terça-feira, 10 de novembro de 2015

Contribuições do Professor Vanderley


SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Um professor de Matemática na sua prática letiva necessita de diferentes tipos de conhecimento:
- conhecimento relativo à natureza da Matemática;
- conhecimento relativo aos conteúdos matemáticos;
- conhecimento relativo aos objetivos curriculares;
- conhecimento relativo à forma de apresentar as ideias de modo a que sejam aprendidas pelos alunos;
- conhecimento relativo à forma como os alunos compreendem e aprendem os conteúdos matemáticos;
- conhecimento relativo à gestão da sala de aula.

Enquanto atividade humana a Matemática tem uma cultura marcada pela sua própria história. Trabalhar a Matemática passa por dar sentido e compreender a sua evolução ao longo do tempo, estabelecer relações com a realidade social, com os significados e valores de cada época. Deste modo, a história da Matemática não pode ser apenas tratada numa ou mais disciplinas específicas, mas deve estar presente e ser considerada de forma integrada no estudo dos diferentes temas matemáticos.

Trabalhar Matemática exige competência, mas não se reduz a ela. As experiências matemáticas a proporcionar durante a formação inicial ao futuro professor deverão contribuir para o desenvolvimento do gosto pela Matemática. Poder-se-á dizer que o gosto por aquilo que se faz é um elemento forte para o sucesso. Contudo, a importância desta atitude face à Matemática é acrescida pelo fato de sem gosto dificilmente se poderá transmiti-lo aos futuros alunos. Dificilmente se consegue convencer outros daquilo que nós não sentimos.

Livro:
A Matemática na Formação Inicial de Professores
(Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação)

Autores:
Carlos Albuquerque
Eduardo Veloso
Isabel Rocha
Leonor Santos
Lurdes Serrazina
Suzana Nápoles


A MATEMÁTICA É PARA SEMPRE!
Eduardo Sáenz de Cabezón
Com humor e charme, o matemático Eduardo Sáenz de Cabezón responde a uma pergunta que tem assolado os cérebros de alunos entediados em todo o mundo: Para que serve a matemática? Ele mostra a beleza da matemática como a espinha dorsal da ciência - e mostra que os teoremas, não os diamantes, são para sempre. Em espanhol, com legendas em inglês.


UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Quem somos
A Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo é a mais nova e inovadora universidade pública paulista. 
Nosso objetivo é utilizar a tecnologia a serviço da educação e da cidadania, levando o conhecimento e a educação de qualidade para todo o Estado.
Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, a instituição é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Assista ao vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=aOUAc27QxLo (publicado em 28 de abr de 2014)
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) foi criada na forma de um Programa, pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008, com foco na expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado de São Paulo, através da ampliação do número e da abrangência geográfica das vagas ofertadas. Para ampliar a capacidade de atuação do programa, foi criada a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP, pela Lei 14.836 de 20 de julho de 2012, assinada pelo governador Geraldo Alckmin. A criação da quarta universidade pública paulista tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento das diferentes demandas por ensino superior do Estado de São Paulo. A proposta é que sejam oferecidos cursos próprios e em parceria com as instituições parceiras. O Decreto 58.438 que aprovou o Estatuto da UNIVESP foi publicado em 10 de outubro de 2012. A Portaria CEE-GP-120, que credenciou a UNIVESP ao Conselho Estadual de Educação (CEE), foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 23 de março de 2013.

Legislação e Documentos Institucionais


DesafioMatemático-30


Portal da Educação – 09/11/2015
Saresp: 1,2 milhão de alunos de São Paulo terão o nível escolar avaliado nos dias 24 e 25

Estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio participam do exame em todas as regiões do Estado

Cerca de 1,2 milhão de alunos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio farão nos próximos dias 24 e 25 de novembro mais uma edição do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo), em todas as 5 mil escolas da rede estadual.  Em 2014, a rede paulista registrou o melhor desempenho nos últimos 5 anos e obteve avanços em todos os ciclos avaliados.

O Saresp mede o nível de aprendizado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática a partir das diretrizes adotadas pelo currículo do Estado de São Paulo. Para as classes do 7º ano a prova é amostral. Os resultados são utilizados para orientar as ações da secretaria e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). A previsão é que as notas sejam divulgadas no primeiro semestre de 2016.

Além das unidades da rede estadual, o sistema é aberto aos municípios, instituições privadas, Centro Paula Souza e rede SESI. Com os números e gráficos obtidos pela prova, as escolas podem identificar com mais clareza quais os pontos fortes do ensino e aqueles que apresentam dificuldades. Desta vez, 183 prefeituras confirmaram a participação.

Resultados 2014

Na última edição, a média dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa chegou a 203,7 contra 199,4 em 2013. No 9º ano, a média aumentou de 226,3 para 231,4, e no Ensino Médio, de 262,7 para 265,6. Já em Matemática, a média do 5º ano do Ensino Fundamental foi de 216,5 contra 209,6 em 2013. No 9º ano, a média aumentou de 242,6 para 243,1, e no Ensino Médio, de 268,7 para 270,4.

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