cem dias para o início da Olimpíada, foram inauguradas as estátuas das mascotes dos jogos: os bonecos Miraitowa e Someity. Os aros, símbolos do evento, também foram instalados no topo do monte Takao, um ponto turístico de Tóquio. No mesmo dia, entretanto, o Japão teve o maior recorde de mortos pela covid-19 desde janeiro deste ano. Em 14 de abril, a cem dias das Olimpíadas de Tóquio, foram reveladas as estátuas das mascotes Miraitowa e Someity. Foto.
Como a pandemia ainda ameaça a região e a competição poderia aumentar o número de casos (tanto no Japão como no mundo), algumas cidades do país estão pedindo para o revezamento da tocha olímpica – é uma tradição a tocha “viajar” por várias cidades até chegar à sede do evento – não passar por elas. A cidade de Matsuyama, por exemplo, decidiu cancelar a visita da tocha por lá, como medida de prevenção contra a covid-19.
Apesar do clima festivo e de a organização dos Jogos ter anunciado uma série de medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (saiba mais abaixo), o aumento do número de casos da doença gera incertezas se o evento vai ser realizado na data prevista ou não.
Muitas medidas contra a covid-19 será necessária uma série de regras sanitárias para que os Jogos Olímpicos aconteçam. Em outubro de 2020, a organização da Olimpíada de Tóquio anunciou que o evento terá um espaço reservado para tratar competidores e técnicos que apresentem sintomas do vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19. O local ficará dentro da Vila dos Atletas e poderá isolar os doentes, tanto para que não contaminem outras pessoas como para que recebam os cuidados necessários.
Ainda não foi divulgado como serão realizados os testes para verificar se os participantes estão infectados. Também não há previsão para vacinar os atletas contra a covid-19. O que se sabe, por enquanto, é que os turistas estrangeiros estão proibidos de ir ao evento. As delegações dos países participantes poderão ir apenas para as instalações esportivas e locais predeterminados, que não incluem restaurantes, bares, pontos turísticos e lojas. Para isso, um aplicativo no celular ajudará a monitorar o deslocamento das pessoas, rastreando possíveis focos de infecção.
Fazer quarentena ao chegar ao país será obrigatório, assim como usar máscaras, medir a temperatura e manter o distanciamento social, válido para atletas e torcedores – o público japonês está liberado para ocupar as arquibancadas, pelo menos até o momento. Mas, no lugar de cantar ou gritar, a torcida só poderá bater palmas. Vale lembrar que o chefe do comitê organizador, Yoshiro Miro, anunciou, em setembro de 2020, que o evento ocorrerá “não importa o que aconteça”. Mesmo com a atitude decidida de Yoshiro e a esperança do mundo todo, os Jogos ainda precisam de uma confirmação definitiva, que vai depender da evolução da pandemia.
A preparação dos atletas brasileiros De acordo com uma pesquisa do UOL Esporte feita com 107 atletas brasileiros que já se classificaram ou têm chances de classificação para os Jogos Olímpicos, 67% dos esportistas tiveram que ficar pelo menos três meses sem treinar por conta da pandemia do novo coronavírus. Além disso, cerca de um em cada quatro atletas acredita estar com o nível técnico pior do que tinha antes de março de 2020, quando os esportistas tiveram que mudar a rotina de treinos.
Outro dado do estudo é que um a cada três esportistas entrevistados já foi contaminado pela covid-19. Isso não quer dizer, entretanto, que esteja imune ao vírus. Até a publicação desta reportagem, 200 atletas já tinham vagas garantidas para a Olimpíada de Tóquio – a expectativa é de que a delegação brasileira seja formada por 270 a 280 competidores, o que significa que ainda há chance de mais alguns esportistas se classificarem.
Fontes: CNN Brasil, Comitê Olímpico do Brasil, Época Negócios, Estadão, Folha de S. Paulo, Gaúcha ZH, Globo Esporte, Globo Esporte, Our World in Data e UOL.
Fonte: JORNAL JOCA https://www.jornaljoca.com.br/faltam-menos-de-100-dias-para-a-olimpiada-de-toquio/
Responda a questão abaixo:
1 - Na sua opinião, a Olimpíada de Tóquio deveria acontecer esse ano de 2021? Explique sua resposta.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2020
Recuperação de Inglês - - - - - - Professora Patrícia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento - - - INGLÊS - - - Novembro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TURMAS: 1 ANOS A/B/C - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 1 aula
Habilidade: Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso do verbo
Atividade sobre o uso dos verbos em diversos contextos de comunicação
Escolha a alternativa correta para preencher os espaços com verbos no modo indicativo:
1. Eu sempre..................os filmes que desejo ver.
a) escolhia b) escolhi
c) escolhera d) escolho
2. Se todos estudarem mais, .................de ano mais fácil.
a) passassem b) passaremos
c) passaríamos d) passemos
3. Ainda que alguns me convidem para ir à festa, .................em casa.
a)permaneço b)permaneci
c)permanecerei d) permanecia
4. Quando me ligares, não ...................de atendê-lo.
a) deixará b) deixarás
c) deixaria d) deixarei
5. Jean e eu.....................o computador se tivesses pedido.
a)emprestaria b) emprestaríamos
c) emprestaremos d) emprestamos
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 1 ANOS A/B/C - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 2 aulas
Habilidade: Reconhecer o uso do passado simples em um texto
Leia o texto abaixo e escolha a alternativa correta para completar os espaços com o verbo correto no Simple Past.
My name is Patrick. I ___ on vacation to Brazil last Summer, and I ___ in a five-star hotel in front of the beach in Rio de Janeiro. I went to Rio by plane and I ___ a month there. I ___ a lot of people and we ___ a great time! I want to go back to Brazil as soon as possible.
Choose the option which completes the gaps in the text respectively.
a) traveled / stayed / spend / knew / had
b) traveled / were / spent / knew / did
c) went / stayed / spent / met / had
d) went / were / spend / met / did
e) were / went / stayed / knew / have
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 2 ANOS A/B - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 2 aulas
Habilidade:Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
01. Use Do ou DOES adequadamente.
a) .....................Paula and you play soccer on Sundays? .
b) What.....................that cat eat? .
c) Where.....................Marianne usually go on Saturday nights?
d) Josephine......................not study on the weekends.
e)What time.....................you usually go to sleep?
f) How many books...................Cristine and you have?
g) Tatiane and I ..................... not play volleyball on Saturdays.
h)Karl and Kevin ...................not watch TV on Mondays. .
i)...................your sister usually go jogging in the park?
j) ...................your parents have pets?
2.Complete as frases com o verbo regular no Simple Past..
a.I ________my friend yesterday. ( to visit)
b.They_________a new restaurant last week. ( to open)
c.The little boy_________your question. ( to answer)
d.Jonas________very well yesterday. ( to dance)
e.The children___________the new recreation center last week.(to visit)
f.You_________computer games yesterday. ( to play)
g.We_________some museums yesterday. ( to visit)
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 3 ANO A - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 1 aula
Habilidade:Ler compreender, analisar e interpretar charges e seus usos sociais
Fonte: https://2.bp.blogspot.com/
Read the cartoon and mark the true statement about it.
a. ( ) The cartoon only mentions negative aspects of social networking sites.
b. ( ) The cartoon only mentions positive aspects of social networking sites.
c. ( ) The cartoon mentions negative and positive aspects of social networking sites.
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 6 ANO A/B/C/D - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 1 aula
Habilidade: Construir repertório relativo às expressões usadas para convívio social
Read:
1. A tradução do texto do primeiro quadrinho corresponde a:
a.( ) Papai e mamãe estão passando mal e minha irmã e eu estamos também.
b.( ) Papai e mamãe estão bem, e meu irmão e eu estamos bem.
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 7 ANO A/B/C/D - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 1 aula
Habilidade: Construir repertório lexical relativo a preposições
Observe:
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 8 ANO A/B/ - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 1 aula
Habilidade: Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
1) Indique se a frase está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa:
a) I will travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
b) I won´t travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
c) Will you do me a favor? (afirmativa,negativa, interrogativa)
d) Will he travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)
e) I will drop by to see her. (afirmativa,negativa, interrogativa)
f) Will they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)
g) She won’t sing at the talent show. (afirmativa,negativa, interrogativa)
h) It will rain a lot next week. (afirmativa,negativa, interrogativa)
i) I will not travel to England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)
Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Patrícia - - - Língua Inglesa - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
TURMAS: 1 ANOS A/B/C - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 1 aula
Habilidade: Analisar os efeitos semânticos e expressivos produzidos pelo uso do verbo
Atividade sobre o uso dos verbos em diversos contextos de comunicação
Escolha a alternativa correta para preencher os espaços com verbos no modo indicativo:
1. Eu sempre..................os filmes que desejo ver.
a) escolhia b) escolhi
c) escolhera d) escolho
2. Se todos estudarem mais, .................de ano mais fácil.
a) passassem b) passaremos
c) passaríamos d) passemos
3. Ainda que alguns me convidem para ir à festa, .................em casa.
a)permaneço b)permaneci
c)permanecerei d) permanecia
4. Quando me ligares, não ...................de atendê-lo.
a) deixará b) deixarás
c) deixaria d) deixarei
5. Jean e eu.....................o computador se tivesses pedido.
a)emprestaria b) emprestaríamos
c) emprestaremos d) emprestamos
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 1 ANOS A/B/C - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 2 aulas
Habilidade: Reconhecer o uso do passado simples em um texto
Leia o texto abaixo e escolha a alternativa correta para completar os espaços com o verbo correto no Simple Past.
My name is Patrick. I ___ on vacation to Brazil last Summer, and I ___ in a five-star hotel in front of the beach in Rio de Janeiro. I went to Rio by plane and I ___ a month there. I ___ a lot of people and we ___ a great time! I want to go back to Brazil as soon as possible.
Choose the option which completes the gaps in the text respectively.
a) traveled / stayed / spend / knew / had
b) traveled / were / spent / knew / did
c) went / stayed / spent / met / had
d) went / were / spend / met / did
e) were / went / stayed / knew / have
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 2 ANOS A/B - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 2 aulas
Habilidade:Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
01. Use Do ou DOES adequadamente.
a) .....................Paula and you play soccer on Sundays? .
b) What.....................that cat eat? .
c) Where.....................Marianne usually go on Saturday nights?
d) Josephine......................not study on the weekends.
e)What time.....................you usually go to sleep?
f) How many books...................Cristine and you have?
g) Tatiane and I ..................... not play volleyball on Saturdays.
h)Karl and Kevin ...................not watch TV on Mondays. .
i)...................your sister usually go jogging in the park?
j) ...................your parents have pets?
2.Complete as frases com o verbo regular no Simple Past..
a.I ________my friend yesterday. ( to visit)
b.They_________a new restaurant last week. ( to open)
c.The little boy_________your question. ( to answer)
d.Jonas________very well yesterday. ( to dance)
e.The children___________the new recreation center last week.(to visit)
f.You_________computer games yesterday. ( to play)
g.We_________some museums yesterday. ( to visit)
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 3 ANO A - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 1 aula
Habilidade:Ler compreender, analisar e interpretar charges e seus usos sociais
Read the cartoon and mark the true statement about it.
a. ( ) The cartoon only mentions negative aspects of social networking sites.
b. ( ) The cartoon only mentions positive aspects of social networking sites.
c. ( ) The cartoon mentions negative and positive aspects of social networking sites.
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 6 ANO A/B/C/D - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 1 aula
Habilidade: Construir repertório relativo às expressões usadas para convívio social
Read:
1. A tradução do texto do primeiro quadrinho corresponde a:
a.( ) Papai e mamãe estão passando mal e minha irmã e eu estamos também.
b.( ) Papai e mamãe estão bem, e meu irmão e eu estamos bem.
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 7 ANO A/B/C/D - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 1 aula
Habilidade: Construir repertório lexical relativo a preposições
Observe:
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA
TURMAS: 8 ANO A/B/ - PROF.: PATRÍCIA
OBJETIVO: TRABALHAR AS HABILIDADES NÃO ATINGIDAS NOS BIMESTRES ANTERIORES
Tempo de execução: 1 aula
Habilidade: Utilizar formas verbais do futuro para descrever planos e expectativas e fazer previsões.
1) Indique se a frase está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa:
a) I will travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
b) I won´t travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
c) Will you do me a favor? (afirmativa,negativa, interrogativa)
d) Will he travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)
e) I will drop by to see her. (afirmativa,negativa, interrogativa)
f) Will they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)
g) She won’t sing at the talent show. (afirmativa,negativa, interrogativa)
h) It will rain a lot next week. (afirmativa,negativa, interrogativa)
i) I will not travel to England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)
Recuperação e Aprofundamento - - - Arte - - - Professora Rosely - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 9º A,B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
RECUPRERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
Objetivo: Conhecer as técnicas musicais da dança contemporânea como um todo, de modo a expandir amplamente seu repertório de conhecimento social e intelectual.
Habilidades Essenciais: (EF09AR16) Analisar criticamente formas de expressão e representação musical através da dança contemporânea.
Habilidade(s) Suporte: (EF09AR17) Explorar e analisar diferente contexto musical de dança contemporânea de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
MUSICA E DANÇA CONTEMPORÂNEA
OBJETIVO DA AULA: Transmitir aos alunos a importância da Musica e da Dança na sociedade contemporânea e a diversidade cultural na transformação e compreensão da sociedade.
A Música e a dança contemporânea surgem na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop. A dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna, não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação; método Laban, técnica de release; Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e quotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo. Aliado a isso, viu-se a necessidade da pesquisa teórica para complementação da prática. O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, que trazem o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como a técnica Alexander, Feldenkrais, Eutonia, Klauss Vianna (Brasil), dentre outras. . A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados.
1 - Qual e seu estilo de música e de dança?
2 - Faça uma pesquisa sobre a origem do Hip Hop.
Recuperação e Aprofundamento - - - ARTE - - - Professora Rosely - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº _____ Série / Ano ____ Turmas: 1º A, B e C
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
Objetivo: Estudar o conceito de cultura material;
. Discutir Arte e Cultura de diferentes povos em diferentes tempos;
. Tecer reflexões sobre a produção material de nossa sociedade atual.
Habilidades Essenciais: Identificar a Arte e a Cultural, a suas memória coletiva.
Habilidade(s) Suporte: Experimentar; identificar e apreciar a Arte a Cultura de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
OBJETIVO DA AULA: Transmitir para os alunos a importância da Arte e da Cultura e a diversidade cultural na transformação e compreensão da sociedade.
O QUE É CULTURA E O QUE É ARTE?
1- Observem e leiam as páginas 09,10 E 11, do livro do aluno, Recursos de Arte que trata do tema: O que é Cultura e o que é Arte e respondam as questões, 01,02,03,04,05 e 06 da página 11.
Bons estudos!
Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Rosely - - - ARTE - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ___________________________ nº ____Série / Ano ___Turmas: 3º A
Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com
RECUPRERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
Objetivo (s): Conhecer as técnicas da dança, de modo a expandir amplamente seu repertório de conhecimento social e intelectual.
Habilidades: Compreender e relacionar as práticas artísticas da dança com a música.
Habilidade(s) Suporte: Experimentar; Identificar e apreciar a dança e a musica em sua cultura, cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
OBJETIVO DA AULA: Transmitir para os alunos a importância da Cultura musical e a diversidade cultural na transformação e compreensão da sociedade.
Livro Recursos da Arte, paginas, 64, 65, 66 e 67.
A DANÇA DA AFRICA NO BRASIL
1 - Façam a leitura das paginas 64 e 65 assistam o filme, Sou de Jongo e respondam as três perguntas da pagina 65.
TAMBOR DE CRIOLA
2 - Façam a leitura das paginas 66 e 67 e respondam as seis perguntas da pagina 67.
Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Rosely - - - Outubro /2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento | Mês: Outubro/2020 |
|
|
Ano/Série | 9º A, B e C - Ens. Fund.II |
|
|
Professora: | Rosely |
|
|
Disciplina: | Arte |
|
|
Habilidades Essenciais: | EF09AR16 Analisar criticamente formas de expressão e representação musical através da dança contemporânea. |
|
|
Objetos do Conhecimento: | Conhecer as técnicas musicais da dança contemporânea como um todo, de modo a expandir amplamente seu repertório de conhecimento social e intelectual. |
|
|
Habilidade(s) Suporte: | EF09AR17 Explorar e analisar diferente contexto musical de dança contemporânea de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
|
|
|
Situação de Aprendizagem (SA): Observações: devemos pensar nas etapas, ativação inicial, desenvolvimento e finalização. Assim como nas habilidades cognitivas e socioemocionais. | Atividades: DANÇA CONTEMPORÂNEA A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop. A dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna, não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação; método Laban, técnica de release; Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e quotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo. Aliado a isso, viu-se a necessidade da pesquisa teórica para complementação da prática. O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, que trazem o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como a técnica Alexander, Feldenkrais, Eutonia, Klauss Vianna (Brasil), dentre outras. . A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados.
Leia o texto e responda as questões abaixo: 1 - Faça uma pesquisa sobre os grupos de Dança Contemporânea: Companhia Base de Dança Vertical; Fuerza Bruta. 2 - Qual o estilo de dança que você gosta? 3 - Faça uma pesquisa sobre a origem do Hip Hop. 4 - Você gosta de dançar? |
Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Rosely - - - ARTE - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento | Mês: Outubro/2020 |
| |
Ano/Série | 1º A, B e C - Ensino Médio |
| |
Professora: | Rosely |
| |
Disciplina: | Arte |
| |
Habilidades Essenciais: | Identificar a Arte e a Cultural, a suas memória coletiva. |
| |
Objetos do Conhecimento: | Estudar o conceito de cultura material; . Discutir Arte e Cultura de diferentes povos em diferentes tempos; . Tecer reflexões sobre a produção material de nossa sociedade atual. |
| |
Habilidade(s) Suporte: | Experimentar; identificar e apreciar a Arte a Cultura de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados. |
| |
Situação de Aprendizagem (SA):
| Atividades: O NASCIMENTO DA CULTURA 1- Observem e leiam as páginas12 E 13, do livro do aluno, Recursos de Arte que trata do tema: O nascimento da Cultura e respondam as questões, 01,02,03 e 04 da página 13. |
Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Rosely - - - ARTE - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento | Mês: Outubro/2020 |
| |
Ano/Série | 3º A, B e C - Ensino Médio |
| |
Professora: | Rosely |
| |
Disciplina: | Arte |
| |
Habilidades Essenciais: | Compreender e relacionar as práticas artísticas da dança com a música. |
| |
Objetos do Conhecimento: | Conhecer as técnicas musicais da dança contemporânea como um todo, de modo a expandir amplamente seu repertório de conhecimento social e intelectual. |
| |
Habilidade(s) Suporte: | Experimentar; Identificar e apreciar a dança e a musica em sua cultura, cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados. |
| |
Situação de Aprendizagem (SA):
| Atividades
DANÇA DA ÁFRICA NO BRASIL Livro , Recursos da Arte, páginas, 64 e 65. 2 - Façam a leitura das paginas 64 e 65 e respondam as três perguntas da pagina 65. |
Recuperação e Aprofundamento - - ARTE - - Professora Rosely - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento
Mês: Novembro/2020
Ano/Série
Ensino Médio 3º A
Professora:
Rosely
Disciplina:
Arte
Habilidades Essenciais:
Analisar, explora, criar, recriar e transformar, utilizando recursos e ferramentas de forma e relacionar as práticas artísticas da dança com a música.
Objetos do Conhecimento:
Conhecer as técnicas da dança, de modo a expandir amplamente seu repertório de conhecimento social e intelectual.
Habilidade(s) Suporte:
Compreender e relacionar as práticas artísticas da dança com a música.
Situação de Aprendizagem (SA):
Observações:.
Atividades:
DANÇA
Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. ... É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percusssão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos. A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas. Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental. Exemplos de estilos de dança: Capoeira; dança clássica; dança contemporânea; dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais; escola de samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula.
Leiam o texto a cima e façam uma pesquisa na internet e respondam as questões abaixo:
1 Qual a relação da dança com a música?
2 Qual o seu estilo de dança?
3 Qual a origem da Capoeira?
4 Qual a diferença que existe entre a da dança contemporânea e a dança moderna?
Recuperação e Aprofundamento | Mês: Novembro/2020 |
|
|
Ano/Série | Ensino Médio 3º A |
|
|
Professora: | Rosely |
|
|
Disciplina: | Arte |
|
|
Habilidades Essenciais: | Analisar, explora, criar, recriar e transformar, utilizando recursos e ferramentas de forma e relacionar as práticas artísticas da dança com a música.
|
|
|
Objetos do Conhecimento: | Conhecer as técnicas da dança, de modo a expandir amplamente seu repertório de conhecimento social e intelectual. |
|
|
Habilidade(s) Suporte: | Compreender e relacionar as práticas artísticas da dança com a música.
|
|
|
Situação de Aprendizagem (SA): Observações:. | Atividades: DANÇA Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música. ... É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções. O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito. A dança pode ser acompanhada por instrumentos de percusssão ou melódicos, ou ainda pela leitura de diferentes textos. A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo mundo, especialmente através das danças folclóricas. Nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades. Também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para manutenção da saúde física e mental. Exemplos de estilos de dança: Capoeira; dança clássica; dança contemporânea; dança moderna; dança popular; danças de salão; danças regionais; escola de samba; forró; frevo; breakdance; jongo; tambor de crioula. Leiam o texto a cima e façam uma pesquisa na internet e respondam as questões abaixo: 1 Qual a relação da dança com a música? 2 Qual o seu estilo de dança? 3 Qual a origem da Capoeira? 4 Qual a diferença que existe entre a da dança contemporânea e a dança moderna? |
Recuperação e Aprofundamento - - ARTE - - Professora Rosely - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento
Mês: Novembro/2020
Ano/Série
Ensino Médio 1º A, B e C
Professora:
Rosely
Disciplina:
Arte
Habilidades Essenciais:
Inferir, com base em imagens, processos de intervenção em arte; Investigar e promovem a aproximação entre indivíduos ou a coletividade na vida escolar ou social; Analisar as relações entre a arte e cidade e as amplas discussões conceituais, principalmente no que diz respeito à estetização do espaço público, considerando questões que envolvem tanto a concepção da cidade como obra de arte, quanto da obra de arte na cidade.
Objetos do Conhecimento:
Identificar as principais manifestações artísticas do seu país; Estabelecer a importância de um novo olhar acerca da sociedade e adquirir conhecimento e visualizar da forma-conteúdo em conexão com a materialidade e o processos de criação .
Habilidade(s) Suporte:
Analisar,e manter esse patrimônio vivo e que seja continuado por tempo indeterminado, alcançando as novas gerações, que poderão aprender sobre a cultura de seus antepassados.
Situação de Aprendizagem:
.
Atividade:
Texto
Mediação Cultural: A mediação cultural implica uma ação fundamentada e que se aperfeiçoa na consciente percepção da atuação do mediador, que “está entre muitos”, sem considerá-la uma ponte entre dois. O “estar entre muitos” da mediação cultural não pode desconhecer seus interlocutores e a especificidade do público, inclusive daquele que necessita de cuidados especiais. O seu desafio maior é potencializar a experiência estética e em contato com o outro, ou seja, a arte, a cultura e os parceiros da experiência cultural. Envolve processos de diferentes naturezas que atuam, investigam e promovem a aproximação entre indivíduos (ou a coletividade na vida escolar ou social), a arte e a cultura. Produtor Cultural: Profissional que realiza atividades de produção cultural (atividade relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos como: pré-produção, produção e pós-produção de espetáculos de dança, shows musicais, exposições, peças de teatro etc.). As atividades do produtor cultural envolvem o domínio sobre a legislação relacionada à cultura no país; também se prende às áreas da escrita e elaboração de projetos e do planejamento de ações culturais, desde o processo de escolha de cenário e figurino à busca por parceiros interessados em investir financeiramente no projeto. Intervenção Artística : São manifestações criadas e organizadas por artistas, utilizando formas criativas, estéticas e poéticas, chamando a atenção do público para questões artísticas, ecológicas, geográficas, sociais, políticas, pedagógicas etc. Essas manifestações acontecem em um local específico ou em um local público, visando fazer novas percepções sobre a arte, atingindo a população próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o tempo de um deslocamento do ritmo cotidiano para um ritmo poético. Imagine dois ou mais intérpretes de dança de rua ou outro estilo, uma apresentação musical conduzida por um DJ ou um músico, tocando seu instrumento ao vivo, vídeos sendo projetados nas paredes ou objetos artísticos interferindo no espaço da cidade. Agora, imagine essas ações acontecendo enquanto você espera o ônibus ou está andando na praça central de sua cidade! Este tipo de intervenção artística tem o poder de modificar o movimento, o espaço e a percepção do tempo das pessoas que estão transitando no espaço público da cidade. Entre as calçadas das cidades, a Arte tem inspirado muitas pessoas.
