Saiba como funciona o trabalho dos curadores da plataforma Currículo+
O programa já possui 1,5 mil títulos indicados pelos assistentes de seleção de conteúdo digital
Educação cria plataforma digital
em conjunto com a rede para aprimorar ensino
Em pouco mais de quatro meses, foram registrados 100 mil acessos na plataforma Currículo+, ferramenta digital
que faz parte do Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades e
que reúne sugestões de jogos, animações, vídeos, simuladores, áudios e infográficos que dialogam com o currículo do Estado.
O sucesso do programa, que já possui 1,5 mil títulos disponibilizados, conta com o apoio de profissionais responsáveis
pela seleção do material. Os
conteúdos são sugeridos por professores coordenadores de núcleo
pedagógico (PCNP), a partir de um processo de seleção e classificação
realizado com base em critérios e metodologia
estabelecida pela Secretaria.
Atualmente,
o programa conta com 59 assistentes de seleção de conteúdo digital, em
todas as disciplinas do
currículo e em todos os ciclos do Ensino Fundamental e Médio. A equipe
também conta com a participação de quatro professores coordenadores de
núcleo pedagógico de Educação Especial, que apoiam na indicação sobre
possíveis formas de uso dos objetos digitais
de aprendizagem no âmbito da Educação Especial, assim como a análise
sobre acessibilidade dos objetos.
Para
exercer o trabalho, os educadores foram capacitados e são
constantemente acompanhados pela equipe técnica
responsável pela iniciativa. “Esse é um projeto minucioso. Somos
acompanhados e orientados o tempo todo. Acredito na qualidade da
iniciativa exatamente por conta da parceria firmada entre nós e os
formadores”, afirma a PCNP de Biologia da Diretoria de Ensino
de Pirassununga, Catarina Terezinha Cristina da Silva.
Uma
vez treinados, os assistentes de seleção de conteúdo digital são
responsáveis pela formação dos educadores
de sua região. Também cabe aos profissionais, acompanhar e sugerir
aplicações do novo conteúdo em sala de aula. “O resultado é o
crescimento de todos os nossos profissionais e a melhoria da qualidade
de ensino”, afirma a dirigente de ensino de Pirassununga,
Lucimeire dos Santos.
A
participação dos professores como assistentes de seleção de conteúdo
digital acontece mediante adesão, após
identificação de afinidade e interesse pelo tema. A atuação é
concretizada com a aprovação do dirigente de ensino do profissional. O
trabalho, desenvolvido sem prejuízo das atribuições inerentes ao cargo
do educador, exige dedicação de 8h por semana, dentro
da carga horária existente.
“Hoje
tenho um olhar mais refinado para o conteúdo que encontro. É um
crescimento que faz com que eu volte
ao currículo todo o tempo, por isso aprendo muito. Só quem vivencia tem
ideia do ganho profissional”, conta a PCNP Cláudia Barbosa Santana
Mirandola.
Se você é um PCNP da rede estadual e assim como Cláudia e Catarina também tem interesse em participar do processo
seletivo e fazer parte dessa equipe, envie um email para curriculomais@edunet.sp.gov.br e
participe!
Escola fortalece currículo com projetos lúdicos e aumenta participação no período noturno
Aulas de pintura, coral e debates fazem parte das atividades desenvolvidas às sextas-feiras
Escola fortalece currículo e aumenta participação no
período noturno
Sexta-feira,
19h. Faz frio na E.E. Ítalo Betarello, localizada perto do pico do
Jaraguá, na cidade de São Paulo. Mesmo
assim, os alunos chegam animados e se direcionam para a sala de aula.
E, ao invés da tradicional lousa, os jovens se deparam com pincéis,
sessão de cinema e experiências laboratoriais. Tudo para deixar as
sextas-feiras mais atraentes para os estudantes.
“Toda
sexta-feira eu fico olhando no relógio esperando chegar logo o horário
da aula para participar do projeto. Espero a semana inteira pela sexta”,
conta o aluno da 3ª série do
Ensino Médio, Arthur Brambilla Ortiz Rivera.
Para estimular a frequência às sextas-feiras à noite, a escola desenvolveu dez projetos práticos, vinculados às disciplinas.
Em Matemática, por exemplo, os alunos estão construindo a maquete da escola.
Em Química, os jovens colocam a mão na massa e aprendem a produzir
sabonete líquido. Em Física, os estudantes se divertem com a construção
de um foguete de garrafa pet.
Também
tem espaço de sobra para a criatividade. Com tintas e muita imaginação,
os alunos expressam seus sentimentos na tela utilizando técnicas de
pintura aprendidas na aula de Arte.
E para treinar o Inglês, os estudantes soltam as vozes no coral, um dos
grupos mais procurados do projeto.
É
dessa forma que a direção de unidade consegue atrair mais de 300 alunos
todas as noites. “O aluno precisa sentir que faz parte da escola e para
isso deve estar inserido nas atividades
da unidade. Hoje, a presença dos jovens aumentou e o desempenho de
muitos melhorou. Vamos além da teoria. Eles vivenciam a prática”, revela
o diretor da unidade, Ariovaldo Guinther.
“Continuar aprendendo é a mais vital das competências que a educação deste século precisa desenvolver.”
(Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.18)
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