sábado, 30 de outubro de 2021

Materiais pedagógicos de Matemática - - - Saeb - - - ATPC de 04/11/2021

 Fonte: https://www.ticsnamatematica.com/2018/01/questoes-de-matematica-pa%20ra-9-ano-organizadas-por-descritores-da-prova-brasil.html.%20Acesso%20em:%2003%20de%20maio%20de%202021


Clicar em LINKS ÚTEIS

Clicar em Educação/Recursos


Os Descritores de matemática para o 9º ano

Os 37 descritores de matemática para o 9º estão organizados em quatro temas:
  • Tema I - Espaço e Forma, com 11 descritores (D1 a D11);
  • Tema II - Grandezas e Medidas, com 4 descritores (D12 a D15);
  • Tema III - Números e Operações/Álgebra e Funções, com 20 descritores (D16 a D35) e
  • Tema IV - Tratamento da Informação, com 2 descritores (D36 e D37).

Descritor 1 - D1 – Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

Descritor 2 - D2 - Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações. 

Descritor 3 - D3 – Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.

Descritor 4 - D4 – Identificar relação entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.

Descritor 5 - D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. 

Descritor 6 - D6 – Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.

Descritor 7 - D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.

Descritor 8 - D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).

Descritor 9 - D9 – Interpretar informações apresentadas por meio de coordenadas cartesianas.

Descritor 10 - D10 – Utilizar relações métricas do triângulo retângulo para resolver problemas significativos.

Descritor 11 - D11 – Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.

Descritor 12 - D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras

Descritor 13 - D13 – Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas.

Descritor 14 - D14 – Resolver problema envolvendo noções de volume.

Descritor 15 - D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida.

Descritor 16 - D16 – Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.

Descritor 17 - D17 – Identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Descritor 18 - D18 – Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 19 - D19 – Resolver problema com números naturais envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 20 - D20 – Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 21 - D21 – Reconhecer as diferentes representações de um número racional.

Descritor 22 - D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

Descritor 23 - D23 – Identificar frações equivalentes.

Descritor 24 - D24 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.

Descritor 25 - D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição,subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 26 - D26 – Resolver problema com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).

Descritor 27 - D27 – Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais. 

Descritor 28 - D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.

Descritor 29 - D29 – Resolver problema que envolva variações proporcionais, diretas ou inversas entre grandezas.

Descritor 30 - D30 – Calcular o valor numérico de uma expressão algébrica.

Descritor 31 - D31 – Resolver problema que envolva equação de segundo grau.

Descritor 32 - D32 – Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em seqüências de números ou figuras (padrões).

Descritor 33 - D33 – Identificar uma equação ou uma inequação de primeiro grau que expressa um problema.

Descritor 34 - D34 – Identificar um sistema de equações do primeiro grau que expressa um problema.

Descritor 35 - D35 – Identificar a relação entre as representações algébrica e geométrica de um sistema de equações de primeiro grau.

Descritor 36 - D36 – Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.

Descritor 37 - D37 – Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.


Referências

Blog do Prof. Warles. Coleção de questões e Quizzes de acordo com Descritores (3º, 5º e 9º ano ensino fundamental e 3º ano ensino médio). Acesse em: https://profwarles.blogspot.com.br/

CLEMENTE, César. PROVA BRASIL: Descritores de Matemática - 8ª série/9º ano.

MEC. PDDE 2009. Acesso em 19 ago. 2017. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br//arquivos/ biblioteca/1936bb07-3987-461d-9210-74c62a83cddf.pdf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário