Frações
Decimais Equivalentes
Esta atividade tem o
objetivo de identificar frações decimais equivalentes.
Material utilizado:
Material Dourado.
Tempo Previsto: 50
minutos.
Em seguida, os alunos
deverão montar o cubo utilizando peças menores, de um mesmo tipo, e registrar:
Um cubo é formado por
10 placas;
Um cubo é formado por
100 barras.
Ao se desejar formar o
cubo com os cubinhos, espera-se que o aluno seja capaz de observar, por
exemplo, que se dez cubinhos são iguais a uma barra, e são necessárias 100
barras para formar o cubo, então serão necessários 10 x 100 = 1000 cubinhos
para formar o cubo. Àqueles que não chegarem a essa conclusão, o professor
deverá fazer a mediação e lembrá-los também de que o cubo é maciço, ou seja, de
que existem cubinhos em todo o seu interior.
Feito os
reconhecimentos acima, o professor poderá estabelecer as seguintes relações:
Cubo è
1 inteiro
Placa è
__________
Barra è
___________
Cubinho è
__________
Num segundo momento,
deverão montar as outras peças do Material Dourado para que sejam feitas as
equivalências entre elas, e, utilizando as relações acima que:
Uma barra é formada com
10 cubinhos, logo, ______= ___________.
Uma placa é formada por
10 barras, logo, _______ = ___________.
Um cubo é formado por
10 placas, logo, _________ = __________ .
Uma placa é formada por
100 cubinhos, logo, ______ = __________ .
Um cubo é formado por
100 placas, logo, _________ = ___________.
Um cubo é formado por
1000 cubinhos, logo, ________ = __________ .
Relacionar as igualdades
encontradas:
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