Algumas anotações que fiz durante o Colóquio:
Na primeira parte da reunião ouve uma explanação sobre o Programa de Inclusão do Colégio Mackenzie.
Por que ter um Programa de Inclusão?
Lei 13.146 de 06.07.2015 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Um projeto que teve início na Instituição no ano de 2013, com adaptações no ambiente, planejamento individualizado, avaliação diferenciada, 50 funcionários para atender exclusivamente a inclusão de 180 alunos, entre outras tomadas de decisão.
O que é preciso na prática para inclusão de fato aconteça?
Acreditar que é possível;
Montar uma equipe (Tutor, Mediador);
Adaptar os conteúdos individualmente;
Estudar sobre o desenvolvimento infantil e distúrbios de aprendizagem;
Olhar sensível dos pontos de vista: pedagógico, social e emocional;
Adaptação curricular, adaptação das atividades e adaptação das avaliações;
Observar o Currículo do ano/série e verificar o que o nosso aluno pode ou poderá aprender.
Pensar: Como eu vou avaliar?
Principais investimentos: equipe de profissionais, adaptações de espaço físico, construção de materiais pedagógicos (pode-se construir com material reciclado), recursos tecnológicos, ...
Como acontece o trabalho pedagógico?
Trabalho com os pares, são pareadas as crianças semelhantes do ponto de vista das possibilidades individuais, oralidade e interesses;
As crianças se percebem "semelhantes", existindo uma relação de parceria entre elas;
Elas mostram virtudes e fragilidades;
Há um aumento da autoestima;
Estímulo a cooperação;
...
Resultados:
Autoestima;
Aprendizagem;
Troca com os colegas;
Socialização;
Brilho nos olhos;
...
Como é o trabalho pedagógico com os alunos com Síndrome de Down?
Há uma redução dos textos para permitir sua maior compreensão;
Há uma adequação nas perguntas (objetividade e clareza);
Redução na quantidade de atividades matemáticas (objetividade e clareza);
Explicações mais lúdicas e concretas;
Roda de leitura;
Trabalho em pares;
Jogos e atividades lúdicas que facilitam a aprendizagem;
...
Adaptar x Facilitar
As crianças precisam de desafios e de possibilidades.
Os mediadores preparam as atividades adaptadas e as tutoras atuam efetivamente com as crianças.
"Diferenças de Gênero ao longo do Neurodesenvolvimento" - Marco Antônio Gomes Del'aquilla
Artigo - Neurociência e educação: Realidade ou ficção?
file:///C:/Users/Fabio/Downloads/cartilha_inclusao_escolar.pdf
Onde a neurociência entra no ensino atual?
(Ensino Hibrido)
O que as neurociências tem a ver com a educação?
É imperativo saber como o cérebro funciona, o conhecimento que os pesquisadores Piaget, Wallon,..., produziram eram empíricos e foram essenciais para o desenvolvimento. O relatório da OCDE (2002) trouxe pesquisas sobre transdisciplinaridade de forma a criar conexões entre as ciências do cérebro e as ciências da educação.
http://www.oecd.org/
Artigo: Where is Edcational Neuroscience?
https://www.researchgate.net/publication/295100726_Where_Is_Educational_Neuroscience
A neurociência educacional é uma frente de pesquisa relativamente nova e interdisciplinar.
Para pesquisar mais sobre este assunto devemos consultar:
Bowers, J.S., 2016 - University de Bristol
Giedd, J. Nature Neuroscience, 1999
Gogtay et al. Pinas, 2004
Adaptação de provas para alunos com Dislexia, TDAH e Discalculia.
Professor Dr. Rafael Silva Pereira
qualconsoante@gmail.com
https://www.facebook.com/rafaelsilvapereiraII/
https://www.qualconsoante.pt/
É interessante conhecer neste Site e o adapta provas: dislexia, discalculia, entre outras.
Pedagogia Adequada
Palavras chaves devem ser assinaladas;
A questão deve ser objetiva;
Na Matemática devemos orientar o raciocínio do aluno;
Como a tecnologia influência na relação professor-aluno.
www.juliofurtado.com.br
Pensar no papel da tecnologia!
