Situações
associadas à ideia de composição de dois estados para obter um terceiro
OBS:
É identificado pelos Professores como ação de “juntar”.
A.
Em
classe há 15 meninos e 13 meninas. Quantas crianças há nessa classe?
1º. Estado
|
2º. Estado
|
3º. Estado
|
Atividades:
1.
Com
base nessa situação formulem outras duas, mudando a pergunta. As duas situações
são comumente identificadas como ações de “separar”.
__B._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________C.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Situações
ligadas à ideia de transformação, ou seja, à alteração de um estado inicial,
que pode ser positiva ou negativa.
D.
Paulo
tinha 20 figurinhas. Ele ganhou 15 em um jogo. Quantas figurinhas ele tem agora?
Estado inicial
|
Transformação
|
Estado final
|
20
|
+15
|
??
|
E.
Pedro
tinha 37 bolinhas. Ele perdeu 12 em um jogo. Quantas figurinhas ele tem agora?
Identifique
o tipo de transformação.
As
situações D e E podem gerar outras situações, modificando a pergunta inicial.
Vamos tentar!
F.___________________________________________________________________________________________________________________________________________G.__________________________________________________________________________________________________________________________________________H.__________________________________________________________________________________________________________________________I.____________________________________________________________________
.
Fonte: Educação Matemática conversa com os professores dos anos iniciais. Pires, Célia Maria Carolino.
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6RlBBMlVublhlNjg/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6RlBBMlVublhlNjg/view?usp=sharing
Nenhum comentário:
Postar um comentário