Professora tem 10 alunos medalhistas em
matemática incluindo o próprio filho
Só de ouro foram cinco estudantes premiados na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas
Agência Brasil | 15/05/2013 16:53:06
Ensinar matemática com atividades do cotidiano, como fazer compras na
feira e medir ingredientes para uma receita, é a chave do sucesso da
professora de matemática Jonilda Alves Ferreira para despertar o
interesse dos alunos pela disciplina. Com esse método, a professora
tornou a Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga, da cidade de
Paulista (PB), com cerca de 12 mil habitantes, um destaque nas últimas
edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
- Cocal dos Alves é fenômeno em competições
- Na edição de 2012, a escola teve cinco medalhas de ouro, duas de prata, três de bronze e 12 menções honrosas. “Coloco os alunos para vivenciar a matemática”, resume Jonilda. A professora contou que sofria quando chegava à sala de aula e via os estudantes repudiando a disciplina. Foi quando decidiu que era preciso mostrar aos alunos que aprender a matemática pode ser prazeroso. “Fazer com que os alunos gostassem da disciplina era o meu maior desafio”, revelou.
Jonilda
resolveu que iniciaria os conteúdos de matemática pela parte prática.
Assim, quando chegasse à teoria, já teria despertado o interesse dos
alunos. A feira, a pizzaria e a cozinha foram locais escolhidos pela
professora da Paraíba para ensinar.
Na
cozinha da escola, os alunos medem ingredientes para preparar receitas e
aprendem conceitos de proporção. Na ida à pizzaria, recebem a lição
sobre fração ao dividir os pedaços da pizza que depois vão comer. Uma
feira livre também é cenário das aulas. A professora conta que chegou a
levar 35 alunos à feira para fazer compras com um valor em dinheiro
pré-determinado. Na aula de geometria, os estudantes tiram medidas da
escola para calcular área e perímetro.
A
olimpíada foi mais um estímulo para despertar o interesse pela
disciplina. Desde a primeira edição, em 2005, a escola de Paulista se
inscreve, mas a primeira medalha só veio em 2009, de bronze. Foi ai que
estudantes e professores viram que seria possível conquistar mais e
chegar ao ouro. O primeiro ouro veio em 2010.
O
filho da professora, Wanderson Ferreira, que hoje tem 12 anos, já tem
duas medalhas de ouro. Ele ganhou uma bolsa para estudos, mas quer
conquistar mais uma medalha antes de aceitar o incentivo. Já inscrito na
edição de 2013, o estudante pretende estudar em média seis horas
diárias.
“O
que vale mais é o aprendizado. Quero fazer arquitetura e engenharia, e
saber matemática vai me ajudar muito”. O fato de ter uma mãe professora
que incentiva tantos alunos a aprender matemática é fundamental, segundo
ele. “É muito bom não ter a escola só de manhã, ter a escola durante o
dia inteiro”, diz.
Uma
das medalhistas de ouro de 2012, Daniele Mendes da Silva, de 13 anos,
conta que o estudo é intensificado com a proximidade da olimpíada,
quando a professora dá aulas também na própria casa. “Tínhamos aula
normal de manhã na escola, à tarde estudávamos entre amigas e à noite
tínhamos aulão com a professora Jonilda na escola. Tivemos outras
preparações na casa da professora também. Com esse método dela, fica
tudo mais interessante”, diz, ao relatar a preparação para a edição de
2012.
Para
a estudante do 8° ano do ensino fundamental, o aprendizado irá fazer
diferença no futuro. “Além de adquirir conhecimento para a vida, isso
influencia muito para adquirir emprego e para toda a carreira
profissional da gente”, diz Daniele.
A
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas busca estimular
o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2012, cerca de 19
milhões de alunos se inscreveram e 99,4% dos municípios brasileiros
estiveram representados. Além das medalhas de ouro, prata e bronze,
também há distribuição de bolsas de iniciação científica para os alunos.
Este
ano, as provas da primeira fase da competição serão aplicadas no dia 4
de junho, em horário a ser definido pela própria escola. Os alunos com
melhor desempenho serão classificados para a segunda etapa, que ocorrerá
no dia 14 de setembro. A divulgação dos vencedores da olimpíada será
feita no dia 29 de novembro. A expectativa é que 20 milhões alunos
participem da competição este ano.
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