Atividade:
Leia o Texto acima e pesquise: Intervenções Urbanas, Instalações, Arte Conceitual no Site Specific, Painéis, Design, Comunicação Visual e Fanzines, produção e mediação cultural.
1 - Faça um resumo do que você entendeu por, Intervenções Urbanas, Instalações e Arte Conceitual.
|
Recuperação e Aprofundamento - - Professora Rosely - - ARTE - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento
Mês: Novembro/2020
Ano/Série
9º A, B e C - AF
Professora:
Rosely
Disciplina:
Arte
Habilidades Essenciais:
(EF69AR32) Analisar, explora, criar, recriar e transformar, podemos utilizar recursos e ferramentas de forma mais consciente.
Objetos do Conhecimento:
Objetivo(s): Gerar identificação, questionamentos ou debates. Isso movimenta, cria laços, gera novas formas de arte.
Habilidade(s) Suporte:
(EF09AR31) Explorar e reutilizar as embalagens, descartar os resíduos de forma adequada e até aprender novos jeitos para desperdiçar menos e reciclar mais.
Situação de Aprendizagem (SA):
Observações:.
Atividades:
Livro, Teláris de Arte, páginas, 14, e 15.
- Façam a leitura das páginas 14 e 15 e respondam as quatro perguntas da página 15.
|
Recuperação e Aprofundamento - - - LINK de Acesso - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
LINK de Acesso: https://matematicaef2.blogspot.com/p/recuperacao-lcatividades.html
Recuperação e Aprofundamento - - - Arte - - - Professora Cristiane - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
RECUPERAÇÃO 2020
6 ANOS
ARTE
PROFESSORA: CRISTIANE
NESTE PRIMEIRO CAPÍTULO ESTUDAMOS A ARTE DO TEATRO POR MEIO DA PEÇA: ADOLESCER, PARA REALIZAR AS ATIVIDADES ABAIXO CONSULTE O LIVRO: TELÁRIS
CAPÍTULO 1: ARTE E IDENTIDADE, PÁGINA 14 A 30
A PARTIR DA LEITURA DOS TEXTOS E OBSERVAÇÃO DAS IMAGENS ESCREVA O QUE É:
1) TEATRO:
2) ADOLESCER:
3) PERSONAGEM:
4) FIGURINO:
5) CENÁRIO:
6) CENÓGRAFO:
7) ILUMINADOR:
8) SONOPLASTA:
9) DRAMATURGO:
ATIVIDADE PRÁTICA
INVENTE UM PERSONAGEM E DESENHE
CAPÍTULO 2: ARTE E MEMÓRIA, PÁGINAS 48 A 61
NESSA CAPÍTULO ESTUDAMOS SOBRE A ARTE, A MEMÓRIA, TIPOS DE MATERIAIS, E ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL. LEIA OS TEXTOS, OBSERVE AS IMAGENS E ESCREVA O QUE É:
1) EXPOSIÇÃO DE ARTE:
2) MATERIAIS:
3) PONTO , LINHAS E TEXTURAS:
4) TECIDO:
5) RENDA
ATIVIDADE PRÁTICA:
FAÇA UM DESENHO UTILIZANDO SOMENTE LINHAS CURVAS
Recuperação e Aprofundamento - - - - ARTE - - - - Professora Cristiane - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
RECUPERAÇÃO DE ARTE
8 ANOS
PROFESSORA: CRISTIANE
NESTE CAPÍTULO CONHECEMOS UM POUCO DOS COSTUMES INDÍGENAS, DANÇAS, RITUAIS, ALGUMAS TRIBOS, ARTESANATO, PINTURA CORPORAL ENTRE OUTROS.
