E.E. Professor Orlando Geríbola 04/11/2020
Atividade de Recuperação e Aprofundamento
Professora: Rita Lemos
Geografia: 8ºC e 8ºD
Tema: Movimento social na América
Latina:
Com base no texto, leitura e análise
do mapa do livro didático pagina 102, responda as questões abaixo.
Há hoje, uma necessidade premente de articular
fatores que estimulam dinâmica social, aos movimentos ambientalistas,
feministas, raciais e indígenas, que reivindicam educação, saúde, terra, paz,
igualdade. A transformação da sociedade reflete mudanças que interferem na
qualidade de vida das populações brasileiras, realçando a necessidade de
entender sobre a modernização brasileira inserida no contexto globalizado. Este
trabalho pretende relacionar a subjetividade coletiva aos movimentos sociais,
como categoria suficientemente abrangente para incluir coletividades tão diversificadas.
A centralidade do sujeito nas Ciências Sociais contemporâneas acarretou uma
inversão da noção clássica de subjetividade coletiva, que consiste num conjunto
de tentativas para superar positivamente as antigas e sempre presentes
dicotomias que marcaram as ciências sociais, sobretudo a Sociologia. Ao encarar
o sujeito como fonte fornecedora de significado ao mundo, sem entrar no mérito
das diversas nomenclaturas que a expressam, é bastante razoável dizer que elas
aparecem mais ou menos traduzidas na divisão existente entre os conceitos de
ação, agência e processo e, de outro, os que privilegiam os conceitos de
função, sistema e estrutura.
Link: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/dasamericas/article/view/17572
1- Qual a importância dos movimentos indígenas na
América Latina?
2- Compare a porcentagem de população indígena do México e do Brasil.
3- Quais são os dois critérios mais comum de
regionalização de continente americano?
4- Quais características marcam o continente considere a sua extensão norte-sul?
5- Quais potencias europeia iniciam a colonização
da América? Em que século isso ocorreu?
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