sexta-feira, 20 de junho de 2014

Contribuições Professor Vanderley

 
Saiba como funciona o trabalho dos curadores da plataforma Currículo+


O programa já possui 1,5 mil títulos indicados pelos assistentes de seleção de conteúdo digital

Educação cria plataforma digital em conjunto com a rede para aprimorar ensino

Em pouco mais de quatro meses, foram registrados 100 mil acessos na plataforma Currículo+, ferramenta digital que faz parte do Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades e que reúne sugestões de jogos, animações, vídeos, simuladores, áudios e infográficos que dialogam com o currículo do Estado.

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O sucesso do programa, que já possui 1,5 mil títulos disponibilizados, conta com o apoio de profissionais responsáveis pela seleção do material. Os conteúdos são sugeridos por professores coordenadores de núcleo pedagógico (PCNP), a partir de um processo de seleção e classificação realizado com base em critérios e metodologia estabelecida pela Secretaria.  
Atualmente, o programa conta com 59 assistentes de seleção de conteúdo digital, em todas as disciplinas do currículo e em todos os ciclos do Ensino Fundamental e Médio. A equipe também conta com a participação de quatro professores coordenadores de núcleo pedagógico de Educação Especial, que apoiam na indicação sobre possíveis formas de uso dos objetos digitais de aprendizagem no âmbito da Educação Especial, assim como a análise sobre acessibilidade dos objetos.

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Para exercer o trabalho, os educadores foram capacitados e são constantemente acompanhados pela equipe técnica responsável pela iniciativa. “Esse é um projeto minucioso. Somos acompanhados e orientados o tempo todo. Acredito na qualidade da iniciativa exatamente por conta da parceria firmada entre nós e os formadores”, afirma a PCNP de Biologia da Diretoria de Ensino de Pirassununga, Catarina Terezinha Cristina da Silva.

Uma vez treinados, os assistentes de seleção de conteúdo digital são responsáveis pela formação dos educadores de sua região. Também cabe aos profissionais, acompanhar e sugerir aplicações do novo conteúdo em sala de aula. “O resultado é o crescimento de todos os nossos profissionais e a melhoria da qualidade de ensino”, afirma a dirigente de ensino de Pirassununga, Lucimeire dos Santos.

A participação dos professores como assistentes de seleção de conteúdo digital acontece mediante adesão, após identificação de afinidade e interesse pelo tema. A atuação é concretizada com a aprovação do dirigente de ensino do profissional. O trabalho, desenvolvido sem prejuízo das atribuições inerentes ao cargo do educador, exige dedicação de 8h por semana, dentro da carga horária existente.

“Hoje tenho um olhar mais refinado para o conteúdo que encontro. É um crescimento que faz com que eu volte ao currículo todo o tempo, por isso aprendo muito. Só quem vivencia tem ideia do ganho profissional”, conta a PCNP Cláudia Barbosa Santana Mirandola.

Se você é um PCNP da rede estadual e assim como Cláudia e Catarina também tem interesse em participar do processo seletivo e fazer parte dessa equipe, envie um email para curriculomais@edunet.sp.gov.br e participe!

 

Escola fortalece currículo com projetos lúdicos e aumenta participação no período noturno


Aulas de pintura, coral e debates fazem parte das atividades desenvolvidas às sextas-feiras

Escola fortalece currículo e aumenta participação no período noturno

Sexta-feira, 19h. Faz frio na E.E. Ítalo Betarello, localizada perto do pico do Jaraguá, na cidade de São Paulo. Mesmo assim, os alunos chegam animados e se direcionam para a sala de aula. E, ao invés da tradicional lousa, os jovens se deparam com pincéis, sessão de cinema e experiências laboratoriais. Tudo para deixar as sextas-feiras mais atraentes para os estudantes.
 
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“Toda sexta-feira eu fico olhando no relógio esperando chegar logo o horário da aula para participar do projeto. Espero a semana inteira pela sexta”, conta o aluno da 3ª série do Ensino Médio, Arthur Brambilla Ortiz Rivera.
 
Para estimular a frequência às sextas-feiras à noite, a escola desenvolveu dez projetos práticos, vinculados às disciplinas. Em Matemática, por exemplo, os alunos estão construindo a maquete da escola. Em Química, os jovens colocam a mão na massa e aprendem a produzir sabonete líquido. Em Física, os estudantes se divertem com a construção de um foguete de garrafa pet.
 
Também tem espaço de sobra para a criatividade. Com tintas e muita imaginação, os alunos expressam seus sentimentos na tela utilizando técnicas de pintura aprendidas na aula de Arte. E para treinar o Inglês, os estudantes soltam as vozes no coral, um dos grupos mais procurados do projeto.
 
É dessa forma que a direção de unidade consegue atrair mais de 300 alunos todas as noites. “O aluno precisa sentir que faz parte da escola e para isso deve estar inserido nas atividades da unidade. Hoje, a presença dos jovens aumentou e o desempenho de muitos melhorou. Vamos além da teoria. Eles vivenciam a prática”, revela o diretor da unidade, Ariovaldo Guinther.
 
 
“Continuar aprendendo é a mais vital das competências que a educação deste século precisa desenvolver.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.18)

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