· Escola = E.E. Professor Orlando Geríbola
·
Modalidade
= Avaliação Bimestral (PROVA) – 3º bimestre (quinzenal)
·
Componente
Curricular = Matemática
· Professor = Leandro
Segobia Garbim
· Turmas = 2ª séries
A e B do Ensino Médio
·
Tema
= análise combinatória; princípio fundamental da contagem; diagrama ou
árvore de possibilidades; arranjo simples; combinações; fatorial; permutações;
anagramas; evento e espaço amostral; probabilidade; Triângulo de Pascal;
Binômio de Newton; interpretação de gráficos e tabelas; resolução de cálculos
fração e %;
·
Referências
para estudar = conteúdo do caderno do aluno do 3º bimestre; livro didático; vídeo
aulas Youtube;
·
Período
de Entrega = 16 até 30 de outubro de 2020;
·
Nota
/ Conceito = de 0 (zero) até 10 (dez) no geral (nota será atribuída para 3º
bimestre);
· Instruções
específicas:
Ø
fazer
e apresentar obrigatoriamente os cálculos descritos e indicados no roteiro
abaixo;
Ø
NÃO É PARA COPIAR AS PERGUNTAS, somente fazer os
cálculos e escrever as respostas;
Ø fazer o cabeçalho com
seus dados (ver modelo na prova) e responder no caderno de matemática ou na
prova mesmo;
Ø enviar o anexo do arquivo
com as respostas da avaliação no e-mail do professor de matemática:
leandrosegobia@prof.educacao.sp.gov.br
Ø
Roteiro
das Questões:
01 =
resposta por escrito com a apresentação da tabela definitiva com o Crivo de
Erastóstenes (n.º primos);
02 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
03 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
04 =
resposta por escrito (duas perguntas) com a apresentação dos cálculos
efetuados;
05 =
resposta por escrito (duas perguntas) com a apresentação dos cálculos
efetuados;
06 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
07 =
resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados; ver
modelo respondido;
08 =
resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados; ver
modelo respondido;
09 =
resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados; ver
modelo respondido;
10 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta;
11 =
resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados; ver
modelo respondido;
12 =
resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados; ver
modelo respondido;
13 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
14 =
resposta por escrito com a apresentação de todos os cálculos efetuados;
15 =
resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;
16 =
resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;
17 =
resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;
18 =
resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;
19 =
resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;
20 =
resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;
21 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
22 =
resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados e anagramas
formados;
23 =
resposta por escrito com a apresentação do diagrama e dos cálculos efetuados;
24 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
25 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
26 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar sua
resposta;
27 =
resposta por escrito (quatro itens: I, II, III e IV) com a apresentação dos
cálculos efetuados;
28 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
29 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
30 =
resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados;
31 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
32 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta;
33 =
resposta por escrito (cinco itens: A, B, C, D e E) com a apresentação dos
cálculos efetuados;
34 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
35 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
36 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
37 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
38 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
39 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
40 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta);
41 =
resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados; explicar sua
resposta / cálculo;
42 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
43 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
44 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
45 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
46 =
resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados sobre Binômio de
Newton;
47 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
48 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
49 =
questão de múltipla escolha (assinalar a única alternativa correta); explicar
sua resposta / cálculo;
50 =
resposta por escrito com a apresentação dos cálculos efetuados; Ver Caixa
Econômica Federal.
· Links
de vídeos do Youtube para auxiliar nos estudos, pesquisas e respostas da prova:
ANÁLISE COMBINATÓRIA
Canal
Professora Ângela Matemática:
https://www.youtube.com/watch?v=ihYehubzSsI&list=PLougO8IRm3JaFX4eZY1NYJ0kq-mdlG-nZ
https://www.youtube.com/watch?v=3dm6pq6akQI
https://www.youtube.com/watch?v=PS1owQf_pt8
https://www.youtube.com/watch?v=JzpQzOaIh2M
https://www.youtube.com/watch?v=XbcuJk00iuw
https://www.youtube.com/watch?v=O35Tcw3xAqE
https://www.youtube.com/watch?v=UxSsr803Hyo
https://www.youtube.com/watch?v=OMrzGeJJ5iY
https://www.youtube.com/watch?v=qaMqPZjArpI
https://www.youtube.com/watch?v=iMse4MaJDns
Canal
Equaciona – Professor Paulo Pereira:
https://www.youtube.com/watch?v=WXyZUWAKtws&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=1
https://www.youtube.com/watch?v=KR4xUGGgYZk&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=2
https://www.youtube.com/watch?v=a0GcRAWcoUY&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=3
https://www.youtube.com/watch?v=MjMwLY3rUu0&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=4
https://www.youtube.com/watch?v=uQrfpkkZtjA&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=5
https://www.youtube.com/watch?v=lHiMcxLYyds&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=6
https://www.youtube.com/watch?v=gtQyYF4EmII&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=7
https://www.youtube.com/watch?v=JiW2Oyjx-CE&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=8
https://www.youtube.com/watch?v=GSadFgqbLwk&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=9
https://www.youtube.com/watch?v=eU6-pxwiNeI&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=10
https://www.youtube.com/watch?v=AvWsIh1lbag&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=11
https://www.youtube.com/watch?v=fvPIb7Vtez4&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=12
https://www.youtube.com/watch?v=sd9-uIlKA80&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=13
https://www.youtube.com/watch?v=wyKzgx5JvRg&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=14
https://www.youtube.com/watch?v=JcKKINt1Vzk&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=15
https://www.youtube.com/watch?v=tNQheiEHXO4&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=16
https://www.youtube.com/watch?v=1_MDWSzqA_k&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=17
https://www.youtube.com/watch?v=Zz2_EVdt_5o&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=18
https://www.youtube.com/watch?v=vHnbHrrUtq8&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=19
https://www.youtube.com/watch?v=rO4x2muu8qc&list=PLEfwqyY2ox84rxG6UCawQVeRl8V9NGnur&index=20
Outros
Canais sobre Análise Combinatória:
https://www.youtube.com/watch?v=yzkerx0KdAc
https://www.youtube.com/watch?v=t69U2fm8-Hk
https://www.youtube.com/watch?v=6V3tvH6gw0Y
https://www.youtube.com/watch?v=N6Gy-vdzRwI
https://www.youtube.com/watch?v=3RaTJOZL6MA
https://www.youtube.com/watch?v=mAeB2no2IFk
https://www.youtube.com/watch?v=nODPaz3FDLI
https://www.youtube.com/watch?v=1_NDuhynkoQ
https://www.youtube.com/watch?v=N6Gy-vdzRwI
https://www.youtube.com/watch?v=h2Sm6fx4FGY
PROBABILIDADE
Canal
Equaciona – Professor Paulo Pereira:
https://www.youtube.com/watch?v=8g571hUvgeo&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=1
https://www.youtube.com/watch?v=_AaYS_kTvps&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=2
https://www.youtube.com/watch?v=U99Rensi0as&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=3
https://www.youtube.com/watch?v=QkO3HJgzTrA&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=4
https://www.youtube.com/watch?v=VifuLscFmV0&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=6
https://www.youtube.com/watch?v=Fk8IfLvx7g0&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=7
https://www.youtube.com/watch?v=kqV7SLlbgb8&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=8
https://www.youtube.com/watch?v=GZkDbiOVjFg&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=10
https://www.youtube.com/watch?v=GwAhOeOz8gY&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=11
https://www.youtube.com/watch?v=hlKUo3zcfYY&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=12
https://www.youtube.com/watch?v=npbw4EsUV_E&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=13
https://www.youtube.com/watch?v=VbyY2o94DVs&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=14
https://www.youtube.com/watch?v=V_N_GEMXVwQ&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=15
https://www.youtube.com/watch?v=lEWAf1fnXU8&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=16
https://www.youtube.com/watch?v=ZO4n1aaB7Gs&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=17
https://www.youtube.com/watch?v=nhSfC0O133g&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=18
https://www.youtube.com/watch?v=kRC8HffWj38&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=19
https://www.youtube.com/watch?v=WKn7W-WLIaI&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=20
https://www.youtube.com/watch?v=qzwEE7lsYRo&list=PLEfwqyY2ox85yFBHTW0UbXAvuaPULX2vs&index=21
Canal
do Professor Marcos Aba Matemática:
https://www.youtube.com/watch?v=AUrkhZLGVUw
https://www.youtube.com/watch?v=q6m_8VZfF9g
https://www.youtube.com/watch?v=DOODLNZuuQc
FRASES
SOBRE A MATEMÁTICA (apenas para leitura e
reflexão)
A Matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo.
A Matemática é a única linguagem que temos em comum com a natureza.
A matemática da vida não é saber contar 1 + 2. É sim saber que um
simples erro de cálculo pode levar a sérias consequências.
Matemática
da vida: A amizade “soma”. O amor “multiplica”. O ódio “divide”. A inimizade
“diminui”.
É necessário dizer que não é a quantidade de informações, nem a
sofisticação em Matemática que podem dar sozinhas um conhecimento pertinente, mas
sim a capacidade de colocar o conhecimento no contexto.
A
Matemática não mente. Mente quem faz mau uso dela.
Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas
uma equação matemática: você linda + eu inteligente = dois apaixonados.
Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que,
somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é
que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar
é fácil.
Poemas seriam perda de tempo?
E notas de rodapé?
Se ainda vale a matemática que me ensinaram, dois números negativos multiplicados
resultam num número positivo.
Espero que uma perda de tempo ao quadrado seja um ganho... de tempo.
Nossos problemas na vida são cálculos de matemática. Basta subtrair,
dividir, somar ou multiplicá-los. O resultado final é igual à capacidade de
resolvê-los.
O tempo, sendo parte de tudo, também segue a matemática, com seus
cálculos exatos, precisos e regras, assim ele traz uma lei, sua lei: O tempo é
relativo à sua vontade, só que inversamente proporcional.
A matemática nos ensina que o mundo é muito mais do que uma forma
geométrica. Nos ensina que o mundo é um espelho onde o que você faz reflete em
torno de si mesmo.
A matemática do tempo é simples. Você tem menos do que pensa e precisa
mais do que acha.
A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também
suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura.
Não se pode ignorar o sentimento que as fórmulas matemáticas têm uma
existência independente e uma inteligência próprias e são mais sábias do que
nós, mais sábias que os seus descobridores e aprendemos mais com elas do que
inicialmente julgamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário