Jogos no Ensino da
Matemática
“O jogo responde a uma das
preocupações fundamentais do ensino moderno: dar a possibilidade a cada aluno
de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal
do escolar, o que permite concluir a importância de se aplicar
preferencialmente uma pedagogia orientada para classes da mesma idade.” (Sá,
A.V.M.)
“Queremos salientar que a
atividade de jogar, se bem orientada, tem papel importante no desenvolvimento
de habilidades do raciocínio como organização, atenção e concentração, tão
necessárias para o aprendizado, em especial da Matemática, e para resolução de
problemas em geral.
Os jogos auxiliam também na
descentralização, que consiste em desenvolver a capacidade de ver algo a partir
de um ponto de vista que difere do seu, e na coordenação dessas opiniões para
chegar a uma conclusão.
Também, no jogo, identificamos o
desenvolvimento da linguagem, criatividade e raciocínio dedutivo, exigidos na
escolha de uma jogada e na argumentação necessária durante a troca de
informações.
Todas as habilidades envolvidas neste processo, que exigem tentar,
observar, analisar, conjecturar, verificar, compõem o que chamamos de raciocínio
lógico, que é uma das metas prioritárias do ensino da Matemática e
característica primordial do fazer ciência.
Em relação ao ensino da
Matemática, dentre as diversas habilidades que compõem o raciocínio lógico, os
jogos especialmente os chamados
estratégicos como veremos adiante, têm como meta o raciocínio dedutivo. O
raciocínio dedutivo aparece com maior clareza na escolha dos lances que se
baseia tanto nas jogadas certas quanto nas erradas e que obriga o jogador a
elaborar e a reelaborar suas hipóteses a todo momento.
Ainda em relação ao raciocínio
lógico, as habilidades de observação, concentração e generalização, além de
importantes para o aprendizado, são necessárias para o desenvolvimento do
raciocínio indutivo, isto é, o raciocínio que utilizamos para formular
hipóteses gerais a partir da observação de alguns casos particulares, muito
empregado para justificar as propriedades da Matemática no ensino elementar.
Outro motivo para introdução de jogos nas aulas de
Matemática é a possibilidade de diminuir os bloqueios apresentados por muitos
alunos que temem a Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la.”
Fonte: Jogos e Resoluções de
Problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. Borin, Julia.
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