- dirigir-se ao aluno mantendo, sempre, contato visual;
- falar de frente para o aluno;
- manter boa iluminação da sala;
- modificar a disposição das carteiras na sala de aula quando necessário;
- manter cartazes e figuras significativas nas paredes (cuidado para não poluir o ambiente);
- sentar o aluno no lugar mais adequado;
- adoção de um programa motivador que leve em conta seus interesses;
- manter a participação ativa do aluno, ainda que ele não seja capaz de desempenhar os mesmos papéis dos demais;
- promover atividades que favoreçam o aprendizado associando e comparando situações e/ou objetos já conhecidos,valendo-se dos concretos para apresentação dos conceitos;
- promover atividades que prezem o contato mais próximo possível com o real;
- ao final de cada tópico trabalhado, orientar e reorganizar todo o trabalho desenvolvido de forma lógica e linear;
- retomar, sempre que necessário, os tópicos já desenvolvidos;
- envolver a família no processo educativo, sem transferir a responsabilidade deste a ela;
- garantir, sempre que possível, o ensino colaborativo, bem como, adaptações curriculares sempre que necessário, com apoio do especialista ou de outros colaboradores.
Fonte: https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6R2ItYjMzUnJrdnM/view?usp=sharing
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