segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Recuperação e Aprofundamento - - - Nono Ano C - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E. E. Professor Orlando Geríbola                                                      05/10/2020                

Geografia 9º C                                                                          

Professora: Rita Lemos

 Recuperação e aprofundamento


Objetivo de conhecimento: integração mundial e suas interpretações: Globalizações e mundializações (EF09GE05)



O que promove o processo de globalização é neoliberalismo que, se define como uma doutrina econômica que, surgiu a partir dos anos 80, e a terceira revolução industrial. A partir dessa revolução, todas as inovações principalmente tecnológica e no setor de transporte e comunicação, que permite que o mundo se torne menor. Segundo os historiadores, a globalização atual e fruto da terceira revolução industrial e do neoliberalismo.

            


·        Características básicas: Aumento dos fluxos de mercados e capital, produção em todo espaço mundial das empresas transnacionais. Estas empresas vão produzir onde os custos são menores, e os lucros são altos, e assim vão se expandir pelo mundo, a maioria dos produtos de grande portes, possuem peças de vários países, isso para definir as características  da globalização.

·        Organismo internacionais: Vão levar para um nível mundial as discussões super importantes após a segunda guerra mundial. Exemplo: a ONU, OMC, FMI e o Banco mundial, que são instituições que discute amplamente questões envolvendo o mundo todo, e todas as questões políticas são discutidas em conjunto, além dos organismos internacionais, existe também os blocos econômicos, são formados por um conjunto de países para direcionar os problemas e conflitos socioeconômicos globais.

            


·        Nova divisão internacional do trabalho: devido a disfunção de produção das empresas transnacionais, criam-se novas divisões de tarefas entre os países. Exemplo alguns países são considerados centrais com a função especifica de produção de tecnologia, investimento financeiro, e, um segundo grupo dos países emergentes fornecedores de matéria prima e mão de obra barata ,   e um terceiro grupo de países periféricos que se estruturam através da prestação da mão de obra barata.

·        Massificação da cultura e do consumo: com o processo de globalização e informação e os avanços, há um processo de massificação da cultura e do consumo. E as transnacionais são responsáveis por esse processo em ação.

·        Migração internacionais: as pessoas migram de cidades, estados e países com muita facilidade, as migrações são características da globalização e seguimento da evolução tecnológica dos transportes e comunicações.

 

Questão 1

 

·        (UFPI) Sobre a economia globalizada:

·        a) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.

·        b) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.

·        c) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.

·        d) Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.

 

Questão 2

 

·        (ENEM 2009 – Prova Cancelada)

·        O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus.
GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 (adaptado).

·        Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que

a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.

·        b) O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.

·        c) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.

·        d) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.

·        e) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário