PAUTA
Sugerida de MATEMÁTICA
Data:
23 e 24/03/2016
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO OSASCO
NÚCLEO PEDAGÓGICO
· ANÁLISE COLETIVA DE ALGUMAS AVALIAÇÕES EM PROCESSO,
OBSERVAÇÃO DO DITADO DE NÚMEROS E SUGESTÃO DE LEITURA DO TEXTO: “DO CONFLITO À
NOTAÇÃO CONVENCIONAL”- PÁGINAS 104 À 114 – DIDÁTICA DA MATEMÁTICA – REFLEXÕES
PSICOPEDAGÓGICAS – CECILIA PARRA E IRMA SAIZ – ORGANIZADORAS – DELIA LERNER,
GRECIA GÁLVEZ, GUY BROUSSEAU, LUIS A. SANTALÓ, PATRICIA SADOVSKY E ROLAND
CHARNAY, PÁGINAS EM DESTAQUE: 104, 109, 111, 113 E 114;
· ASSISTIR AO VÍDEO REFERENTE AO DITADO DE NÚMEROS: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/ditado-numeros-532077.shtml .
· RECURSOS DIDÁTICOS INTERESSANTES – QUADRO NUMÉRICO
(PESQUISA) E CARTELAS SOBREPOSTAS (CONFECÇÃO) – EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CONVERSAS
COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS – CÉLIA MARIA CAROLINO PÍRES – PÁGINAS 68 E
69 - ppt;
Cartelas sobrepostas
"O
fato de descobrirmos que as crianças se apoiam na fala para produzir escritas
numéricas (como, por exemplo, registrar 300 40 5 para indicar 345) mostra a
importância de trabalhar com cartelas sobrepostas em que elas podem observar o
"ocultamento" dos zeros nas escritas dos números".
FONTE:
Educação Matemática conversas com professores dos anos iniciais, Célia Maria
Carolino Pires.
Cartelas Sobrepostas - Alfabetização Matemática
· PRIMEIRA PARTE: TEMPO ESTIMADO DE APROXIMADAMENTE 1 HORA E
30 MINUTOS;
· TEXTO: “A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM CONTEXTOS
SIGNIFICATIVOS” E A “IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM VARIEDADES DE SITUAÇÕES” -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CONVERSAS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS – PÁGINAS 101 À
113 – CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES – CAMPO ADITIVO – ppt;
Campo Aditivo
Teoria
dos Campos Conceituais
Psicólogo
Francês Gérard Vergnaud - 1977
Fonte:
Revista Nova Escola
· REVISTA NOVA ESCOLA – EDIÇÃO ESPECIAL – MATEMÁTICA;
· SEGUNDA PARTE: TEMPO ESTIMADO DE APROXIMADAMENTE 1 HORA E 30
MINUTOS;
· “MULTIPLICAÇÃO, DIVISÃO E SEUS SIGNIFICADOS: A
PROPORCIONALIDADE E A IDEIA COMPARATIVA”; “A IDEIA DE PROPORCIONALIDADE”; “A
IDEIA DE COMPARAÇÃO“ E “OUTROS SIGNIFICADOS NO CAMPO MULTIPLICATIVO:
CONFIGURAÇÃO RETANGULAR E COMBINATÓRIA” - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CONVERSAS COM
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS – PÁGINAS 130 À 135 - CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES
– CAMPO MULTIPLICATIVO;
Campo Multiplicativo
· REVISTA NOVA ESCOLA – EDIÇÃO ESPECIAL – MATEMÁTICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário