ATIVIDADES DE
LÍNGUA PORTUGUESA PARA O PERÍODO DE
SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS REFERENTES AO 1º BIMESTRE.
9ºS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL –
TURMAS A, B e C
PROFESSORA MARCIA MUNIZ
ANTES
DE RETORNARMOS, FAÇAMOS O SEGUINTE EXERCÍCIO
REPRODUZA A BARRACA EM SEU CADERNO E COLOQUE NO
BALCÃO TUDO QUE TE FAZ MAL!
AGORA
SIM, PODEMOS COMEÇAR!
Você recebeu um Caderno de atividades (Aprender
Sempre) de Língua Portuguesa contendo 35 exercícios. Você deverá respondê-los e
entregá-los quando retornarem as aulas presencias, pois servirão como AVALIAÇÃO deste período.
Vamos relembrar?!
Leia as informações
abaixo e faça o exercício 1 das página 2,3 e 4.
Características
do Anúncio Publicitário
Daniela Diana
Professora
licenciada em Letras
O anúncio publicitário (ou
simplesmente publicidade) é um gênero textual que promove um produto ou uma
ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas,
televisão, rádio e internet.
Podemos encontrá-los também em
outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
A principal característica desses
tipos de textos são precisamente o convencimento do
consumidor para a compra de um produto ou serviço.
Os publicitários, ou seja, aqueles
que produzem os anúncios publicitários, utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens,
de linguagem simples e humor.
Note que esse tipo de texto tem como
intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são
atrativos. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece
ordem: Compre! Veja! Analise!
De acordo com as funções da
linguagem, os anúncios publicitários são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua
vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os
consumidores.
Podem ser textos verbais (palavras) e
não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles
veiculados pelo rádio.
Características
do Anúncio Publicitário
As principais características do Anúncio
Publicitário são:
• Caráter
comercial
• Linguagem
verbal e não verbal
• Linguagem
simples
• Textos
relativamente curtos
• Textos
persuasivos e atrativos
• Humor,
ironia e criatividade
• Verbos
no modo imperativo
• Figuras
e vícios de linguagem
• Uso
de cores, imagens, fotografias
Leia as informações
abaixo para realizar os exercícios 2 e 3 das
páginas 4 e 5.
O
que é sinopse
Sinopse é uma
descrição sintética da ideia do filme. Deve deixar claro o que será abordado no
documentário, quem são as personagens, onde se passa a história, porque é
importante contar a história.
Ela não precisa
especificar como o filme será feito, nem trazer detalhes da história que se
quer contar, apenas as partes mais interessantes ou importantes.
A sinopse deve
mostrar todo o potencial da história, pois, caso não seja convincente,
eventuais interessados não investirão na realização do documentário.
A
quem se destina a sinopse
Enquanto as sinopses
de filmes veiculadas na mídia dirigem-se ao grande público, as que integram os
projetos que concorrem a editais de financiamento de documentários destinam-se
a uma equipe técnica, a quem cabe estimar a viabilidade e a qualidade deles. A
sinopse para o público não necessariamente dá a conhecer a história, pode
apenas provocar a curiosidade do espectador; a sinopse para edital, por outro
lado, precisa ser clara com relação à história que descreve. Essa é a principal
diferença entre as sinopses destinadas ao grande público e aquelas que integram
os projetos dos filmes.
Características
textuais da sinopse
O tamanho da sinopse
pode variar. Em geral, é um texto curto, em torno de dez linhas.
O fato de ser abreviado
pode criar a ilusão de que a sinopse é fácil de escrever. Não é o caso. Há
dificuldades de se unir clareza, concisão e objetividade.
A linguagem da
sinopse não deve ser rebuscada, mas direta e sucinta.
Fonte: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/caderno/documentario/oficinas/etapa-1-sinopse/
Leia as explicações
abaixo e faça os exercícios 4,5 e 6 da página 6.
A redação de um bom
texto depende da articulação de idéias e palavras. Na elaboração de um texto
coeso empregam-se, de forma adequada, elementos coesivos que
formam uma estrutura clara e coerente nas frases.
Alguns elementos de
coesão são: a conjunção e; que indica adição, continuidade; por
isso, pois (causa e consequência); mas, porém, embora, (contraste,
oposição); além disso, também (adição, continuação); por
exemplo, ou seja (esclarecimento); logo, portanto (conclusão).
É preciso atenção na
escolha do conectivo adequado para unir e organizar todas as partes de um
texto.
A coerência textual
resulta da relação harmoniosa entre as idéias apresentadas em um texto.
Refere-se, dessa forma, ao conteúdo, ou seja, à sequência ordenada
das opiniões ou fatos expostos de forma coerente, sem contradições ao que se
afirma para os interlocutores, devendo ter:
• Organização entre
as partes como um todo;
• As frases não devem
ser contraditórias,
• O texto deve ter
princípio, meio e fim.
Sabendo-se que “fato” trata de um acontecimento, algo
realizado, algum feito e opinião é o modo pessoal (individual) de
encarar algum fato responda os exercícios das páginas 7,8,9,10,11,12 e 13.
RECURSOS EXPRESSIVOS. - Repetição expressiva – é um recurso que
serve para dar relevo a uma ideia e/ou para produzir um determinado efeito
sonoro. É a repetição de uma palavra ou expressão, para tornar
o texto mais expressivo.
(realizar os exercícios de 27 a 35).
SUCESSO!
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