ATIVIDADES DE
LÍNGUA PORTUGUESA PARA O PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS
PRESENCIAIS REFERENTES AO 1º BIMESTRE.
2º ANO DO ENSINO MÉDIO /TURMA B
PROFESSORA MARCIA MUNIZ
ANTES DE
RETORNARMOS, FAÇAMOS O SEGUINTE EXERCÍCIO.
REPRODUZA A BARRACA EM SEU CADERNO E COLOQUE NO
BALCÃO TUDO QUE TE FAZ MAL!
AGORA
SIM, PODEMOS COMEÇAR!
Você recebeu um Caderno de atividades (Aprender Sempre)
de Língua Portuguesa contendo 15 atividades. Você deverá respondê-las e
entregá-las quando retornarem as aulas presencias, pois servirão como AVALIAÇÃO deste período.
Vamos relembrar?!
Consulte o quadro
abaixo para responder as atividades 1 e 2 da página 2.
TIPO
DE DISCURSO PREDOMINANTE
Leia as informações
abaixo para auxiliá-lo(a) na execução das
atividades 3,4 e 5 das páginas 3 e 4.
Para realizar as
atividades 6 e 7 das páginas 5,6 e 7, vamos relembrar:
A redação de um bom
texto depende da articulação de idéias e palavras. Na elaboração de um texto coeso
empregam-se, de forma adequada, elementos coesivos que formam
uma estrutura clara e coerente nas frases.
Alguns elementos de
coesão são: a conjunção e; que indica adição, continuidade; por
isso, pois (causa e consequência); mas, porém, embora, (contraste,
oposição); além disso, também (adição, continuação); por
exemplo, ou seja (esclarecimento); logo, portanto (conclusão).
É preciso atenção na
escolha do conectivo adequado para unir e organizar todas as partes de um
texto.
A coerência textual
resulta da relação harmoniosa entre as idéias apresentadas em um texto.
Refere-se, dessa forma, ao conteúdo, ou seja, à sequência ordenada
das opiniões ou fatos expostos de forma coerente, sem contradições ao que se
afirma para os interlocutores, devendo ter:
• Organização entre
as partes como um todo;
• As frases não devem
ser contraditórias,
• O texto deve ter
princípio, meio e fim.
Observe as informações
sobre os países falantes da Língua
Portuguesa e o infográfico sobre
o Coronavírus. Em seguida, leia o texto da atividade 8 e faça a atividade 9 da página 10.
Consulte o livro didático Português Contemporâneo:
Diálogo, reflexão e uso (p. 66) e faça
o texto proposto na atividade 10 da página 10.
Consulte o livro didático Português Contemporâneo:
Diálogo, reflexão e uso (p. 342) para ajudá-lo(a) na realização das atividades
11, 12, 13, 14 e 15.
SUCESSO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário