terça-feira, 5 de maio de 2020

Professora Márcia Muniz - Língua Portuguesa - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA  PARA O PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS REFERENTES AO 1º BIMESTRE.

2º ANO DO ENSINO MÉDIO /TURMA B


PROFESSORA MARCIA MUNIZ



ANTES DE RETORNARMOS, FAÇAMOS O SEGUINTE EXERCÍCIO.




REPRODUZA A BARRACA EM SEU CADERNO E COLOQUE NO BALCÃO TUDO QUE TE FAZ MAL!

AGORA SIM, PODEMOS COMEÇAR!

Você recebeu um Caderno de atividades (Aprender Sempre) de Língua Portuguesa contendo 15 atividades. Você deverá respondê-las e entregá-las quando retornarem as aulas presencias, pois servirão como AVALIAÇÃO deste período.

Vamos relembrar?!


Consulte o quadro abaixo para responder as atividades 1 e 2 da página 2.

TIPO DE DISCURSO PREDOMINANTE





Leia as informações abaixo para auxiliá-lo(a)  na execução das atividades 3,4 e 5 das páginas 3 e 4.





Para realizar as atividades 6 e 7 das páginas 5,6 e 7, vamos relembrar:



A redação de um bom texto depende da articulação de idéias e palavras. Na elaboração de um texto coeso empregam-se, de forma adequada, elementos coesivos que formam uma estrutura clara e coerente nas frases.
Alguns elementos de coesão são: a conjunção e; que indica adição, continuidade; por isso, pois (causa e consequência); mas, porém, embora, (contraste, oposição); além disso, também (adição, continuação); por exemplo, ou seja (esclarecimento); logo, portanto (conclusão).
É preciso atenção na escolha do conectivo adequado para unir e organizar todas as partes de um texto. 


A coerência textual resulta da relação harmoniosa entre as idéias apresentadas em um texto. Refere-se, dessa forma, ao conteúdo, ou seja, à sequência ordenada das opiniões ou fatos expostos de forma coerente, sem contradições ao que se afirma para os interlocutores, devendo ter:
• Organização entre as partes como um todo;
• As frases não devem ser contraditórias,
• O texto deve ter princípio, meio e fim.

Observe as informações sobre os países falantes da Língua Portuguesa e o infográfico sobre o Coronavírus. Em seguida, leia o texto da atividade 8 e faça a atividade 9 da página 10.








Consulte o livro didático Português Contemporâneo: Diálogo, reflexão e uso  (p. 66) e faça o texto proposto na atividade 10 da página 10.


Consulte o livro didático Português Contemporâneo: Diálogo, reflexão e uso (p. 342)  para ajudá-lo(a) na realização das atividades 11, 12, 13, 14 e 15.



SUCESSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário