VC1 – O avanço científico e tecnológico e seu impacto no mundo do trabalho
Prof. Dr. Luiz Carlos Menezes
Quarto ano do Programa na Rede Estadual de São Paulo.
Observação Importante: todas as vídeosconferências estão disponíveis.
A seguir irei elencar algumas observações minhas anotadas durante esta VC:
“Os jovens que estão chegando ao Ensino Médio, tem a idade da Internet”. Nossos alunos sabem tanto quanto nós ao utilizar diferentes tecnologias e principalmente ao fazer uso da rede mundial de computadores.
História:
A pirâmide educacional reproduz a estrutura econômica da sociedade industrial, na base encontra-se principalmente o trabalho subqualificado e no ápice encontra-se a direção do sistema, a educação em níveis de pós-graduação.
Nuances:
A educação excluía e selecionava. A sociedade industrial tinha um espaço para o analfabeto e semi-analfabeto.
A pirâmide não é mais funcional. As atividades braçais foram trocadas por atividades de automação e mecanização, respectivamente na indústria e na agricultura.
A base foi estreitada e temos o desemprego estrutural.
As mudanças no mundo, no país, ...
Há novas exigências, entre elas:
Fazer o que a máquina não faz.
Domínio de múltiplas linguagens. Exemplo: a moda é uma linguagem, é uma forma de expressão. Há uma interface entre a produção têxtil e a forma de vestir.
Saber se reposicionar dentro das mudanças contínuas, a medicina exige mudanças contínuas, dado as descobertas e seus avanços em diferentes campos. A profissão de almoxarife, ela pode se tornar desnecessária e em muitos segmentos já se tornou, pois pode ser suprimida pelo uso de novas tecnologias, por exemplo: uma leitora ótica ao ler o código de barras, armazenará diversas informações, entre elas, o controle de estoque, diminuindo a necessidade deste profissional.
Argumentação e julgamentos práticos ou éticos e estéticos.
Criatividade e apreço pela cultura.
“O ser humano é que inventa o novo”.
A escola deve permitir a participação, a interação e o uso de tecnologias.
Os desafios educacionais pós-revolução industrial. Desafios estes que aparecem nos conteúdos transversais. Alguns desafios:
Associar progresso tecnológico à equidade social, como equilibrar crescimento econômico com o impacto ambiental. No mundo (macroambiente) temos o acidente de Fukuhisma no Japão. No nosso entorno (microambiente) temos que observar:
O que acontece no bairro onde a escola está inserida ou mesmo onde cada mora?
Qual o IDH do nosso município e do nosso país?
Se há ou não saneamento básico?
Qual o impacto desta falta de saneamento básico sobre a saúde da nossa população?
Combater competição predatória e competição individualista. Promovendo atividades solidárias e coletivas.
Preparar jovens para vida social e produtiva.
Estimular jovens em busca de rumos pessoais e coletivos.
Como a escola pode lidar com esse mundo?
Devemos trazê-lo para dentro da escola?
Alguns assuntos interessantes são: trazer a problemática chinesa para dentro da escola, o Brasil dentro do grupo de países emergentes, BRICS. O que são as commodities.
A escola e o mundo do trabalho estão ligados o tempo todo. O cuidado e a limpeza dentro de uma escola são problemas de todos, assim como a segurança.
“A escola como uma coisa viva”.
Os nossos projetos de vida são importantes.
A escola deve dar sentido para os conteúdos, sejam sociais ou científicos, entre outros.
É importante a inclusão de práticas reais na escola. A produção escolar deve ser também da escola.
“A escola que ensina e aprende”.
Para existir uma rede, deve haver uma pauta, que permita uma ordenação.
O nosso Currículo.
Podemos utilizar sites seguros para fazer pesquisas na Internet, dados como do IDH podem ser pesquisados no site do IBGE.
Jornais e Revistas de boa qualidade de informação também podem ser sempre utilizados.
Iremos coletar dados interessantes sobre nosso município, entre eles: que nossa população é de aproximadamente 700000 habitantes e que ele possui apenas 64,935 km2.
Fonte: Wikipédia
Município | População (2010)[1] | Área territorial (km²) | IDH | |
240.656 | 25.483.663.530,00 | 64,167 | 0,826 elevado | |
64.113 | 1.915.590.000,00 | 128,356 | 0,786 médio | |
369.908 | 1.915.285.000,00 | 34,967 | 0,793 médio | |
200.874 | 1.809.328.000,00 | 91,353 | 0,759 médio | |
108.436 | 1.091.263.000,00 | 17,523 | 0,801 elevado | |
666.469 | 18.310.452.000,00 | 64,935 | 0,818 elevado | |
15.727 | 110.396.000,00 | 108,257 | 0,767 médio | |
108.875 | 2.245.994.000,00 | 183,816 | 0,853 elevado | |
Total | 1.775.058 | 23.403.929.045,00 | 693,374 | 0,807 elevado |
- ↑ Primeiros resultados do Censo 2010 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 16 de dezembro de 2010.
- ↑ Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
As escolas com certeza tem uma enorme responsabilidade. Mas isso não deve substituir a educação que eles devem receber em casa dos pais. Atualmente os pais deixam as escolas colocar limites, quando eles na verdade deveriam colocar os limites.
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