Ensino Colaborativo - Material de Apoio
É importante que o educador:
- procure não encarar a deficiência com pena, compaixão, visto que o aluno com deficiência não precisa de piedade, mas sim de oportunidades;
- não chamar, nem se referir ao aluno com deficiência salientando sua limitação ou dificuldade. Chamá-lo de "mudinho", "bobinho", "aleijadinho" ou "ceguinho" é de extrema indelicadeza e indica falta de respeito ao próximo. Ninguém gosta de ser rotulado e classificado por seu defeito mais aparente;
- ofereça ao aluno com deficiência o maior número possível de informações sobre o assunto que está em discussão para que ele não fique deslocado. Não falar de costas para ele, nem quando estiver rindo ou comendo, isto impossibilitará que ele o compreenda.
- chame o aluno pelo nome e sempre que estiver próximo, evitando gritos no meio do pátio, do corredor ou da sala de aula por qualquer motivo que seja. Ao gritar, pode ser que ele esteja distraído e não o ouça, dependendo da distância, vindo a sofrer constrangimento por não atender ao seu chamado;
- não deixe que passe por situações embaraçosas quando junto de outros colegas. Oriente os demais alunos da turma para que respeitem as diferenças e limitações de cada um;
- no horário do recreio, não permita que o aluno com deficiência fique próximo à lanchonete ou cantina da escola, utilizando-se de sua deficiência para ganhar lanches gratuitamente pela compaixão dos colegas;
- favoreça condições de socialização do aluno com deficiência e seus pares durante o recreio e em outras atividades.
- estas são sugestões.
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