Ao Professor:
· Resolução de Problemas de Combinatória, a partir de quantidades pequenas de objetos envolvidos, podemos dar oportunidade aos alunos para formarem todos os agrupamentos possíveis e contá-los em seguida, diretamente. A medida que forem encontrando sistemáticas para a formação desses agrupamentos, eles não precisarão registrar todos eles para contá-los. Assim, o desenvolvimento de técnicas de contagem poderá ir sendo elaborado pelos alunos e o Princípio Multiplicativo será entendido e não apenas memorizado;
· Relatório Pedagógico de 2009/SARESP, página 128, H37 – Utilizar diagramas de árvore para resolver problemas simples de contagem e Tema 4 – Tratamento da informação/Probabilidade/Estatística;
· Exemplo 15, observar os resultados percentuais para: 6º. Série/7º. Ano, igual a 31,9% (acertos) e os resultados percentuais para: 8º. Série/9º. Ano, igual a 39,4% (acertos);
· Exemplo 23, observar os resultados percentuais para: 6º. Série/7º. Ano, igual a 22,0% (acertos), o percentual para o item C, resposta igual a 6, foi de 61% (erros) e
· Discutir entre os professores da mesma área se este tipo de problema foi trabalhado a partir de pequenas quantidades de informações.
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