BNCC - Competência 6 - Cultura Digital
Hoje utilizamos a tecnologia para ensinar.
http://www.andea.org/
Competências: técnica (saber fazer), política (papel social) e relacional.
Três desafios da educação: equidade, qualidade e contemporaneidade.
A avaliação formativa deve garantir que os objetivos sejam alcançados.
Tecnologia:
Mediação didática;
Estar aberto para aprender novas tecnologias;
Atualização constante;
Disposto a quebrar paradigmas;
Aberto a dialogar com os conhecimentos e com a oralidade dos alunos;
Disposto a envolver os alunos no processo de planejamento;
Buscar aproximar e traduzir manifestações culturais e de interesse dos alunos;
Acreditar no potencial dos alunos;
Fantasmas da tecnologia:
Fantasma - Conexão em rede - Razão - Reação sinérgica do aluno;
Fantasma - Equidade de acesso ao conhecimento - Razão - Questionamentos, manutenção de uma relação horizontal;
Fantasma - Disruptivo - Razão - Apego aos paradigmas tradicionais;
Fantasma - Conhecimento técnico - Razão - Medo de inversão de papéis;
Fantasma - Incentivo à autoria - Ter que desenvolver crença ilimitada no aluno.
Indicação de Livro:
Cyberbullying contra Professores
Antônio Alves Soares Zuin
Editora Loyola, 2017.
Onde a neurociência entra no ensino atual?
(Ensino Hibrido)
O que as neurociências tem a ver com a educação?
É imperativo saber como o cérebro funciona, o conhecimento que os pesquisadores Piaget, Wallon,..., produziram eram empíricos e foram essenciais para o desenvolvimento. O relatório da OCDE (2002) trouxe pesquisas sobre transdisciplinaridade de forma a criar conexões entre as ciências do cérebro e as ciências da educação.
http://www.oecd.org/
Artigo: Where is Edcational Neuroscience?
https://www.researchgate.net/publication/295100726_Where_Is_Educational_Neuroscience
A neurociência educacional é uma frente de pesquisa relativamente nova e interdisciplinar.
Para pesquisar mais sobre este assunto devemos consultar:
Bowers, J.S., 2016 - University de Bristol
Giedd, J. Nature Neuroscience, 1999
Gogtay et al. Pinas, 2004
Adaptação de provas para alunos com Dislexia, TDAH e Discalculia.
Professor Dr. Rafael Silva Pereira
qualconsoante@gmail.com
https://www.facebook.com/rafaelsilvapereiraII/
https://www.qualconsoante.pt/
É interessante conhecer neste Site e o adapta provas: dislexia, discalculia, entre outras.
Pedagogia Adequada
Palavras chaves devem ser assinaladas;
A questão deve ser objetiva;
Na Matemática devemos orientar o raciocínio do aluno;
Como a tecnologia influência na relação professor-aluno.
www.juliofurtado.com.br
Pensar no papel da tecnologia!
BNCC - Competência 6 - Cultura Digital
Hoje utilizamos a tecnologia para ensinar.
http://www.andea.org/
Competências: técnica (saber fazer), política (papel social) e relacional.
Três desafios da educação: equidade, qualidade e contemporaneidade.
A avaliação formativa deve garantir que os objetivos sejam alcançados.
Tecnologia:
Mediação didática;
Estar aberto para aprender novas tecnologias;
Atualização constante;
Disposto a quebrar paradigmas;
Aberto a dialogar com os conhecimentos e com a oralidade dos alunos;
Disposto a envolver os alunos no processo de planejamento;
Buscar aproximar e traduzir manifestações culturais e de interesse dos alunos;
Acreditar no potencial dos alunos;
Fantasmas da tecnologia:
Fantasma - Conexão em rede - Razão - Reação sinérgica do aluno;
Fantasma - Equidade de acesso ao conhecimento - Razão - Questionamentos, manutenção de uma relação horizontal;
Fantasma - Disruptivo - Razão - Apego aos paradigmas tradicionais;
Fantasma - Conhecimento técnico - Razão - Medo de inversão de papéis;
Fantasma - Incentivo à autoria - Ter que desenvolver crença ilimitada no aluno.
Indicação de Livro:
Cyberbullying contra Professores
Antônio Alves Soares Zuin
Editora Loyola, 2017.
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