sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Professor Leandro - - - Disciplina de Matemática - - - Segunda Série do EM - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 ·       Escola = E.E. Professor Orlando Geríbola

 

·       Modalidade = Avaliação Bimestral (PROVA) – 3º bimestre (quinzenal)

 

·       Componente Curricular = Matemática

 

·       Professor = Leandro Segobia Garbim

 

·       Turmas = 2ª séries A e B do Ensino Médio

 

·       Tema = análise combinatória; princípio fundamental da contagem; diagrama ou árvore de possibilidades; arranjo simples; combinações; fatorial; permutações; anagramas; evento e espaço amostral; probabilidade; Triângulo de Pascal; Binômio de Newton; interpretação de gráficos e tabelas; resolução de cálculos fração e %;

 

·       Referências para estudar = conteúdo do caderno do aluno do 3º bimestre; livro didático; vídeo aulas Youtube;

 

·       Período de Entrega = 16 até 30 de outubro de 2020;

 

·       Nota / Conceito = de 0 (zero) até 10 (dez) no geral (nota será atribuída para 3º bimestre);

 

·       Instruções específicas:

 

Ø fazer e apresentar obrigatoriamente os cálculos descritos e indicados no roteiro abaixo;

 

Ø NÃO É PARA COPIAR AS PERGUNTAS, somente fazer os cálculos e escrever as respostas;

 

Ø fazer o cabeçalho com seus dados (ver modelo na prova) e responder no caderno de matemática ou na prova mesmo;

 

Ø enviar o anexo do arquivo com as respostas da avaliação no e-mail do professor de matemática:

 

leandrosegobia@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Ø Roteiro das Questões:

 

01 = resposta por escrito com a apresentação da tabela definitiva com o Crivo de Erastóstenes (n.º primos);

 

02 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

03 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

04 = resposta por escrito (duas perguntas) com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

05 = resposta por escrito (duas perguntas) com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

06 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

07 = resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados; ver modelo respondido;

 

08 = resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados; ver modelo respondido;

 

09 = resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados; ver modelo respondido;

 

10 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta;

 

11 = resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados; ver modelo respondido;

 

12 = resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados; ver modelo respondido;

 

13 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

14 = resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados;

 

 

15 = resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;

 

16 = resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;

 

17 = resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;

 

18 = resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;

 

19 = resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;

 

20 = resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;

 

21 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

22 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados e anagramas formados;

 

23 = resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;

 

24 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

25 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

26 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta;

 

27 = resposta por escrito (quatro itens: I, II, III e IV) com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

28 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

29 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

30 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

31 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

32 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta;

 

33 = resposta por escrito (cinco itens: A, B, C, D e E) com a apresentação dos cálculos efetuados;

 

34 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

35 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

36 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

37 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

38 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

39 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

40 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta);

 

41 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados; explicar sua resposta / cálculo;

 

42 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

43 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

44 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

45 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

46 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados sobre Binômio de Newton;

 

47 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

48 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

49 = questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua resposta / cálculo;

 

50 = resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados; Ver Caixa Econômica Federal.

 

 

·      Links de vídeos do Youtube para auxiliar nos estudos, pesquisas e respostas da prova:

 

 

ANÁLISE COMBINATÓRIA

 

Canal Professora Ângela Matemática:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ihYehubzSsI&list=PLougO8IRm3JaFX4eZY1NYJ0kq-mdlG-nZ

https://www.youtube.com/watch?v=3dm6pq6akQI

https://www.youtube.com/watch?v=PS1owQf_pt8

https://www.youtube.com/watch?v=JzpQzOaIh2M

https://www.youtube.com/watch?v=XbcuJk00iuw

https://www.youtube.com/watch?v=O35Tcw3xAqE

https://www.youtube.com/watch?v=UxSsr803Hyo

https://www.youtube.com/watch?v=OMrzGeJJ5iY

https://www.youtube.com/watch?v=qaMqPZjArpI

https://www.youtube.com/watch?v=iMse4MaJDns

 

Canal Equaciona – Professor Paulo Pereira:

 

https://www.youtube.com/watch?v=WXyZUWAKtws&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=1

https://www.youtube.com/watch?v=KR4xUGGgYZk&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=2

https://www.youtube.com/watch?v=a0GcRAWcoUY&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=3

https://www.youtube.com/watch?v=MjMwLY3rUu0&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=4

https://www.youtube.com/watch?v=uQrfpkkZtjA&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=5

https://www.youtube.com/watch?v=lHiMcxLYyds&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=6

https://www.youtube.com/watch?v=gtQyYF4EmII&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=7

https://www.youtube.com/watch?v=JiW2Oyjx-CE&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=8

https://www.youtube.com/watch?v=GSadFgqbLwk&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=9

https://www.youtube.com/watch?v=eU6-pxwiNeI&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=10

https://www.youtube.com/watch?v=AvWsIh1lbag&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=11

https://www.youtube.com/watch?v=fvPIb7Vtez4&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=12

https://www.youtube.com/watch?v=sd9-uIlKA80&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=13

https://www.youtube.com/watch?v=wyKzgx5JvRg&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=14

https://www.youtube.com/watch?v=JcKKINt1Vzk&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=15

https://www.youtube.com/watch?v=tNQheiEHXO4&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=16

https://www.youtube.com/watch?v=1_MDWSzqA_k&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=17

https://www.youtube.com/watch?v=Zz2_EVdt_5o&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=18

https://www.youtube.com/watch?v=vHnbHrrUtq8&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=19

https://www.youtube.com/watch?v=rO4x2muu8qc&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=20

 

Outros Canais sobre Análise Combinatória:

 

https://www.youtube.com/watch?v=yzkerx0KdAc

https://www.youtube.com/watch?v=t69U2fm8-Hk

https://www.youtube.com/watch?v=6V3tvH6gw0Y

https://www.youtube.com/watch?v=N6Gy-vdzRwI

https://www.youtube.com/watch?v=3RaTJOZL6MA

https://www.youtube.com/watch?v=mAeB2no2IFk

https://www.youtube.com/watch?v=nODPaz3FDLI

https://www.youtube.com/watch?v=1_NDuhynkoQ

https://www.youtube.com/watch?v=N6Gy-vdzRwI

https://www.youtube.com/watch?v=h2Sm6fx4FGY

 

 

PROBABILIDADE

 

Canal Equaciona – Professor Paulo Pereira:

 

https://www.youtube.com/watch?v=8g571hUvgeo&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=1

https://www.youtube.com/watch?v=_AaYS_kTvps&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=2

https://www.youtube.com/watch?v=U99Rensi0as&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=3

https://www.youtube.com/watch?v=QkO3HJgzTrA&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=4

https://www.youtube.com/watch?v=uo16XTg2CIQ&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=5&pbjreload=101

https://www.youtube.com/watch?v=VifuLscFmV0&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=6

https://www.youtube.com/watch?v=Fk8IfLvx7g0&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=7

https://www.youtube.com/watch?v=kqV7SLlbgb8&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=8

https://www.youtube.com/watch?v=gIEV5DG1AXw&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=9&pbjreload=101

https://www.youtube.com/watch?v=GZkDbiOVjFg&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=10

https://www.youtube.com/watch?v=GwAhOeOz8gY&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=11

https://www.youtube.com/watch?v=hlKUo3zcfYY&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=12

https://www.youtube.com/watch?v=npbw4EsUV_E&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=13

https://www.youtube.com/watch?v=VbyY2o94DVs&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=14

https://www.youtube.com/watch?v=V_N_GEMXVwQ&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=15

https://www.youtube.com/watch?v=lEWAf1fnXU8&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=16

https://www.youtube.com/watch?v=ZO4n1aaB7Gs&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=17

https://www.youtube.com/watch?v=nhSfC0O133g&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=18

https://www.youtube.com/watch?v=kRC8HffWj38&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=19

https://www.youtube.com/watch?v=WKn7W-WLIaI&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=20

https://www.youtube.com/watch?v=qzwEE7lsYRo&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=21

 

 

Canal do Professor Marcos Aba Matemática:

 

https://www.youtube.com/watch?v=AUrkhZLGVUw

https://www.youtube.com/watch?v=q6m_8VZfF9g

https://www.youtube.com/watch?v=DOODLNZuuQc

 

 

 

FRASES SOBRE A MATEMÁTICA (apenas para leitura e reflexão)

 

A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo.

Galileu Galilei

 

A Matemática é a única linguagem que temos em comum com a natureza.

Stephen Hawking

 

A matemática da vida não é saber contar 1 + 2. É sim saber que um simples erro de cálculo pode levar a sérias consequências.

Vanessa Ribas Gonçalves

 

Matemática da vida: A amizade “soma”. O amor “multiplica”. O ódio “divide”. A inimizade “diminui”.

Álvaro Granha Loregian

 

É necessário dizer que não é a quantidade de informações, nem a sofisticação em Matemática que podem dar sozinhas um conhecimento pertinente, mas sim a capacidade de colocar o conhecimento no contexto.

Edgar Morin

 

A Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela.

Albert Einstein

 

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: você linda + eu inteligente = dois apaixonados.

Arnaldo Jabor

 

Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.

Clarice Lispector

 

Poemas seriam perda de tempo?

E notas de rodapé?

Se ainda vale a matemática que me ensinaram, dois números negativos multiplicados resultam num número positivo.

Espero que uma perda de tempo ao quadrado seja um ganho... de tempo.

Engenheiros do Hawaii

 

Nossos problemas na vida são cálculos de matemática. Basta subtrair, dividir, somar ou multiplicá-los. O resultado final é igual à capacidade de resolvê-los.

Angelita Loturco

 

O tempo, sendo parte de tudo, também segue a matemática, com seus cálculos exatos, precisos e regras, assim ele traz uma lei, sua lei: O tempo é relativo à sua vontade, só que inversamente proporcional.

Thiago Sette

 

A matemática nos ensina que o mundo é muito mais do que uma forma geométrica. Nos ensina que o mundo é um espelho onde o que você faz reflete em torno de si mesmo.

Luciano Pontes

 

A matemática do tempo é simples. Você tem menos do que pensa e precisa mais do que acha.

Kevin Ashton

 

A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura.

Bertrand Russell

 

Não se pode ignorar o sentimento que as fórmulas matemáticas têm uma existência independente e uma inteligência próprias e são mais sábias do que nós, mais sábias que os seus descobridores e aprendemos mais com elas do que inicialmente julgamos.

Heinrich Rudolf Hertz

Nenhum comentário:

Postar um comentário