domingo, 17 de abril de 2011

V.C. APOIO

VC1 – O avanço científico e tecnológico e seu impacto no mundo do trabalho
Prof. Dr. Luiz Carlos Menezes

Quarto ano do Programa na Rede Estadual de São Paulo.
Observação Importante: todas as vídeosconferências estão disponíveis.

A seguir irei elencar algumas observações minhas anotadas durante esta VC:

“Os jovens que estão chegando ao Ensino Médio, tem a idade da Internet”.  Nossos alunos sabem tanto quanto nós ao utilizar diferentes tecnologias e principalmente ao fazer uso da rede mundial de computadores.
História:
A pirâmide educacional reproduz a estrutura econômica da sociedade industrial, na base encontra-se principalmente o trabalho subqualificado e no ápice encontra-se a direção do sistema, a educação em níveis de pós-graduação.
Nuances:
A educação excluía e selecionava. A sociedade industrial tinha um espaço para o analfabeto e semi-analfabeto.
A pirâmide não é mais funcional. As atividades braçais foram trocadas por atividades de automação e mecanização, respectivamente na indústria e na agricultura.
A base foi estreitada e temos o desemprego estrutural.

As mudanças no mundo, no país, ...
Há novas exigências, entre elas: 
Fazer o que a máquina não faz.
Domínio de múltiplas linguagens. Exemplo: a moda é uma linguagem, é uma forma de expressão. Há uma interface entre a produção têxtil e a forma de vestir.
Saber se reposicionar dentro das mudanças contínuas, a medicina exige mudanças contínuas, dado as descobertas e seus avanços em diferentes campos. A profissão de almoxarife, ela pode se tornar desnecessária e em muitos segmentos já se tornou, pois pode ser suprimida pelo uso de novas tecnologias, por exemplo: uma leitora ótica ao ler o código de barras, armazenará diversas informações, entre elas, o controle de estoque, diminuindo a necessidade deste profissional.
Argumentação e julgamentos práticos ou éticos e estéticos.
Criatividade e apreço pela cultura.
“O ser humano é que inventa o novo”.

A escola deve permitir a participação, a interação e o uso de tecnologias.
Os desafios educacionais pós-revolução industrial. Desafios estes que aparecem nos conteúdos transversais. Alguns desafios:
Associar progresso tecnológico à equidade social, como equilibrar crescimento econômico com o impacto ambiental. No mundo (macroambiente) temos o acidente de Fukuhisma no Japão. No nosso entorno (microambiente) temos que observar:
O que acontece no bairro onde a escola está inserida ou mesmo onde cada mora?
Qual o IDH do nosso município e do nosso país?
Se há ou não saneamento básico?
Qual o impacto desta falta de saneamento básico sobre a saúde da nossa população?
Combater competição predatória e competição individualista. Promovendo atividades solidárias e coletivas.    
Preparar jovens para vida social e produtiva.    
Estimular jovens em busca de rumos pessoais e coletivos.   

Como a escola pode lidar com esse mundo?
Devemos trazê-lo para dentro da escola?
Alguns assuntos interessantes são: trazer a problemática chinesa para dentro da escola, o Brasil dentro do grupo de países emergentes, BRICS. O que são as commodities.
A escola e o mundo do trabalho estão ligados o tempo todo. O cuidado e a limpeza dentro de uma escola são problemas de todos, assim como a segurança.
“A escola como uma coisa viva”.
Os nossos projetos de vida são importantes.
A escola deve dar sentido para os conteúdos, sejam sociais ou científicos, entre outros.
É importante a inclusão de práticas reais na escola. A produção escolar deve ser também da escola.
“A escola que ensina e aprende”.                                                                                                
Para existir uma rede, deve haver uma pauta, que permita uma ordenação.
O nosso Currículo.

Podemos utilizar sites seguros para fazer pesquisas na Internet, dados como do IDH podem ser pesquisados no site do IBGE.
Jornais e Revistas de boa qualidade de informação também podem ser sempre utilizados.
Iremos coletar dados interessantes sobre nosso município, entre eles: que nossa população é de aproximadamente 700000 habitantes e que ele possui apenas 64,935 km2.
Fonte: Wikipédia
Município
População (2010)[1]
PIB (R$) (2005)[2]
Área territorial (km²)
IDH
240.656
25.483.663.530,00
64,167
0,826 elevado
64.113
1.915.590.000,00
128,356
0,786 médio
369.908
1.915.285.000,00
34,967
0,793 médio
200.874
1.809.328.000,00
91,353
0,759 médio
108.436
1.091.263.000,00
17,523
0,801 elevado
666.469
18.310.452.000,00
64,935
0,818 elevado
15.727
110.396.000,00
108,257
0,767 médio
108.875
2.245.994.000,00
183,816
0,853 elevado
Total
1.775.058
23.403.929.045,00
693,374
0,807 elevado


  1.    Primeiros resultados do Censo 2010 (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 16 de dezembro de 2010.
  2. Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (19 de dezembro de 2007). Página visitada em 11 de outubro de 2008.

Um comentário:

  1. As escolas com certeza tem uma enorme responsabilidade. Mas isso não deve substituir a educação que eles devem receber em casa dos pais. Atualmente os pais deixam as escolas colocar limites, quando eles na verdade deveriam colocar os limites.
    http://www.sistema-empresa.com/

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