“O valor da teoria se revela no
momento em que ela é transformada em prática. No caso da educação, as teorias
se justificam na medida em que seu efeito se faça sentir na condução do dia-a-dia
na sala de aula. De outra maneira, a teoria não passará de tal, pois não poderá
ser legitimada na prática educativa”. (D’AMBROSIO, 1986, P.43).
“Sendo a pesquisa o elo entre
teoria e prática, parte-se para a prática, e, portanto se fará pesquisa,
fundamentando-se em uma teoria que, naturalmente, inclui princípios
metodológicos que contemplam uma prática. Mas um princípio básico das teorias
são resultados das práticas. Portanto, a prática resultante da pesquisa
modificará ou aprimorará a teoria de partida. E assim modificada ou aprimorada
essa teoria criará necessidade e dará condições de mais pesquisa, com maiores
detalhes e profundidade. O que influenciará a teoria e a prática. Nenhuma
teoria é final, assim como nenhuma prática é definitiva, e não há teoria e
prática desvinculadas. A aceitação desses pressupostos conduz à dinâmica que
caracteriza a geração e a organização do
conhecimento:...teoria-prática-teoria...
(D’AMBROSIO, 1996, P.81)
“Parece de fundamental importância e que representa o verdadeiro espírito da Matemática é a capacidade de modelar situação real, codificá-las adequadamente, de maneira a permitir a utilização das técnicas e resultados conhecidos em um outro contexto, novo. Isto é, a transferência de aprendizado resultante de certa situação para uma situação nova é um ponto crucial do que se poderia chamar aprendizado da Matemática, e talvez o objetivo maior do seu ensino”. (D’AMBROSIO, 1986, p.44).
Nenhum comentário:
Postar um comentário