E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - Ciências Humanas
O Jornal JOCA número 169 está disponível na Escola.
Atividade de Recuperação - - - - - - Disciplina de Filosofia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Filosofia – Professor: Henrique Simões. 1º Anos
Atividade de recuperação.
É a lógica a ciência da verdade?
Emily Elizabeth Constance Jones (1848 – 1922) foi uma importante logicista inglesa. Leia a seguir um trecho de sua obra Elementos de logica como uma ciência das proposições.
Eu proponho que a lógica seja definida como a Ciência do sentido e das relações de proposições, ou, mais brevemente, como a Ciência das proposições.
A lógica é objetiva, pois ela diz respeito aos objetos do pensamento; universal, pois ela se aplica a todos os objetos. Com relação aos objetos conhecidos, ela implica um sujeito de conhecimento. Mas todas as ciências implicam um sujeito de conhecimento, todas elas implicam objetos. É por causa de uma característica única – atravessando uma referência explícita do Objeto de conhecimento ao Sujeito de conhecimento - que a Psicologia é chamada de “subjetiva”: o sujeito do conhecimento, não é aquilo que é conhecido, mesmo na Psicologia. Em qualquer caso, só podemos dizer se nossos processos foram corretos – isto é, lógicos - comparando a proposição que afirma nossos resultados com as proposições que afirmam nossos dados. Se considerarmos que a Lógica se preocupa com os elementos, o sentido e as relações dos enunciados expressos na linguagem, nós lhe designamos uma esfera coextensiva ao conhecimento em si mesmo e de acordo com o reconhecimento dela como sendo universal e de aplicação geral, com o seu velho nome de Ciências das Ciências.
Entretanto, já que se admite que a lógica diga respeito à verdade – com o que nós devemos pensar – e as proposições são validas somente como um meio de alcançar e expressar a verdade, talvez fosse possível perguntar: por que não defini-la de uma vez como uma ciência da verdade? Para isso, creio, pode-se dar uma resposta desdobrada em duas; primeiramente o uso da palavra Proposições em vez de Verdade na definição parece simplificar tanto a aplicação quanto a articulação da ciência, e segundo, não há como expressar a verdade senão por meio das proposições, e não há como testar nenhuma verdade que seja questionada senão comparando a proposição que expressa com outras proposições.
Responda:
1 – Segundo a autora desse texto, o que significa definir a lógica como ciência das proposições?
2 – Retire do texto um trecho que dê sustentação à ideia de que a lógica é a ciência das ciências. Você concorda com esse ponto de vista? Justifique.
3 – A autora, afinal, aceita que a lógica seja a ciência da verdade? Justifique sua resposta utilizando elementos do texto
4 – O que a Lógica e a filosofia tem em comum?
Atividade de Recuperação - - - - - - - Disciplina de Filosofia - - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Filosofia – Professo: Henrique Simões - Atividade 2º Anos
Atividade de recuperação:
Fonte: Tira de André Dahmer, produzida em 2007.
A tira ironiza a utilidade da ética. Para que serve a ética? O que significa ser ético no ambiente escolar, por exemplo? Converse com seus amigos e familiares e registre as conclusões que vocês chegaram.
Atividades de Recuperação - - - - - - - Disciplina de Filosofia - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Filosofia – Professor: Henrique Simões - Atividade 3º ano
Atividade de recuperação.
Identidade e mudança.
As coisas estão sempre mudando. A cada ano que passa as pessoas ficam mais velhas, as crianças crescem e se tornam adultas. Enquanto isso, outras crianças nascem. Enfim, a realidade está em constante transformação e, assim, sentimos o tempo passar. O que, porém, nos permite identificar que algo permanece sendo o que era antes, apesar das mudanças? Observe por exemplo o que mudou na aparência de alguém mais velho próximo a você.
Ocorreram transformações em sua aparência física: seu cabelo se tronou grisalho, seu rosto começou a apresentar rugar da idade e o próprio formato do rosto ficou ligeiramente diferente. Com essas diferenças, o que nos garante que se trata da mesma pessoa? Uma solução enganadoramente fácil para esse problema seria dizer que, apesar das mudanças, ainda há traços comuns, como o formato dos olhos e o das sobrancelhas. Entretanto, não podemos nos basear na aparência pada definir a identidade. Dois irmãos gêmeos univitelinos têm traços quase idênticos, mas não são a mesma pessoa. Assim, a questão continua não resolvida: o que não muda? O que permanece em meio às mudanças e que nos garante a identidade entre o que observávamos antes e i que vemos agora? Em outras palavras, o que define sua essência?
Responda:
1 – O que é a essência de algo? Como você distinguiria a aparência da essência?
2 – O que define sua essência e permanece imutável em você?
Recuperação e Aprofundamento - - - - Disciplina de Sociologia - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ____________________________________nº ____ série:_______ data: 18/09/2020
Atividades de Recuperação de Sociologia 3ª série A
1) Como é a cidade que você vive: Todos tem dignidade, moradia, boas escolas, trabalho? Todos podem ir e vir com tranquilidade? Temos preconceito no Brasil, mesmo com uma Constituição feita pelo povo?
2) Explique o que é o racismo e por que ele existe:
3) Explique sobre o Movimento Operário: suas razões iniciais, lutas, etc. (página 272 do livro de Sociologia):
4) Explique sobre os dois tipos de movimentos sociais:
A) Conjuntural:
B) Estrutural:
5) Quais eram os temas de protestos realizados na América Latina entre os anos de 1960 e 1980? Pesquise e dê exemplos: (página 275 do livro de Sociologia)
6) Conforme a aula online, explique o que se entende por movimentos operário e sindical: Quais as principais reinvindicações?
7) Explique o significado do termo Black Lives Matter: onde e como surgiu, segundo a explicação da aula online:
8) Explique sobre a concentração de terras no Brasil e os movimentos que surgiram em combate a essa prática: (página 277 do livro de Sociologia)
9) Cite, conforme explicado na aula online, as principais leis brasileiras de controle e preservação da natureza:
10) Explique como o meio rural brasileiro, a concentração das terras e o desenvolvimento do capitalismo contribuíram para os movimentos rurais em defesa da terra (página 277 do livro didático):
11) Explique sobre a crise do petróleo na década de 1970: Como os países e suas economias se comportaram nessa crise:
12) Segundo a aula online, explique o conceito de Estado, segundo a Sociologia:
13) Explique, conforme sem entendimento e visto na aula no Centro de Mídias, o que é o Estado e cite algumas de suas características:
14) Explique e pesquise sobre o que faz algumas das pessoas abaixo em alguns dos três poderes:
Senador:
Vereador:
Presidente:
Prefeito:
Juiz de direito:
15) O que é a reprodução capitalista? Leia e explique (página 281 do livro de Sociologia):
Recuperação e Aprofundamento - - - - Disciplina de Sociologia - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ____________________________________nº ____ série:_______ data: 18/09/2020
Atividades de Recuperação de Sociologia 1ª séries A, B e C
1) Faça uma pesquisa sobre a Revolução Industrial: surgimento, mudanças, produção, êxodo rural, etc.
2) Quais foram as primeiras regras sociais que apendemos em nossa própria casa?
3) Explique o tratado do francês Charles de Montesquieu ao escrever “O espírito das leis” (página 23 do livro de Sociologia)
4) Dê exemplos de linguagens, crenças, tradições ou valores que podemos encontrar em vários lugares do Brasil e do mundo:
5) As Ciências Sociais, são importantes fontes de informações para a nossa capacidade de interpretação da realidade. Mesmo com os estudos e teorias científicas, o senso comum é ainda muito utilizado. Explique sobre esse termo grifado: (página 24 do livro de Sociologia)
6) Conforme a aula online, dê exemplos de estruturas de famílias, como elas são formadas, como elas existem, quais os tipos de famílias de antigamente e de hoje:
7) Como podemos observar o positivismo nas Ciências Sociais nos dias de hoje? Quais exemplos citados? (página 26 do livro de Sociologia)
8) Reflita sobre suas amizades: o que você, juntamente com seus amigos ou grupos sociais tem em comum? Como surgiu essa ideia ou essa reunião?
9) Quais os objetos de estudo da Sociologia? (página 27 do livro de Sociologia)
10) Conforme vimos na aula online, como podemos nos socializarmos, utilizando os meios de comunicação e redes sociais? Explique com suas palavras:
11) “Em que consistiria o objeto de estudo da Sociologia na obra de Karl Marx? Explique (página 31 do livro de Sociologia):
12) Conforme vimos na aula online, como podemos nos socializarmos, utilizando os meios de comunicação e redes sociais? Explique com suas palavras:
13) Segundo Marx, quais as duas bases da sociedade moderna, que tem por base relações de propriedade? (página 31 do livro de Sociologia):
14) O que é cultura? Por que a cultura é uma construção histórica e social? Dê exemplos:
15) Dê exemplos de como nos vestimos, comemos, vivemos, etc., aqui no Brasil, em comparação e exemplos a outros países?
Recuperação e Aprofundamento - - - - Disciplina de História - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ____________________________________nº ____ série:_______ data: 17/09/2020
Atividades de Recuperação de História 8º anos A, B, C e D
1) Segundo Montesquieu, explique sobre a divisão dos 3 poderes:
Executivo:
Legislativo:
Judiciário:
2) Qual o lema da Revolução Francesa, inspiradas por Jean Jacques Rousseau? (aula online e livro capítulo 1 página 11 do livro)
3) Conforme as aulas de História do dia, realizadas pela TV e no livro de História (Páginas 48 e 49), explique sobre “A Tomada da Bastilha”. Mínimo de 5 linhas para a sua justificativa:
4) Quem era o rei de Portugal em 1808 que chegou no Brasil Colonial com sua família e qual foi o motivo que fez o reinado português se instalar no Brasil?
5) O que foi o os Atos de Navegação de Cromwell (página 23):
6) Pesquise e reveja a aula online e responda quem foi Simón Bolivar:
7) Para que houvesse o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, diversos motivos favoreceram. Cite dois motivos: (página 33 do livro didático de História).
8) Conforme a explicação nas aulas online, quais os tipos de Independência e como foi o processo de Independência no Brasil? Explique:
9) Cite alguns exemplos de máquinas criadas logo após a Revolução Industrial: (páginas 34 e 35 do livro de História)
10) Conforme a aula online, quem foi José Bonifácio de Andrada e Silva?
11) “A Revolução Industrial contribui para a consolidação do capitalismo ...” Explique o que é a palavra grifada: (página 36 do livro de História).
12) Conforme a explicação na aula online, explique o que foi a Noite das Garrafadas em 1831: (página 146 do livro)
13) Onde fica a Ponte de Amizade? Divide que países da América do Sul?
14) Por que a data de 14 de julho é tão importante para os franceses? (página 44 do livro de História):
15) Explique conforme a aula do Centro de Mídias, sobre a Lei Áurea:
16) Explique como vivia a população francesa na década de 1780 na França, sobre o Antigo Regime francês (página 46 do livro de História):
17) Segundo algumas teorias explicadas na aula online do Centro de Mídias, cite alguns motivos da impopularidade de Dom Pedro I:
18) Explique o que foi o processo revolucionário: (página 48 do livro de História)
Não vamos nos desanimar dos estudos e nem dos desmotivarmos por não irmos à escola.
Lembre-se que a aprendizagem ela se inicia na sua casa primeiramente, pra depois continuarmos na nossa escola.
Nesse momento, vamos estudar como antigamente, em casa, com a ajuda dos nossos entes de casa. A aprendizagem é um tesouro que ninguém pode tirar de você. E só você constrói o tamanho da sua “casa” chamada sabedoria
Professor Thiago Santos.
Recuperação e Aprofundamento - - - - Disciplina de História - - - - E. E. "Professor Orlando Geríbola"
Nome: ____________________________________nº ____ série:_______ data: 16/09/2020
Atividades de recuperação de História 7º anos C e D (1º, 2º e 3º bimestres)
1) Escreva, o que temos de mais moderno nos nossos dias atuais:
2) Faça uma pesquisa sobre a conquista da lua, que foi comparada história da conquista das novas terras durante as Grandes Navegações nos séculos XV, XVI e XVII
3) Cite algumas tribos indígenas que podemos encontrar aqui no Brasil:
4) Explique como funcionava a economia malinesa: (página 29 do livro de História)
5) Explique como era o comércio do Congo, quais os principais produtos comercializados e de onde retiravam? (página 33 do livro didático de História)
6) Conforme as aulas online, em todas as estruturas sociais da América, existia um personagem muito emblemático: o escravo. Explique:
A) o que é um escravo?
B) como os soberanos reis conquistavam seus escravos?
7) Cite que tribos indígenas existem no Brasil atualmente:
8) Quais países europeus colonizaram as Américas Central e do Sul?
9) Quais eram as principais qualidades e técnicas dos Bantos, que em alguns casos, ajudava até a dominar outros povos: (página 31 do livro de História)
10) Como vimos na aula online, quais rodovias do nosso estado, ruas, avenidas, temos com os nomes de alguns bandeirantes aqui em São Paulo?
11) Explique sobre os Iorubás no Brasil (página 37 do livro de História)
12) Segundo a explicação da aula online, qual o modelo administrativo foi instaurado na América Espanhola? Explique:
13) Com a evolução da agricultura na Europa, o aumento da produção de alimento e uma menor necessidade de trabalhos do campo, as pessoas foram relocadas para outros trabalhos. Quais essas novas funções e trabalhos? (página 48 do livro de História)
14) Com a evolução da agricultura na Europa, o aumento da produção de alimento e uma menor necessidade de trabalhos do campo, as pessoas foram relocadas para outros trabalhos. Quais essas novas funções e trabalhos? (página 48 do livro de História)
15) Conforme a aula online, a apostila e o currículo paulista, explique o que foi o Pacto Colonial:
16) “A partir do século XI, a Europa feudal passou por mudanças significativas, algumas das quais merecem especial atenção:” (página 47). Quais são essas mudanças?
17) Explique o que foram as cruzadas: (página 53 do livro de História)
18) Conforme a aula online no Centro de Mídias, o que foi o Mercantilismo e as suas características?
Não vamos nos desanimar dos estudos e nem dos desmotivarmos por não irmos à escola.
Lembre-se que a aprendizagem ela se inicia na sua casa primeiramente, pra depois continuarmos na nossa escola.
Nesse momento, vamos estudar como antigamente, em casa, com a ajuda dos nossos entes de casa. A aprendizagem é um tesouro que ninguém pode tirar de você. E só você constrói o tamanho da sua “casa” chamada sabedoria
Professor Thiago Santos.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - Recuperação e Aprofundamento - - Disciplina de História
Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Zilda - - - Nonos Anos - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
ATIVIDADE 1
1. Leia o texto, analise as fontes abaixo e responda às questões em seu caderno:
Você já pensou como a Bandeira do Brasil foi criada? As bandeiras dos países revelam um papel importante na vida das sociedades, pois criam um sentimento de pertencimento. A ideia moderna das bandeiras, do final do século XVIII e início do XIX, surge da necessidade de identificar a nação como um símbolo, com os valores nacionais e com os conteúdos de sua autodefinição política. A bandeira do Império foi substituída em 19 de novembro de 1889 por um modelo praticamente idêntico ao atual. Tendo sido feita pelo artista Décio Vilares, o novo modelo foi homologado pelo então presidente Deodoro da Fonseca, através do Decreto no 4. Essa bandeira precisou de muito tempo para ser aceita pelo povo brasileiro, já que a própria República não era consenso entre a população. Mesmo sem total aderência dos brasileiros, o novo regime foi implementado e precisou criar símbolos que legitimassem a República. Contudo, essa simbologia não levou a República a ser unânime, havendo movimentos que clamavam pela volta da monarquia desde os primeiros anos do novo regime.
Disponível no site do Senado: . Acesso em: 8 nov. 2019.
a) Você conhece as bandeiras acima? Após observá-las, responda: quais informações elas trazem? Explique.
b) Qual seria a função das bandeiras nacionais para a identidade de um país? Por que foi importante, após a Proclamação da República, em 1889, criar uma nova bandeira?
Saiba mais sobre a Bandeira Imperial: Coroa: símbolo do regime monárquico. Cruz da Ordem de Cristo: valorização do cristianismo no Brasil. Ramos de café e tabaco: representavam os dois principais produtos agrícolas do Brasil Imperial.
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Atividade de Recuperação e Aprofundamento de História – 1° Anos
Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
O texto refere-se ao movimento migratório denominado
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Atividade de Recuperação e Aprofundamento de História – 3° Ano A
No início do século XIX, o naturalista alemão Carl Von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou:
“Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo (…). Esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torná-lo um cidadão satisfeito e feliz.”
Carl Von Martius. “O estado do direito entre os autóctones do Brasil”. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/EDUSP, 1982.
Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius
a) apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e a fauna do país
b) discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios
c) defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz
d) procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América
e) desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora europeia”, típica do século XIX
Fonte: questão de vestibular sobre o imperialismo – ENEM
Recuperação e Aprofundamento - - Disciplina de História - - Professora Zilda - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Recuperação e Aprofundamento de História 2° Anos
O Renascimento, enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista tinha como eixo
a) a sabedoria popular e o domínio da maioria, como mecanismo de combate ao poder aristocrático e de oposição aos novos segmentos sociais em ascensão.
b) a oposição a todas as religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de opinião e tornavam o homem alienado. A igualdade jurídica de todos os indivíduos, suprimindo-se os privilégios de classe e equiparando os direitos e obrigações dos cidadãos.
c) a liberdade de trabalho inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.
d) a valorização do homem por sua razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e superando o misticismo dominante no período medieval.
Recuperação e Aprofundamento - - Disciplina de Sociologia - - Professora Zilda - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Recuperação e Aprofundamento de Sociologia – 2 ° Anos
Leia o texto abaixo:
No mundo dos sinais sob o sol de fogo, os mandacarus se erguem, cheios de espinhos. Mulungus e aroeiras expõem seus galhos queimados e retorcidos, sem folhas, sem flores, sem frutos. Sinais de seca brava, terrível! Clareia o dia. O boiadeiro toca o berrante, chamando os companheiros e o gado. Toque de saída. Toque de estrada. Lá vão eles, deixando no estradão as marcas de sua passagem.
A opinião do autor em relação ao fato comentado está em:
a. “os mandacarus se erguem”
b. “aroeiras expõem seus galhos”
c. “Sinais de seca brava, terrível!!”
d. “Toque de saída. Toque de entrada”.
Fonte: Aprender Sempre - São Paulo Faz Escola – Governo do Estado de São Paulo – 2020 – 9° Ano
Atividades de Recuperação e Aprofundamento - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento - - - Geografia - - - Professora Rita Lemos - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
E. E. Prof. Orlando Geríbola 05/10/2020
Geografia: 8º C e 8º D
Professora: Rita Lemos
Recuperação e Aprofundamento
Objetivo de conhecimento: corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial (EF08GE05)
Elemento do Estado – nação: território nação e governo.
· Território: É o limite físico, delimitado por fronteiras políticas. O Brasil possui suas fronteiras onde se dá o poder do governo Brasileiro, é o campo de atuação do estado onde a nação brasileira vive, as fronteiras brasileiras dividem os estados, as fronteiras políticas são definidas por conflito, guerras e unidades geográficas.
· Governo: É a força política que impõem as regras sociais.
· Estado: O estado estabelece as regras sociais porque é conferido o seu poder, para que a nação local ou até mesmo outros países, o reconheça. Isso impõem respeito e autoridade entre os países.
· Hegemonia: A população é convencida pelo governo que, as suas decisões são fundamentais, então as regras criadas por ele se tornam importante para população, como estrutura para o estado. Por exemplo para manter a ordem, a paz e para o desenvolvimento da economia.
· Coerção: É uso da força física das autoridades quando necessário exemplo: exercito, a marinha etc. é por isso que os países possuem sua força armadas.
· Burocracia: Os agentes burocráticos reafirmam o poder do governo: exemplo, o poder judicial, as penitenciarias, poder legislativo, estes são elementos que fazem o poder do governo acontecer.