PARA REALIZAR AS ATIVIDADES ABAIXO VOCÊ VAI CONSULTAR O LIVRO DE ARTE: TELÁRIS, PÁGINAS 14 A 35, LER OS TEXTOS, OBSERVAR AS IMAGENS E RESPONDER O QUE É:
1) PATAXÓ:
2) RITUAL:
3) FESTA DAS ÁGUAS:
4) DANÇAS CIRCULARES:
5) GRAFISMO
ATIVIDADE PRÁTICA
CRIAR UM GRAFISMO
CAPÍTULO 2: ARTE E IMPACTO SOCIOAMBIENTAL
NESTE CAPÍTULO CONHECEMOS A ARTE DE ROMUALD HAZOUMÈ, ALGUNS TIPOS DE ESCULTURAS E MATERIAIS, E ALGUMAS ARTES VISUAIS AFRICANAS
LEIAS OS TEXTOS , OBSERVE AS IMAGENS DAS PÁGINAS 54 A 62, E ESCREVA O QUE É:
1) ROMUALD HAZOUMÉ
2) ESCULTURA:
3) MÁSCARA:
4) BIDIMENSIONAL:
5) TRIDIMENSIONAL:
ATIVIDADE PRÁTICA:
DESENHE UMA MÁSCARA INSPIRANDO – SE NA ARTE DE ROMUALD HAZOUMÉ
Recuperação e Aprofundamento - - - ARTE - - - Professora Cristiane - - - EM - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
RECUPERAÇÃO ARTE
2 ANOS
PROFESSORA: CRISTIANE
ESTUDAMOS ALGUNS CONCEITOS AO LONGO DO ANO, E AGORA VAMOS RELEMBRAR, CONSULTE SEU CADERNO, APOSTILA , LIVRO DE ARTE OU GOOGLE PARA REALIZAR A ATIVIDADE ABAIXO:
ESCREVA O QUE É:
1) TEATRO:
2) PALCO:
3) BANDA QUEEN:
4) FOTOGRAFIA:
5) ARTE MODERNA:
6) PINTURA MURALISTA:
7) SEMANA DE ARTE MODERNA:
8) SURREALISMO:
9) SALVADOR DALI:
ATIVIDADE PRÁTICA
ESCOLHA UMA OBRA DE SALVADOR DALI E FAÇA UMA RELEITURA
Recuperação e Aprofundamento - - - ARTE - - - Professora Cristiane - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
RECUPERAÇÃO DE ARTE
7 ANOS
PROFESSORA: CRISTIANE
NESTE PRIMEIRO CAPÍTULO ESTUDAMOS A ARTE DO GRAFITE E CONHECEMOS UM POUCO DA DO ESTILO DA GRAFITEIRA WITCH E ALGUMS TÉCNICAS DE GRAFITE COMO O ESTÊNCIL.
APRENDEMOS TAMBÉM QUE A PAREDE É UTILIZADA COMO SUPORTE DESDE A PRÉ -HISTÓRIA. DEPOIS VIMOS A INFLUÊNCIA DA CULTURA HIP HOP NO GRAFITE, QUE ENVOLVE: MÚSICA, DANÇA, POESIA E PINTURA.
CONHECEMOS ALGUNS ESTILOS MUSICAIS COMO O RAP E TAMBÉM DANÇAS URBANAS.
CAPÍTULO 1: ARTE E ESPAÇOS URBANOS
PARA REALIZAR AS ATIVIDADES ABAIXO CONSULTE SEU LIVRO DE ARTE: TELÁRIS, PÁGINAS 14 A 43, RELEIA OS TEXTOS, OBSERVE AS IMAGENS E ESCREVA O QUE É:
1) ARTE URBANA:
2) GRAFITE:
3) GALERIA DE ARTE:
4) ESTÊNCIL:
5) TAGS:
6) AFRESCO:
7) MURALISMO:
8) RAP:
9) DANÇA URBANA:
ATIVIDADE PRÁTICA:
DESENHE UM MURO, ESCREVA UM FRASE UTILIZANDO LETRAS BEM ESTILIZADAS COMO AS DO GRAFITE. CAPRICHE!!!
CAPÍTULO 2: ARTE E ESPAÇO PÚBLICO
NESTE CAPÍTULO VAMOS ESTUDAR A ARTE E O ESPAÇO PÚBLICO, O TEATRO DE RUA E ELEMENTOS DO TEATRO,
LEIA OS TEXTOS, OBSERVE AS IMAGENS DAS PÁGINAS 52 A 53 E ESCREVA O QUE É:
1) ESPAÇO PÚBLICO:
2) TEATRO DE RUA:
Nenhum comentário:
Postar um comentário