sexta-feira, 15 de maio de 2020

Professor Wilton - Língua Portuguesa - Oitavos Anos A e B - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Atividade 1 - Língua Portuguesa

Ensino Fundamental – 8° Ano A e B - Prof. Wilton


O Encontro

Em redor, o vasto campo. Mergulhado em névoa branda, o verde era pálido e opaco. Contra o céu, erguiam-se os negros penhascos tão retos que pareciam recortados a faca. Espetado na ponta da pedra mais alta, o sol espiava atrás de uma nuvem.
―Onde, meu Deus?! – perguntava a mim mesma – Onde vi esta mesma paisagem, numa tarde assim igual?
Era a primeira vez que eu pisava naquele lugar. Nas minhas andanças pelas redondezas, jamais fora além do vale. Mas nesse dia, sem nenhum cansaço, transpus a colina e cheguei ao campo. Que calma! E que desolação. Tudo aquilo – disso estava bem certa – era completamente inédito pra mim. Mas por que então o quadro se identificava, em todas as minúcias, a uma imagem semelhante lá nas profundezas da minha memória? Voltei-me para o bosque que se estendia à minha direita. Esse bosque eu também já conhecera com sua folhagem cor de brasa dentro de uma névoa dourada. ―Já vi tudo isto, já vi...Mas onde? E quando?
Fui andando em direção aos penhascos. Atravessei o campo. E cheguei à boca do abismo cavado entre as pedras. Um vapor denso subia como um hálito daquela garganta de cujo fundo insondável vinha um remotíssimo som de água corrente. Aquele som eu também conhecia. Fechei os olhos. ―Mas se nunca estive aqui! Sonhei, foi isso? Percorri em sonho estes lugares e agora os encontros palpáveis, reais? Por uma dessas extraordinárias coincidências teria eu antecipado aquele passeio enquanto dormia?
Sacudi a cabeça, não, a lembrança – tão antiga quanto viva – escapava da inconsciência de um simples sonho.[...]

01. Na frase ―Já vi tudo isso, já vi...Mas onde?, o uso das reticências sugere

(A) impaciência.
(B) impossibilidade.
(C) incerteza.
(D) irritação.

02. No trecho,” ― Mas por que então o quadro se identificava, em todas as minúcias, a uma imagem semelhante lá nas profundezas da minha memória?” o termo destacado significa:

(A) colina.
(B) detalhes.
(C) partes.
(D) redondeza.


Magia das árvores

Eu já lhe disse que as árvores fazem frutos do nada e isso é a mais pura magia. Pense agora como as árvores são grandes e fortes, velhas e generosas e só pedem em troca um pouquinho de luz, água, ar e terra. É tanto por tão pouco! Quase toda a magia da árvore vem da raiz. Sob a terra, todas as árvores se unem. É como se estivessem de mãos dadas. Você pode aprender muito sobre paciência estudando as raízes. Elas vão penetrando no solo devagarinho, vencendo a resistência mesmo dos solos mais duros. Aos poucos vão crescendo até acharem água. Não erram nunca a direção. Pedi uma vez a um velho pinheiro que me explicasse por que as raízes nunca se enganam quando procuram água e ele me disse que as outras árvores que já acharam água ajudam as que ainda estão procurando.
— E se a árvore estiver plantada sozinha num prado?
— As árvores se comunicam entre si, não importa a distância. Na verdade, nenhuma árvore está sozinha. Ninguém está sozinho. Jamais. Lembre-se disso.
Máqui. Magia das árvores. São Paulo: FTD, 1992.

03. No trecho  “Ninguém está sozinho. Jamais. Lembre-se disso.”, as frases curtas produzem o efeito de:

(A) continuidade.
(B) dúvida.
(C) ênfase.
(D) hesitação.

04. No trecho, “― Você pode aprender muito sobre paciência estudando as raízes. Elas vão penetrando no solo devagarinho, vencendo a resistência mesmo dos solos mais duros, o termo destacado refere-se a:

(A) árvores.
(B) raízes.
(C) mãos.
(D) velhas.








05. No 1º quadrinho, a fala do personagem pode ser substituída por:
(A)” ― Quer namorar comigo?
(B)” ― Você é muito bonita para mim!
(C)” ― Você é muito simpática!
(D)“ ― Você é muito humilde!


Quero Te Encontrar (Buchecha)

Quando você vem pra passar o fim de semana
Eu finjo estar tudo bem,
Mesmo duro ou com grana
É que você ignora
Tudo que eu faço
Depois vai embora
Desatando os nossos laços.
Quero te encontrar
Quero te amar
Você pra mim é tudo
Minha terra, meu céu, meu mar.
Quero te encontrar
Quero te amar
Você pra mim é tudo
Minha terra, meu céu, meu mar.

Fonte: Disponível em: http://letras.terra.com.br/buchecha/626447/

06. A frase em que há expressões próprias da gíria é:
(A)“― Quando você vem...
(B)” ― Mesmo duro ou com grana.
(C) “―... Minha terra, meu céu, meu mar.
(D) “―...Desatando os nossos laços. ―”

07. No texto “ ― Quero Te Encontrar” o eu-lírico demonstra:
(A) fingimento em relação à pessoa que ama.
(B) distanciamento em relação à pessoa que ama.
(C) contentamento em relação à pessoa que ama.
(D) aproximação em relação à pessoa que ama.


Mãe de todos nós (Marcelo Barros)

Ao consagrar o 22 de abril como Dia da Terra, a Organização das Nações Unidas parece deixar claro que a Terra e os bens naturais são mais do que mercadorias. É urgente insistir nisso. Segundo Ricardo Abramovay, professor da USP, ―a extração de recursos da superfície terrestre cresceu oito vezes durante o século 20 e atingiu um total de 60 bilhões de toneladas anuais, a partir apenas do peso físico de quatro elementos: minérios, materiais de construção, combustíveis fósseis e biomassa.
Essa atenção da ONU à Terra se liga a um movimento mundial que elaborou a Carta da Terra, que enuncia, como que, direitos da Terra que devem ser respeitados para que se garanta a vida no Planeta. Ao consagrar um dia à Mãe Terra, as Nações Unidas aderiram às expressões religiosas das culturas indígenas, que olham a Terra como mãe carinhosa que permanentemente cuida da vida de todo ser vivo. Nos países andinos, os índios não bebem vinho ou água sem derramar um gole por terra como brinde à Pacha Mama.
Nas últimas décadas, a partir dos trabalhos do cientista James Lovelook, a própria ciência começou a ver a Terra como um organismo vivo e inteligente que reage ao meio ambiente e cria condições propícias para a vida. Leonardo Boff fala da Terra como Gaia, nome com o qual os antigos gregos denominavam como deusa a mãe Terra. Não se trata de propor uma volta à religião antiga, mas de resgatar uma cultura amorosa e de respeito ao nosso Planeta e a tudo que o envolve. (...)

Fonte: Disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/9420. Acessado em: 14/05/2012.

TEXTO 06

Terra, Nosso Lar
A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.
Fonte: Disponível em: www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html. Acesso 08/05/2012

08. Os dois textos acima consideram o Planeta Terra:


(A) uma mercadoria que todos têm direito.
(B) uma religião iniciada pelos antigos gregos.
(C) um bem individual que está sendo destruído.
(D) um bem coletivo que necessita de cuidados.
09. Nesses dois textos, as opiniões dos autores sobre o planeta Terra são:
(A) complementares.
(B) divergentes.
(C) excludentes.
(D) iguais.

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