· Nação: É um grupo de pessoas que vivem a mesma identidade nacional, etnia, idiomas, religião e realidade concreta, exemplo: a desigualdade social no Brasil. Segundo a ONU, existem 193 estados – nações reconhecidos, mais se levarmos em consideração ainda existe países passando pela movimentação de independência pelo planeta, alguns países devem ser desmembrados e novos países surgiram devido a muitas nações que foram colonizadas e perderam seus territórios originários, e lutam por esse direito ate hoje. Exemplo os povos Curdos uma nação sem pátria.
Exercício de Conceitos de Estado, Nação, Sistema Político e Formas de Governo:
1. A análise geográfica e histórica é feita a partir de várias lentes e conceitos. Assim, é preciso conhecer bem esses conceitos para que a leitura da sociedade e do espaço seja feita de forma adequada. Pensando por esse prisma, observe o conceito a seguir:
“É uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população.”
A que conceito se refere a afirmação acima?
o a) Território
o b) Nação
o c) Estado
o d) Governo
2. 2. A respeito do conceito de território, é correto afirmar que:
I) Ao nos referirmos ao território brasileiro, referimo-nos ao espaço soberano reconhecido internacionalmente.
II) Os limites do território podem ser bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise.
III) Na Geografia, há um consenso exato sobre o que seja o conceito básico de território. Esse conceito é único para todas as análises espaciais, sociais e territoriais.
IV) É possível entender o conceito de território como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.
Estão corretas as alternativas:
o a) I, III e IV.
o b) I, II e IV.
o c) I e III.
o d) Todas as alternativas.
Observação: Atividade de responsabilidade da Professora Rita Lemos.
Recuperação e Aprofundamento - - - Nono Ano C - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
E. E. Professor Orlando Geríbola 05/10/2020
Geografia 9º C
Professora: Rita Lemos
Recuperação e aprofundamento
Objetivo de conhecimento: integração mundial e suas interpretações: Globalizações e mundializações (EF09GE05)
O que promove o processo de globalização é neoliberalismo que, se define como uma doutrina econômica que, surgiu a partir dos anos 80, e a terceira revolução industrial. A partir dessa revolução, todas as inovações principalmente tecnológica e no setor de transporte e comunicação, que permite que o mundo se torne menor. Segundo os historiadores, a globalização atual e fruto da terceira revolução industrial e do neoliberalismo.
· Características básicas: Aumento dos fluxos de mercados e capital, produção em todo espaço mundial das empresas transnacionais. Estas empresas vão produzir onde os custos são menores, e os lucros são altos, e assim vão se expandir pelo mundo, a maioria dos produtos de grande portes, possuem peças de vários países, isso para definir as características da globalização.
· Organismo internacionais: Vão levar para um nível mundial as discussões super importantes após a segunda guerra mundial. Exemplo: a ONU, OMC, FMI e o Banco mundial, que são instituições que discute amplamente questões envolvendo o mundo todo, e todas as questões políticas são discutidas em conjunto, além dos organismos internacionais, existe também os blocos econômicos, são formados por um conjunto de países para direcionar os problemas e conflitos socioeconômicos globais.
· Nova divisão internacional do trabalho: devido a disfunção de produção das empresas transnacionais, criam-se novas divisões de tarefas entre os países. Exemplo alguns países são considerados centrais com a função especifica de produção de tecnologia, investimento financeiro, e, um segundo grupo dos países emergentes fornecedores de matéria prima e mão de obra barata , e um terceiro grupo de países periféricos que se estruturam através da prestação da mão de obra barata.
· Massificação da cultura e do consumo: com o processo de globalização e informação e os avanços, há um processo de massificação da cultura e do consumo. E as transnacionais são responsáveis por esse processo em ação.
· Migração internacionais: as pessoas migram de cidades, estados e países com muita facilidade, as migrações são características da globalização e seguimento da evolução tecnológica dos transportes e comunicações.
Questão 1
· (UFPI) Sobre a economia globalizada:
· a) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.
· b) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.
· c) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.
· d) Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.
Questão 2
· (ENEM 2009 – Prova Cancelada)
· b) O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.
· c) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.
· d) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.
· e) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.
Recuperação e Aprofundamento - - - Nonos Anos - - - Geografia - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
EE. Professor Orlando Geríbola
Geografia - Professora Carmen
9º Anos
Atividades de Recuperação de 2º bimestre
Observe a imagem que apresenta uma “nuvem de palavras” e circule as que mais representam, para você, o processo de globalização.
1- Em seguida, escolha três palavras que você circulou na nuvem de palavras e explique porque elas representam a globalização.
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2- O mundo real está tão conectado com o mundo digital que temos a falsa impressão que sempre foi assim. Você já parou para pensar como seria o mundo sem internet, sem jogos eletrônicos, sem computador, sem celular?
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3- Quando não havia internet, como era a comunicação entre as pessoas? Como circulavam as informações?
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4- E como eram feitas as compras e pesquisas de preços sem lojas virtuais?
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Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Carmen - - - Geografia - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
EE. Professor Orlando Geríbola
Atividades de Geografia – Professora Carmen
1º anos A, B e C
Atividade de Recuperação 2º bimestre
ATIVIDADE – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA
Após a leitura e análise do mapa responda as questões:
1-) Qual o título do mapa?
2-) Qual continente apresenta o menor número de acesso à internet?
3-) Cite dois países do continente europeu que possuem um grande número de acesso a
internet?
4-) Como se apresenta o acesso à internet no Brasil?
Recuperação e Aprofundamento - - - Geografia - - - Professora Carmen - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
EE. Professor Orlando Geríbola
Atividades de Geografia – Professora Carmen
2º anos A e B
Atividade de Recuperação 2º bimestre
A FORMAÇÃO E A EVOLUÇÃO DA REDE URBANA BRASILEIRA
O processo de industrialização no país ocorreu em meio a uma concentração urbana acelerada, desordenada e com a transferência de unidades industriais poluidoras dos países desenvolvidos para os países subdesenvolvidos, atraídas por leis ambientais flexíveis e incentivos governamentais. As metrópoles expandiram-se e conurbaram com as cidades próximas, possuindo alto grau de integração entre si na economia, política, cultura e nos transportes, com demandas de serviços e atividades que não podem ser resolvidas pelos esforços individuais dos municípios. Os problemas deixavam de ser locais, assumindo uma dimensão metropolitana, com isso, surgiu a necessidade dos governos estaduais de criarem as regiões metropolitanas para fins de planejamento urbano regional. Atualmente, tornou-se um grande desafio dos governos garantir a qualidade ambiental das cidades para melhoria das condições de vida da população. Isso envolve manter e ampliar as áreas verdes, dispor regularmente o lixo, exigir a coleta e tratamento do esgoto, e denunciar os crimes ambientais. São ações que devem ser desempenhadas pela sociedade civil, além de reivindicar da gestão pública planos de governos envolvidos nas questões ambientais. É comum ocorrerem iniciativas de urbanização em áreas centrais que valorizam os imóveis, embora esses esforços não sigam na mesma proporção nos bairros periféricos, ausentes de saneamento básico, moradias regularizadas e serviços públicos essenciais. É a classificação das cidades com base no nível de influência econômica, política e serviços que exercem sobre as demais. A rede urbana é um sistema de cidade interligadas por redes de transportes, saneamento e comunicações que viabilizam os fluxos de pessoas, mercadorias, informações e capitais. A hierarquia urbana pode ser categorizada da seguinte forma:
• Metrópole – são cidades sede de uma região metropolitana formada por um aglomerado de cidades, constituindo uma única malha urbana, integrando serviços e infraestruturas urbanas, como exemplo, Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires etc.;
• Cidades globais – são cidades que possuem influências globais como: sede de grandes empresas multinacionais, presença de bolsa de valores, serviços urbanos sofisticados, centros de pesquisa de alta tecnologia etc. (Ex. São Paulo, Londres, Tóquio etc.);
• Megalópoles – região formada por diversas regiões metropolitanas localizadas próximas entre si; são chamadas de megalópole, ou seja, a conurbação de duas ou mais metrópoles, com forte integração econômica e intenso fluxo de pessoas e mercadorias.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
Após a leitura e análise do texto responda as questões:
1-) De que forma a hierarquia urbana pode ser categorizada?
2-) Qual o desafio dos governos para garantir a qualidade ambiental das cidades e melhoria das condições de vida da população?
3-) Como podemos definir uma Rede Urbana?
4-) Dê exemplos de Cidades Globais.
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EE. Professor Orlando Geríbola
Atividades de Geografia – Professora Carmen
3º anos A
Atividade de Recuperação 2º bimestre
LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO.
A América Latina tem cerca de 45 milhões indígenas, segundo o relatório “Povos Indígenas na América Latina” das Nações Unidas. Segundo dados da Cepal, o número de 45 milhões de indígenas em 2010 representa um aumento de 49,3% em dez anos. Em relatório de 2007, o órgão divulgou o total de 30 milhões de indígenas no ano de 2000, na América Latina. Segundo dados do documento, dos 45 milhões de indígenas, 17 milhões vivem no México, e 7 milhões, no Peru. Entretanto, os países com maior proporção de população indígena são Bolívia (62,2%), Guatemala (41%), Peru (24 %) e México (15,1%). O Brasil registra aproximadamente 900 mil indígenas, tendo em torno de 305 comunidades, seguido pela Colômbia, Peru, México e Bolívia. De acordo com o relatório, muitas estão em perigo de desaparecimento físico ou cultural.
Texto adaptado especialmente para o São Paulo Faz Escola. Fonte: Agência Brasil.Relatório da ONU aponta aumento no número de indígenas na América Latina. Disponível em:http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-09/relatorio-da-onu-aponta-aumenta-do-numero-de-indigenas-na-america Acesso em: 24 abr. 2019.
Após a leitura e análise do texto responda:
1-) Conforme o texto, qual é o percentual da população da América Latina considerada indígena?
2-) Quais são os países com as maiores populações de indígenas?
3-) Como a localização geográfica desses países e o seu processo de colonização contribuem para explicar esses dados?
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E.E. Professor Orlando Geríbola
6º anos
Geografia – Professora Carmen
Atividades de Recuperação 2º bimestre
Elementos que compõem um mapa
Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.
Os mapas, como sabemos, formam um importante meio de comunicação, pois são os instrumentos utilizados para a representação de um dado local no espaço, transmitindo não só a localização, mas também as características diversas e previamente selecionadas sobre o lugar em questão. Por isso, existem diversos mapas temáticos, que abordam os elementos naturais e humanos do espaço geográfico.
O título do mapa indica o tema ou assunto, bem como informações gerais como localidade, tempo (em caso de mapas históricos ou com precisão temporal necessária), além de qualquer outro tipo de informação que possa ser relevante para a compreensão daquilo que está sendo representado. É a primeira coisa que uma pessoa deve observar ao ler um mapa.
A legenda, por sua vez, é a especificação do significado atribuído aos símbolos presentes nos mapas.
A orientação cartográfica indica os pontos cardeais que são necessários para que o leitor tenha uma correta noção da posição relativa da área indicada no mapa. Geralmente, ela apresenta-se nos mapas com uma seta apontando para o norte (N), mas também pode ser indicada por uma rosa dos ventos.
A escala, outro importante elemento, é a proporção matemática entre a área real e a sua respectiva representação cartográfica. Existem dois tipos de escala, a numérica e a gráfica, ambas presentes no exemplo do mapa acima.
A projeção cartográfica, geralmente indicada no mapa pelo seu nome (no exemplo acima é uma projeção ortográfica), é a forma ou a base cartográfica que o autor do mapa utilizou para representar uma parte da Terra, que é esférica, em um plano.
Após a leitura do texto e observação do mapa, responda as questões:
1-) Qual a importância dos mapas?
2-) Quais os elementos que compõem os mapas?
3-) Para que serve a escala no mapa? Quais seus tipos?
4-) qual o título do mapa observado?
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E.E. Professor Orlando Geríbola
6º anos A, B e C
Geografia – Professora Carmen
Atividades de Recuperação 3º bimestre
DEGRADAÇÃO DOS SOLOS
O solo é um recurso natural finito. Em uma escala de tempo humana, é um recurso não-renovável e sua perda ou deterioração causam danos inestimáveis. O solo é mais do que o chão em que pisamos ou o meio onde cultivamos plantas. Ele suporta a vida no planeta ao servir de filtro natural para limpar o ar e a água, estocar esse líquido, remover poluentes, reciclar nutrientes e constituir um grande reservatório de vida. Em apenas um grama de solo há bilhões de microrganismos e uma enorme biodiversidade. Portanto, além de prover alimentos, é responsável por relevantes serviços ecossistêmicos. Assim, é importante conhecer os solos, sua distribuição na paisagem e suas propriedades e funções, para que sejam preservados.
A degradação dos solos é um dos problemas ambientais mais sérios em todo o mundo. Mesmo sendo considerados fundamentais para diferentes formas de vida, eles vêm sendo degradados, dia após dia, com a retirada da cobertura vegetal, queimadas, uso excessivo de agrotóxicos na agricultura, compactação, mineração, entre outros
Fonte: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Disponível em: (acesso em: 17 abr. 2020).
Após a Leitura e compreensão do texto responda as questões:
1-) Qual a importância do solo?
2-) Quais os tipos de degradação do solo descritos no texto?
3-) Pesquise em seu livro didático ou na internet os diferentes tipos de solo.
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E.E. Professor Orlando Geríbola
9º anos A e B
Geografia – Professora Carmen
Atividades de Recuperação 3º bimestre
MUNDO DO TRABALHO
O PRODUTO INTERNO BRUTO COMO INDICADOR ECONÔMICO.
PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, que, em linhas gerais, é um indicador econômico bastante utilizado na Macroeconomia (ramo das Ciências Econômicas) que apresenta a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma área geográfica em um determinado período (podendo ser um ano ou um trimestre). Sendo assim, o PIB representa a dinâmica econômica do lugar, apontando o possível crescimento da economia.
PIB per capita ou PIB por pessoa é o indicador que representa o que cada pessoa do local analisado teria do total de riquezas que são produzidas no país. Sendo assim, o PIB é dividido pelo número de habitantes da área, indicando o que cada pessoa produziu. O PIB per capita é considerado, de certa forma, um indicador do padrão de vida.
É importante dizer que, se um país ou um determinado lugar possui um PIB elevado, mas tem muitos habitantes, o PIB per capita será baixo, mas isso nem sempre significa que o país possui uma má qualidade de vida. O mesmo acontece para países com PIB médio, como a Noruega. Por não ser um país muito populoso, o PIB per capita acaba sendo elevado.
É válido ressaltar que países que apresentam elevados PIB per capita tendem a apresentar maiores Índices de Desenvolvimento Humano, visto que o crescimento da renda é proporcional à qualidade de vida. Porém, muitos estudiosos preferem não utilizar o PIB como um determinante da qualidade de vida, já que ele não leva em consideração a distribuição desigual da renda. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para medir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda.
Atividades:
1) Qual é a diferença entre os dois indicadores: PIB e PIB per capita?
2) Qual é o melhor indicador para considerarmos a qualidade de vida de uma população: PIB ou PIB per capita? Justifique a sua resposta.
3) Quais quesitos são analisados para o cálculo do IDH de uma sociedade?
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EE. Professor Orlando Geríbola
3ª Série do E.M.
Geografia – Professora Carmen
Atividades de Recuperação 3º bimestre
O Continente africano
Atividades
1-) Com o auxílio de um atlas geográfico ou outra fonte de pesquisa, indique os países que compõem a região do Sahel.
2-) Indique os países que compõem a região do Magreb.
3-) Marque um X no item que apresenta apenas países africanos.
( ) Nigéria, Jamaica e África do Sul
( ) Madagáscar, Angola e Argélia
( ) Haiti, Somália e Zâmbia
( ) Camarões, Egito e Trinidade e Tobago
( ) Paquistão, Marrocos e Costa do Marfim
4-) Análise as alternativas sobre a África é marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
a) ( ) Mesmo tendo extensão territorial inferior à Ásia e a América, a África é o continente que possui o maior número de países.
b) ( ) A África é o continente que apresenta os maiores problemas socioeconômicos do planeta, fato constatado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos seus países.
c) ( ) Em consequência das condições climáticas existentes, a África possui pouca diversidade natural.
e) ( ) Os países africanos apresentam alto nível de industrialização, principalmente as nações da África Subsaariana.
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EE. Professor Orlando Geríbola
2ª Série do E.M.
Geografia – Professora Carmen
Atividades de Recuperação 3º bimestre
ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TABELA
Tabela 1: População brasileira, de 1890 a 2010, e projeção da população residente para 2020.
1) Considerando as informações apresentadas na Tabela 1 e em seus conhecimentos sobre o tema, podemos afirmar que a população brasileira está crescendo de forma acelerada? Justifique.
ATIVIDADE 2 – leitura, análise de texto
Estudo mostra desigualdades em 20 anos As mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens por semana. Em 2015, a jornada total média das mulheres era de 53,6 horas, enquanto a dos homens era de 46,1 horas. Em relação às atividades não remuneradas, mais de 90% das mulheres declararam realizar atividades domésticas – proporção que se manteve quase inalterada ao longo de 20 anos, assim como a dos homens (em torno de 50%). Esses são alguns dos dados destacados nas séries históricas de 1995 a 2015, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE.
Fonte: Texto adaptado. Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2019. EM_2a serie_3oBI_miolo completo.indb 60 16/04/2020
1) Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as mulheres trabalham em média 7,5 horas a mais que os homens. Esse período maior de trabalho é conhecido como “dupla jornada”. Justifique porque isso ocorre e aponte as implicações.
Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Carmen - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
EE. Professor Orlando Geríbola
1ª. Séries do EM
Geografia – Professora Carmen
Atividades de Recuperação 3º bimestre
O TEMPO GEOLÓGICO E O TEMPO HUMANO
A história geológica da Terra teve início há 4,56 bilhões de anos e desde então muitos eventos ocorreram até o surgimento do homem. Para medir esse longo tempo, podemos utilizar duas escalas: o tempo geológico e o tempo humano. O tempo geológico refere-se ao surgimento, formação e transformação da Terra, no qual é dividido por meio de Éons, Eras e Períodos e cujas medidas relacionam-se em milhões e bilhões de anos. Já o tempo humano diz respeito ao surgimento do homem e sua trajetória histórica e é medido em centenas e milhares de anos.
“Eventos climáticos extremos, como furacões, secas e enchentes estão cada vez mais frequentes. Seriam eles uma prova de que a ação do homem está afetando o clima do planeta? Segundo ele [Paulo Artaxo, Instituto de Física, USP], a ação do ser humano está criando uma nova era geológica, o Antropoceno. ‘A história do nosso planeta sempre foi marcada por alterações geofísicas e geológicas que orientaram a evolução da vida. Isso até o início da Revolução Industrial, em torno de 1850, quando o homem começou a queimar combustíveis fósseis. Com isso, ele ganhou uma possibilidade de alterar a composição da atmosfera, o que afeta diretamente o clima do planeta. A ação do homem está tendo um efeito similar às alterações geofísicas e geológicas que ocorreram ao longo da história do planeta, alterando o clima’, diz. Artaxo explica que a temperatura do planeta já aqueceu um grau, em média, o que significa um aumento de dois graus em áreas continentais. Isso explica alguns fenômenos naturais recentes. ‘Esse aumento de dois graus é uma quantidade imensa de energia no sistema, que é dissipada na forma de furacões, como temos visto ultimamente. Também estamos alterando o padrão de chuvas. Eventos climáticos extremos sempre existiram, mas as mudanças climáticas globais intensificam esses eventos. Temos que preparar o País para essa nova realidade climática que está aparecendo. Isso vai requerer boa ciência e integração entre sociedade e governo’, afirma ele.”
Dessa forma, considera-se que a primeira fase do Antropoceno vai de 1800 a 1945 ou 1950, corresponde portanto, à formação da era industrial. Durante grande parte da história humana, os níveis de crescimento populacional e consumo energético foram mantidos controlados.
Antropoceno significa uma nova era geológica, a era em que estamos vivendo atualmente. Foi criado pois acredita-se na influência que o homem vem causando na Terra.
Fonte: Jornal da USP. 2017. Ação do homem está criando nova era geológica. Disponível em: . Acesso em: 19 fev 2020.
Após a leitura e análise do texto responda as questões:
1) O “Antropoceno” pode ser considerado uma nova era geológica? Justifique.
2) O que é Antropoceno? Quais suas respectivas fases?
3) Defina tempo geológico e tempo Humano.
Professora Rita - - - Recuperação e Aprofundamento - - - Geografia - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
E.E. Professor Orlando Geríbola 03/11/2020
Atividade de Recuperação e Aprofundamento:
Professora: Rita Lemos
Geografia: 9º C
Fases da Globalização
Para facilitar o entendimento, a globalização pode ser dividida em quatro fases:
1ª fase (séculos XV – XVIII): Grandes Navegações e Descobertas Marítimas – Revolução Industrial.
2ª fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo.
3ª fase (final do século XX): 2ª Guerra Mundial – queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista, Guerra Fria.
4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.
Características da Globalização
Agora que você sabe o que é, vamos entender quais são as principais características da Globalização.
A maior característica da Globalização é o surgimento das empresas transnacionais. São empresas que possuem matriz em um país desenvolvido e atuam com filiais em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.
Dessa forma, as empresas transnacionais expandem seu mercado consumidor. Também se beneficiam da mão de obra barata, isenção de impostos, doações de terrenos e outros incentivos oferecidos pelos governos dos países.
Outra característica marcante da Globalização é a interferência nos aspectos culturais de uma sociedade. Certos hábitos incomuns para um determinado país passam a ser normais, pois são aprendidos pela TV e internet.
Estes hábitos podem ser alimentares, o que é evidenciado pelas redes de fast food globais, por exemplo. Podem ser também de consumo de moda, com a atualização das vitrines das grandes lojas de departamento com as mesmas roupas no mundo inteiro.
Veja as principais características da Globalização:
Aumento das relações econômicas entre os países;
Maior produção e consumo de bens e serviços globais;
Informações disseminadas instantaneamente;
Surgimento de empresas multinacionais e transnacionais;
Surgimento de blocos econômicos e diminuição de barreiras comerciais;
Avanços tecnológicos e meios de comunicação;
Economia informal.
Pontos positivos e negativos da Globalização
A globalização é uma realidade que só tende a aumentar. Mas, como qualquer outro processo, também tem seus pontos positivos e negativos.
Pontos negativos da Globalização
Os países em desenvolvimento podem ter que competir muito com indústrias de países desenvolvidos. As novas indústrias podem enfrentar custos mais altos de produção do que as indústrias avançadas, que já têm mais experiência de mercado.
Nas economias pequenas, as marcas multinacionais podem forçar os comerciantes do país, diminuindo a diversidade cultural e a valorização dos produtos nacionais.
Também podemos destacar:
Concentração de riqueza: a maior parte do lucro das empresas transnacionais fica nos países desenvolvidos;
Aumento do desemprego: a Globalização e a revolução tecnológica e científica causaram a automação da produção, ou seja, robôs e máquinas realizando o trabalho antes feito por humanos;
Descaracterização de costumes culturais;
Exploração de matéria-prima e mão de obra barata.
Globalização e meio ambiente
O crescimento das empresas transnacionais foi agressivo para o meio ambiente. A exploração de matérias-primas da natureza é muitas vezes feita de maneira insustentável pela maior parte das corporações capitalistas, gerando poluição e desmatamento.
Por isso, outra característica da Globalização são as alterações climáticas, catástrofes ambientais e poluição das águas.
Com base no texto e no seu nível de conhecimento:
Explique.
Quais foram os indicadores que destacaram as primeiras, segunda, terceira, quarta fase da globalização.
Link: https://www.stoodi.com.br/blog/geografia/o-que-e-globalizacao/
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Recuperação e Aprofundamento - - - Geografia - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
E.E. Professor Orlando Geríbola 04/11/2020
Atividade de Recuperação e Aprofundamento
Professora: Rita Lemos
Geografia: 8ºC e 8ºD
Tema: Movimento social na América Latina:
Com base no texto, leitura e análise do mapa do livro didático pagina 102, responda as questões abaixo.
Há hoje, uma necessidade premente de articular fatores que estimulam dinâmica social, aos movimentos ambientalistas, feministas, raciais e indígenas, que reivindicam educação, saúde, terra, paz, igualdade. A transformação da sociedade reflete mudanças que interferem na qualidade de vida das populações brasileiras, realçando a necessidade de entender sobre a modernização brasileira inserida no contexto globalizado. Este trabalho pretende relacionar a subjetividade coletiva aos movimentos sociais, como categoria suficientemente abrangente para incluir coletividades tão diversificadas. A centralidade do sujeito nas Ciências Sociais contemporâneas acarretou uma inversão da noção clássica de subjetividade coletiva, que consiste num conjunto de tentativas para superar positivamente as antigas e sempre presentes dicotomias que marcaram as ciências sociais, sobretudo a Sociologia. Ao encarar o sujeito como fonte fornecedora de significado ao mundo, sem entrar no mérito das diversas nomenclaturas que a expressam, é bastante razoável dizer que elas aparecem mais ou menos traduzidas na divisão existente entre os conceitos de ação, agência e processo e, de outro, os que privilegiam os conceitos de função, sistema e estrutura.
Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/dasamericas/article/view/17572
1- Qual a importância dos movimentos indígenas na América Latina?
2- Compare a porcentagem de população indígena do México e do Brasil.
3- Quais são os dois critérios mais comum de regionalização de continente americano?
4- Quais características marcam o continente considere a sua extensão norte-sul?
5- Quais potencias europeia iniciam a colonização da América? Em que século isso ocorreu?
Recuperação e Aprofundamento - - Professora Rita - - - Oitavos Anos C e D - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
E.E. Professor Orlando Geríbola 16/11/2020
Atividade de recuperação e aprofundamento:
Orientação – 8ºC e 8ºD
Professora: Rita Lemos
Componente curricular: Geografia
Livro didático página 38, 39, capítulo 3 aspectos
Demográfico. (Habilidade: EF08GE04).
Leia o texto para compreender para melhor compreensão.
Transfere para o caderno de classe esse questionário respondido.
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1. Quando falamos que um lugar é ___________________, estamos dizendo que sua população total é grande. Ao dizer que um local está ___________________, significa que a disponibilidade de recursos, ou a sua distribuição, não é suficiente para atender o contingente populacional. E, por fim, quando um lugar é ___________________, significa que há uma grande quantidade de habitantes por m².
A alternativa que completa as lacunas do texto acima é:
a) superpovoado, precarizado, massificado.
b) populoso, superpovoado, densamente povoado.
c) densamente povoado, precarizado, densamente povoado.
d) superpovoado, precarizado, super-habitado.
e) populoso, superpovoado, super-habitado.
2. Tendo 1,6 milhão de árabes israelenses dentro de seu próprio território e ainda controlando desde 1967 parte considerável da Cisjordânia, Israel acabaria tendo, num dia não muito distante, uma população árabe maior do que a judaica, devido ao alto índice de natalidade entre os palestinos, comparado aos israelenses.
Pois bem, a “bomba demográfica” virou miragem, segundo dados divulgados pelo Bureau Central de Estatísticas de Israel sobre a composição da população em Israel e na Cisjordânia.
Por fatores ainda não devidamente explicados, e talvez ligados, conscientemente ou não, ao constante temor de ver o país varrido do mapa por regimes muçulmanos radicais, o índice de natalidade dos israelenses subiu gradativamente ano a ano até atingir a atual e alta média de 3 filhos por casal, praticamente idêntico ao dos palestinos da Cisjordânia – 3,1 filhos por casal [...].
SETTI, Ricardo. “Bomba demográfica” árabe deixa de existir em Israel. Disponível em: veja.abril.com.br
O governo israelense vem constantemente se preocupando em elevar o número de habitantes do país para que, com um quantitativo populacional maior, consiga maior pressão internacional para avançar sobre o território palestino. De acordo com a leitura do texto, podemos observar que a principal estratégia adotada para aumentar o número de habitantes é:
a) intensificar as taxas de migrações
b) aumentar o crescimento absoluto
c) melhorar a expectativa de vida
d) melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
e) elevar o crescimento vegetativo
3.Dentre os tipos existentes de migração, conforme a classificação que tem como critério o tempo de permanência do migrante no local de destino, aquela que se caracteriza pela migração diária realizada por qualquer pessoa em seu cotidiano é:
a) Migração rotineira
b) Migração Sazonal
c) Migração cotidiana
d) Migração pluritópica
e) Migração pendular
Recuperação e Aprofundamento - - - Professora Zilda - - - História - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Recuperação e Aprofundamento – 1° Anos
O trabalho escravo é uma prática que permeia a história mundial. Sua origem está relacionada às guerras e conquistas de territórios, onde os povos vencidos eram submetidos ao trabalho forçado pelos conquistadores.
Tal atividade fez parte de todas as civilizações da antiguidade como os assírios, hebreus, babilônios, egípcios, gregos e romanos, variando as suas características dependendo do contexto de cada lugar.
Responda:
a) Quem eram os escravos da Grécia antiga?
b) Atualmente o que caracteriza um trabalho escravo?
Recuperação e Aprofundamento - - - História - - - Professora Zilda - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Recuperação e Aprofundamento – 2° anos
A colonização espanhola na América se caracterizou pela modificação da estrutura política, econômica e religiosa das sociedades que habitavam naquele território.
Os espanhóis introduziram no continente americano uma nova religião, idioma, organização econômica e social.
Responda:
a) O que foi a encomienda?
b) Quem eram os chapetones?
Recuperação e Aprofundamento - - - História - - - Professora Zilda - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Recuperação e Aprofundamento – 3° Ano
O Franquismo ou Regime Franquista (1939-1975) foi um sistema político ditatorial constituído na Espanha entre os anos de 1939 a 1976, aos moldes fascistas e liderado por Francisco Paulino Hermenegildo Téodulo Franco Y Bahamonde, mais conhecido como Francisco Franco (1892-1975).
Responda:
Qual a principal característica do Franquismo?
Recuperação e Aprofundamento - - - História - - - Professora Zilda - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Recuperação e Aprofundamento – 6° A
A Civilização Egípcia foi uma das mais importantes civilizações que se desenvolveram na região do Crescente Fértil.
A Civilização Egípcia formou-se a partir da mistura de diversos povos, entre eles, os hamíticos, os semitas e os núbios, que surgiram no Período Paleolítico.
Responda:
a) Entre 2.700 a 2.600 ac C., foram construídas as pirâmides de Guizé, atribuídas aos faraós.
Quais os nomes dos três faraós dos quais foram atribuídas as três pirâmides mais conhecidas?
b) A sociedade egípcia era marcada por uma profunda religiosidade. Era uma sociedade politeísta.
Qual o significado da palavra politeísta?
Recuperação e Aprofundamento - - - Sociologia - - - Professora Zilda - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Recuperação e Aprofundamento de Sociologia – 2° Anos
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Responda:
a) Escreva um prato típico da culinária indígena.
b) Escreva uma vestimenta que faz parte da cultura da região sul.
Recuperação e Aprofundamento - - - História - - - Professora Zilda - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Atividade de Recuperação e Aprofundamento – 9° Anos
Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República em 1955. Rapidamente JK colocou em ação o Plano de Metas e a construção de Brasília, transferindo a capital do Brasil da cidade do Rio de Janeiro para o Planalto Central.
Responda:
a) O que foi o Plano de Metas do governo de JK?
b) Quais os nomes dos arquitetos responsáveis pela obra da construção de Brasília?
Recuperação e Aprofundamento - - - Professor Márcio - - - História - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento - - - Professor Márcio - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento | Mês: Novembro/2020 |
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Ano/Série 6° B/C/D | |
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Professores: Marcio R. Leal | Observação: neste caso havendo mais de um Professor no mesmo ano/série, pode ser elaborada uma única (SA). |
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Disciplina: História | |
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Habilidades Essenciais: | |
Identificar a partir de documentos visuais e escritos as principais características das sociedades indígenas da América, em especial seus aportes tecnológicos, culturais e sociais. | |
Objetos do Conhecimento: | |
Os povos indígenas originários do território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais. | |
Habilidade(s) Suporte: | |
Reconhecer a importância da cultura material para a construção do conhecimento histórico. | |
Situação de Aprendizagem (SA):
Observações: devemos pensar nas etapas, ativação inicial, desenvolvimento e finalização. Assim como nas habilidades cognitivas e socioemocionais. | Os alunos irão ler o texto “Conhecendo os povos indígenas”(livro didático p.119) e responder: 1 – Por que é importante estudar a cultura indígena brasileira? 2 – Qual o significado de Aracaju? 3 – Qual o significado de Curitiba? |
Recuperação e Aprofundamento - - - Professor Márcio - - - Novembro/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Recuperação e Aprofundamento | Mês: Novembro/2020 |
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Ano/Série 7°A/B | |
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Professores: Marcio R. Leal | Observação: neste caso havendo mais de um Professor no mesmo ano/série, pode ser elaborada uma única (SA). |
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Disciplina: História | |
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Habilidades Essenciais: | |
Analisar diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar principais formas de resistência | |
Objetos do Conhecimento: | |
A conquista espanhola da América e a resistência indígena. | |
Habilidade(s) Suporte: | |
Reconhecer o choque cultural entre europeus e indígenas. | |
Situação de Aprendizagem (SA):
Observações: devemos pensar nas etapas, ativação inicial, desenvolvimento e finalização. Assim como nas habilidades cognitivas e socioemocionais. | Os alunos irão ler a página 138 e responder: 1 – Quais foram as formas de resistência dos incas? P.139 2 – Qual foi o fator mais determinante para a conquista espanhola da América? P.140 3 – Quais os números da diminuição da população ameríndia ? |
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