terça-feira, 5 de maio de 2020

Professora Márcia Muniz - Língua Portuguesa - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O PERÍODO DE SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS REFERENTES AO 1º BIMESTRE.


9ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – TURMAS A, B e C


PROFESSORA MARCIA MUNIZ



ANTES DE RETORNARMOS, FAÇAMOS O SEGUINTE EXERCÍCIO



REPRODUZA A BARRACA EM SEU CADERNO E COLOQUE NO BALCÃO TUDO QUE TE FAZ MAL!

AGORA SIM, PODEMOS COMEÇAR!

Você recebeu um Caderno de atividades (Aprender Sempre) de Língua Portuguesa contendo 35 exercícios. Você deverá respondê-los e entregá-los quando retornarem as aulas presencias, pois servirão como AVALIAÇÃO deste período.


Vamos relembrar?!



Leia as informações abaixo e faça o exercício 1 das página 2,3 e 4.

Características do Anúncio Publicitário
Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

anúncio publicitário (ou simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet.
Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
A principal característica desses tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço.
Os publicitários, ou seja, aqueles que produzem os anúncios publicitários, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.
Note que esse tipo de texto tem como intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise!
De acordo com as funções da linguagem, os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores.
Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio.
Características do Anúncio Publicitário
As principais características do Anúncio Publicitário são:
•          Caráter comercial
•          Linguagem verbal e não verbal
•          Linguagem simples
•          Textos relativamente curtos
•          Textos persuasivos e atrativos
•          Humor, ironia e criatividade
•          Verbos no modo imperativo
•          Figuras e vícios de linguagem
•          Uso de cores, imagens, fotografias





Leia as informações abaixo para realizar os exercícios 2 e 3 das páginas 4 e 5.
O que é sinopse
Sinopse é uma descrição sintética da ideia do filme. Deve deixar claro o que será abordado no documentário, quem são as personagens, onde se passa a história, porque é importante contar a história.
Ela não precisa especificar como o filme será feito, nem trazer detalhes da história que se quer contar, apenas as partes mais interessantes ou importantes.
A sinopse deve mostrar todo o potencial da história, pois, caso não seja convincente, eventuais interessados não investirão na realização do documentário.
                                    
A quem se destina a sinopse
Enquanto as sinopses de filmes veiculadas na mídia dirigem-se ao grande público, as que integram os projetos que concorrem a editais de financiamento de documentários destinam-se a uma equipe técnica, a quem cabe estimar a viabilidade e a qualidade deles. A sinopse para o público não necessariamente dá a conhecer a história, pode apenas provocar a curiosidade do espectador; a sinopse para edital, por outro lado, precisa ser clara com relação à história que descreve. Essa é a principal diferença entre as sinopses destinadas ao grande público e aquelas que integram os projetos dos filmes.

Características textuais da sinopse
O tamanho da sinopse pode variar. Em geral, é um texto curto, em torno de dez linhas.
O fato de ser abreviado pode criar a ilusão de que a sinopse é fácil de escrever. Não é o caso. Há dificuldades de se unir clareza, concisão e objetividade.
A linguagem da sinopse não deve ser rebuscada, mas direta e sucinta.



Leia as explicações abaixo e faça os exercícios 4,5 e 6 da página 6.


A redação de um bom texto depende da articulação de idéias e palavras. Na elaboração de um texto coeso empregam-se, de forma adequada, elementos coesivos que formam uma estrutura clara e coerente nas frases.
Alguns elementos de coesão são: a conjunção e; que indica adição, continuidade; por isso, pois (causa e consequência); mas, porém, embora, (contraste, oposição); além disso, também (adição, continuação); por exemplo, ou seja (esclarecimento); logo, portanto (conclusão).
É preciso atenção na escolha do conectivo adequado para unir e organizar todas as partes de um texto. 


A coerência textual resulta da relação harmoniosa entre as idéias apresentadas em um texto. Refere-se, dessa forma, ao conteúdo, ou seja, à sequência ordenada das opiniões ou fatos expostos de forma coerente, sem contradições ao que se afirma para os interlocutores, devendo ter:

• Organização entre as partes como um todo;
• As frases não devem ser contraditórias,
• O texto deve ter princípio, meio e fim.

Sabendo-se que “fato” trata de um acontecimento, algo realizado, algum feito e opinião é o modo pessoal (individual) de encarar algum fato responda os exercícios das páginas 7,8,9,10,11,12 e 13.

RECURSOS EXPRESSIVOS. - Repetição expressiva – é um recurso que serve para dar relevo a uma ideia e/ou para produzir um determinado efeito sonoro. É a repetição de uma palavra ou expressão, para tornar o texto mais expressivo.

(realizar os exercícios de 27 a 35).



SUCESSO!

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