quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Oficinas CAEM/USP

Oficina 3

09 e 16/09
(6as feiras)

14h - 17h
A Geometria das mandalas
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Profa. Jéssica Elaine Zanquim Biasi (Escola Lourenço Castanho)
Resumo: Na docência da Educação Básica, é constante a busca por recursos didáticos que tenham potencial para tornar os conteúdos matemáticos mais atrativos e significativos para os alunos, nos aspectos conceituais e procedimentais. As mandalas atendem a essa busca, encerrando inúmeras possibilidades para o ensino de Geometria, com forte ênfase na percepção de padrões, simetrias e propriedades geométricas diversas, além do possível estímulo às construções com régua e compasso. Ainda, por serem objetos de interesse de variados campos do saber e apelarem fortemente ao senso estético, as mandalas configuram um tema interdisciplinar propício a projetos que integrem Matemática, Artes, Língua Portuguesa, História etc. Nesta oficina, serão propostas atividades diversas utilizando as mandalas como recurso didático para o ensino de Geometria, além de sugestões para uma abordagem interdisciplinar.
Duração: 6 horas
Público alvo: Professores de Matemática e de Artes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$ 40,00
Professores da rede pública de ensino: R$ 20,00
Oficina 4

10 e 17/09
(sábados)

09h - 12h
Construindo e explorando gráficos de funções trigonométricas com o auxílio do software GeoGebra 
Profa. Vera Helena Giusti de Souza 
Prof. William Vieira (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)
Prof. Roberto Seidi Imafuku (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)
Resumo: As funções e suas representações gráficas, em Matemática, servem de modelos que podem ser aplicados no estudo de fenômenos físicos, biológicos ou médicos. É o caso, por exemplo, das funções seno e cosseno, que fornecem exemplos de modelos periódicos, com imagem finita e fechada e o da função tangente, que tem período finito e imagem infinita. Além disso, enquanto as duas primeiras transformam um intervalo fechado em outro intervalo fechado, a função tangente nos dá um modelo em que um intervalo aberto de medida finita é transformado, de forma unívoca, em toda a reta real. Ferramentas como o software GeoGebra permitem que, por meio da dinamicidade e da visualização, seja possível construir os gráficos dessas funções, a partir de suas propriedades no círculo trigonométrico. Com isso, o usuário passa a ter o que o pesquisador francês Raymond Duval chama de visualização, que vai muito além da elaboração de uma tabela, com um número finito de pontos que pertencem ao gráfico desejado. Para esta oficina, com o auxílio do software GeoGebra, propõe-se: uma discussão inicial sobre a ideia de radiano; a construção dos gráficos das funções seno e tangente; e a exploração gráfica do papel dos parâmetros que definem a família de funções do tipo senoide.
Duração: 6 horas
Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Número de vagas: 20
Taxa: R$ 40,00
Professores da rede pública de ensino: R$ 20,00
Oficina 5

19 e 26/09
(2as feira)

14h - 17h
Geometria por meio de jogos e resolução de problemas 
Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Resumo: A oficina tem como objetivos: apresentar conceitos básicos de geometria plana por meio de jogos e resolução de problemas; propor a Resolução Problemas como uma atividade de investigação em sala de aula; relacionar os jogos de estratégia com a resolução de problemas; refletir sobre os conceitos de Geometria a partir das atividades propostas.
Duração: 6 horas
Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 6

23 e 30/09
(6as feiras)

14h - 17h
Vamos conversar sobre avaliação em Matemática? 
Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação da FEUSP)
Resumo: É importante que professores reflitam sobre provas e outros instrumentos de avaliação. Nesta oficina, observaremos documentos oficiais e o que eles trazem sobre o tema “avaliação escolar”. Porém, o foco será a análise e a criação de um instrumento (prova), além da vivência e discussão de outras situações avaliativas, tendo, como base, a experiência do ministrante e sua atuação na Escola de Aplicação da FEUSP. Como conteúdos centrais, utilizaremos Equações do 2o grau (Ensino Fundamental II) e Funções (Ensino Médio).
Duração: 6 horas
Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 7

24/09, 08 e 15/10
(sábados)

09h - 12h
Jogos: uma metodologia eficaz para o ensino e aprendizagem da Matemática nos anos iniciais 
Profa. Katia Kurianski Freitas Santos
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: A utilização dos jogos nas aulas de Matemática pode ser um meio eficaz para a construção de conhecimentos matemáticos, para sintetizar conceitos já trabalhados e serve também como instrumento de avaliação processual.
Duração: 9 horas
Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental I.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00

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