Jovens
e adultos aprendem a poupar em sala de aula
Diário Oficial do Estado de São
Paulo 17/11/2015
Com o dinheiro curto, jovens e adultos da
rede estadual de São Paulo estão aprendendo a poupar em sala de aula. No
currículo de Matemática adotado pela Secretaria da Educação do Estado no ensino
médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), elaboração de orçamento, dívidas do
cartão de crédito e cálculo de juros estão no conteúdo programático e até em
provas. A proposta é introduzir orientações de educação financeira na rotina
dos estudantes.
Isso
ocorre na Escola Estadual Milton Rodrigues, na zona norte da capital.
Com
a ajuda dos professores, estudantes entre 15 e 17 anos criaram uma disciplina
eletiva sobre o tema, com duração semestral e que reúne, ao mesmo tempo,
conhecimentos de Matemática, História e Geografia. Os próprios estudantes
sugeriram o tema, pois tinham curiosidade e queriam aprender a partir de uma
linguagem menos “economês”.
Para
incentivar os alunos, a primeira ação foi fechar uma parceria especial com um
banco para a abertura de contas de poupança.
Cada
jovem precisou investir, no mínimo, um real. A meta é que todo dinheiro extra
(acumulado da mesada ou do trabalho) seja depositado nesse fundo. A taxa de
rendimento é semelhante à de outros correntistas.
Hoje,
cada aluno tem, em média, 100 reais aplicados.
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