sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Frações - "Modelagem com frações unitárias"

"Segundo alguns estudos sobre o assunto frações, a ideia mais importante que os alunos devem aprender é a de relação. Os alunos frequentemente não veem uma fração como um número, eles a veem como dois números e pensam nela como uma parte de um objeto. E partindo da ideia de relação, eles também veem com mais facilidade a necessidade de equivalência."

Vamos colocar as frações em uma reta numérica!

Isso nos ajudará a visualizar as frações como um número, e não somente como uma parte de alguma coisa. 

Permita que os alunos tenham a oportunidade de criar sua própria unidade de medida, isso poderá ajudá-los a perceber que a Matemática pode proporcionar uma atividade aberta e criativa, não apenas um conjunto de regras como muitos de nossos alunos pensam. 

   
Primeiramente com uma régua medi 20 cm de comprimento por 3 cm de largura, traçando um retângulo. 

Dobrei uma vez e marquei a fração representativa da metade, 1/2; dobrei mais uma vez e marquei novamente as frações representativas da metade, 1/4 e 3/4 e dobrei uma terceira vez, obtendo as frações representativas das metades, 1/8, 3/8, 5/8 e 7/8.

Agora vou medir o comprimento da minha caneta com minha nova régua (Reta Numérica com representações em Frações).




Ela mede um pouco mais que que 5/8. Uma sugestão: permita que seus alunos deem nomes para suas novas unidades de medida. 

Dobre novamente sua Reta Numérica de forma a obter dezesseis partes iguais e marque novamente as frações correspondente, 1/16; 2/16 (equivalente a 1/8); 3/16; 4/16 (equivalente a 1/4); ...; agora meça novamente a caneta. 




Antes de fazer essa foto apertei a caneta para que a ponta ficasse para dentro e nesta nova observação temos que a nova medida da caneta é de 11/16 (onze dezesseis avos). 

Podemos observar que algumas medidas se equivalem, entre elas: 1/8 equivale a 2/16; 1/4 equivale a 4/16; ...; muito interessante minha nova régua. Vocês não acham? 

Observação: esta atividade foi adaptada do Livro: Mentalidades Matemáticas em Sala de Aula. 

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