terça-feira, 1 de março de 2016

Pauta Pensada para Orientação Técnica AF - Primeira Parte

PAUTA Sugerida de MATEMÁTICA

Data: 23 e 24/03/2016


DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO OSASCO
NÚCLEO PEDAGÓGICO

·        ANÁLISE COLETIVA DE ALGUMAS AVALIAÇÕES EM PROCESSO, OBSERVAÇÃO DO DITADO DE NÚMEROS E SUGESTÃO DE LEITURA DO TEXTO: “DO CONFLITO À NOTAÇÃO CONVENCIONAL”- PÁGINAS 104 À 114 – DIDÁTICA DA MATEMÁTICA – REFLEXÕES PSICOPEDAGÓGICAS – CECILIA PARRA E IRMA SAIZ – ORGANIZADORAS – DELIA LERNER, GRECIA GÁLVEZ, GUY BROUSSEAU, LUIS A. SANTALÓ, PATRICIA SADOVSKY E ROLAND CHARNAY, PÁGINAS EM DESTAQUE: 104, 109, 111, 113 E 114;  
·        ASSISTIR AO VÍDEO REFERENTE AO DITADO DE NÚMEROS: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/ditado-numeros-532077.shtml .
·         RECURSOS DIDÁTICOS INTERESSANTES – QUADRO NUMÉRICO (PESQUISA) E CARTELAS SOBREPOSTAS (CONFECÇÃO) – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CONVERSAS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS – CÉLIA MARIA CAROLINO PÍRES – PÁGINAS 68 E 69 - ppt;
Cartelas sobrepostas

"O fato de descobrirmos que as crianças se apoiam na fala para produzir escritas numéricas (como, por exemplo, registrar 300 40 5 para indicar 345) mostra a importância de trabalhar com cartelas sobrepostas em que elas podem observar o "ocultamento" dos zeros nas escritas dos números". 





FONTE: Educação Matemática conversas com professores dos anos iniciais, Célia Maria Carolino Pires.

Cartelas Sobrepostas - Alfabetização Matemática




·        PRIMEIRA PARTE: TEMPO ESTIMADO DE APROXIMADAMENTE 1 HORA E 30 MINUTOS;

·        TEXTO: “A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS” E A “IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM VARIEDADES DE SITUAÇÕES” - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CONVERSAS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS – PÁGINAS 101 À 113 – CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES – CAMPO ADITIVO – ppt;


Campo Aditivo


Teoria dos Campos Conceituais  

Psicólogo Francês Gérard Vergnaud - 1977 




Fonte: Revista Nova Escola


·        REVISTA NOVA ESCOLA – EDIÇÃO ESPECIAL – MATEMÁTICA;
·        SEGUNDA PARTE: TEMPO ESTIMADO DE APROXIMADAMENTE 1 HORA E 30 MINUTOS;
·        “MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO E SEUS SIGNIFICADOS: A PROPORCIONALIDADE E A IDEIA COMPARATIVA”; “A IDEIA DE PROPORCIONALIDADE”; “A IDEIA DE COMPARAÇÃO“ E “OUTROS SIGNIFICADOS NO CAMPO MULTIPLICATIVO: CONFIGURAÇÃO RETANGULAR E COMBINATÓRIA” - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CONVERSAS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS – PÁGINAS 130 À 135 - CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES – CAMPO MULTIPLICATIVO;

Campo Multiplicativo





·        REVISTA NOVA ESCOLA – EDIÇÃO ESPECIAL – MATEMÁTICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário