Recuperação e
Aprofundamento |
Mês:
Novembro/2020 |
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Ano/Série |
Ensino Médio 1º A, B e C |
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Professora: |
Rosely |
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Disciplina: |
Arte |
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Habilidades
Essenciais: |
Inferir,
com base em imagens, processos de intervenção em arte;
Investigar e promovem a aproximação entre indivíduos ou a
coletividade na vida escolar ou social;
Analisar as relações entre a arte e cidade e as amplas discussões conceituais,
principalmente no que diz respeito à estetização do espaço público,
considerando questões que envolvem tanto a concepção da cidade como obra de
arte, quanto da obra de arte na cidade. |
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Objetos do
Conhecimento: |
Identificar as principais manifestações artísticas do seu
país; Estabelecer a importância de
um novo olhar acerca da sociedade e
adquirir conhecimento
e visualizar da forma-conteúdo em conexão com a materialidade e o
processos de criação . |
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Habilidade(s)
Suporte: |
Analisar,e manter
esse patrimônio vivo e que seja continuado por tempo indeterminado,
alcançando as novas gerações, que poderão aprender sobre a cultura de seus
antepassados. |
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Situação de
Aprendizagem: . |
Atividade: Texto Mediação Cultural: A
mediação cultural implica uma ação fundamentada e que se aperfeiçoa na
consciente percepção da atuação do mediador, que “está entre muitos”, sem
considerá-la uma ponte entre dois. O “estar entre muitos” da mediação
cultural não pode desconhecer seus interlocutores e a especificidade do
público, inclusive daquele que necessita de cuidados especiais. O seu desafio
maior é potencializar a experiência estética e em contato com o outro, ou
seja, a arte, a cultura e os parceiros da experiência cultural. Envolve
processos de diferentes naturezas que atuam, investigam e promovem a
aproximação entre indivíduos (ou a coletividade na vida escolar ou social), a
arte e a cultura. Produtor
Cultural: Profissional que realiza atividades de produção cultural
(atividade relacionada à organização de ações culturais de diversos segmentos
como: pré-produção, produção e pós-produção de espetáculos de dança, shows
musicais, exposições, peças de teatro etc.). As atividades do produtor
cultural envolvem o domínio sobre a legislação relacionada à cultura no país;
também se prende às áreas da escrita e elaboração de projetos e do
planejamento de ações culturais, desde o processo de escolha de cenário e
figurino à busca por parceiros interessados em investir financeiramente no
projeto. Intervenção
Artística : São manifestações criadas e organizadas por artistas,
utilizando formas criativas, estéticas e poéticas, chamando a atenção do
público para questões artísticas, ecológicas, geográficas, sociais,
políticas, pedagógicas etc. Essas manifestações acontecem em um local específico
ou em um local público, visando fazer novas percepções sobre a arte,
atingindo a população próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é, duram o
tempo de um deslocamento do ritmo cotidiano para um ritmo poético. Imagine
dois ou mais intérpretes de dança de rua ou outro estilo, uma apresentação
musical conduzida por um DJ ou um músico, tocando seu instrumento ao vivo,
vídeos sendo projetados nas paredes ou objetos artísticos interferindo no
espaço da cidade. Agora, imagine essas ações acontecendo enquanto você espera
o ônibus ou está andando na praça central de sua cidade! Este tipo de
intervenção artística tem o poder de modificar o movimento, o espaço e a
percepção do tempo das pessoas que estão transitando no espaço público da
cidade. Entre as calçadas das cidades, a Arte tem inspirado muitas
pessoas.
Atividade:
Leia
o Texto acima e pesquise: Intervenções Urbanas, Instalações, Arte
Conceitual no Site Specific, Painéis, Design, Comunicação Visual e
Fanzines, produção e mediação cultural.
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e Arte Conceitual. |
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