sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Contribuições do Professor Vanderley


Portal da Educação – 05/02/2016

Educação lança nova versão da plataforma Foco Aprendizagem

Confira as principais novidades da plataforma Foco Aprendizagem

A professora Ghisleine Trigo, coordenadora de Gestão da Educação Básica, fala sobre a nova ferramenta da Educação.

A ferramenta disponibiliza os dados do Idesp 2015
http://img.youtube.com/vi/3c6d9Iz9NGM/0.jpg
Educação lança nova versão da plataforma Foco Aprendizagem

A plataforma Foco Aprendizagem está em sua segunda versão e foi desenvolvida para apoiar o planejamento escolar das escolas. Por meio da ferramenta, os professores têm acesso a dados das últimas edições do Saresp e Saeb, inclusive de 2015, de cada unidade de ensino e com gráficos e tabelas as habilidades por série e disciplina.

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O destaque para a novidade é o aprimoramento do Mapa de Habilidades, onde os educadores conseguem visualizar resultados gerais dos anos e séries que participaram do Saresp. No gráfico é possível ter acesso ao nível da turma para os anos e séries avaliados. Assim, é possível cruzar dados dos estudantes que participaram da prova em 2015 no 5º e 9º ano do Fundamental, com o quadro de matrículas de 2016.

Desta forma, é formado um diagnóstico para o conjunto desses alunos, mesmo que ele tenha vindo de outras turmas ou escolas da rede.  

Outra novidade do Mapa de Habilidades é a indicação de materiais de apoio, articulados às habilidades e envolvendo também outros componentes além de Língua Portuguesa e Matemática, que será ampliada ao longo de 2016.

A plataforma conta ainda com a seção "Resultados Educacionais", que contempla o acesso ao Mapa de Habilidades, informações históricas e detalhadas do Idesp, fluxo calculado a partir das taxas de abandono e reprovação em cada unidade escolar.

Reformulação e treinamento 

Nesta nova plataforma, docentes de várias diretorias de ensino participaram do processo de reformulação. Eles tiveram um treinamento, com acompanhamento, para avaliarem usabilidade e facilidade.  Para isso, a ferramenta possui a seção "Construção Conjunta com a Rede", que procura estruturar essa interação para possibilitar que todos contribuam com sugestões e comentários.

"A plataforma consegue demonstrar, por meio dos gráficos, todos as informações da escola, com dados individualmente, por série, o que vai facilitar o trabalho da coordenação pedagógica e a visualização dos professores. Inclusive por competências e habilidades. Isso vai traçar um perfil da escola para que a gente possa planejar em cima dos dados que temos de 2015. Está ágil, rápida e acredito que vai ser um sucesso”, afirmou Kátia Cristina Rariz Palma, diretora da E.E. João Batista.

O coordenador de Informação, Monitoramento e Avaliação (CIMA), Olavo Nogueira Filho, esteve presente e acompanhou todo o treinamento realizado com os professores e coordenadores da rede. "Mais do que boas informações e dados, essa ferramenta deve ser de fácil navegação e interpretação do que de fato ajuda o dia a dia das Diretorias de Ensino e das escolas. E essa nova versão é fundamental que seja construída de maneira conjunta como foi feito aqui. Ao longo do ano a Foco Aprendizagem trará outras oportunidades para que os educadores possam ajudar a construir a evolução dessa importante plataforma”.


“Um currículo é como um mapa que representa o inesgotável território do conhecimento, recobrindo-o por meio de disciplinas. Cada disciplina, por sua vez, é como um mapa de uma região, sendo elaborado a partir de determinada perspectiva, em decorrência do projeto educacional que se busca realizar. Um mapa não pode ter tudo o que existe no território mapeado: para construí-lo, é fundamental tomar decisões, estabelecendo o que é e o que não é relevante, levando em conta os objetivos perseguidos, mas, acima de tudo, priorizando o que se julga mais valioso, o que é mais relevante: todo mapa é um mapa de relevâncias.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.48)


Portal da Educação – 05/02/2016
Medalhistas na OBMEP e OBM podem ingressar em programa de iniciação científica

Selecionados ganharão bolsa de estudos do PICME

Se você já foi medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), e está matriculado em algum curso de graduação, uma oportunidade imperdível te aguarda. Estão abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), voltado para estudantes que se destacaram nas duas olimpíadas.

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Para participar, os interessados devem fazer a pré-inscrição no site do PICME. São duas fases: a primeira é a Entrada Regular, voltada para estudantes com ingresso no ensino superior até o primeiro semestre de 2016 e com pelo menos uma medalha na OBMEP ou OBM. Nesta fase, as inscrições vão até o dia 17 de abril.

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Já a segunda fase é chamada de Entrada Antecipada, no qual poderão se inscrever alunos com ingresso no ensino superior já neste primeiro semestre de 2016 e com, no mínimo, quatro medalhas na OBMEP ou OBM. Além disso, é necessário que o interessado seja estudante de graduação na área de Matemática. Para esta fase, as inscrições vão até 2 de março.

Ao final das inscrições, os candidatos terão os dados verificados pela OBMEP e analisados pela Coordenação do PICME da instituição escolhida. Caso a candidatura seja viável, a inscrição será aceita. Para candidatos matriculados na Entrada Regular, as aulas se iniciarão em agosto. Já para os alunos selecionados na Entrada Antecipada, as aulas podem se iniciar já em março.

Inscrições OBMEP e OBM 2016

As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas estão previstas para abrir no dia 22 de fevereiro. Nela, podem participar escolas estaduais de todo o país com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Já para a Olimpíada Brasileira de Matemática as inscrições estão previstas para abrir no dia 11 de abril

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