quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Atividade de Recuperação - - - - - - Disciplina de Filosofia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Filosofia – Professor: Henrique Simões. 1º Anos

Atividade de recuperação.

 

 

 É a lógica a ciência da verdade?

 

            Emily Elizabeth Constance Jones (1848 – 1922) foi uma importante logicista inglesa. Leia a seguir um trecho de sua obra Elementos de logica como uma ciência das proposições.

            Eu proponho que a lógica seja definida como a Ciência do sentido e das relações de proposições, ou, mais brevemente, como a Ciência das proposições.

            A lógica é objetiva, pois ela diz respeito aos objetos do pensamento; universal, pois ela se aplica a todos os objetos. Com relação aos objetos conhecidos, ela implica um sujeito de conhecimento. Mas todas as ciências implicam um sujeito de conhecimento, todas elas implicam objetos. É por causa de uma característica única – atravessando uma referência explícita do Objeto de conhecimento ao Sujeito de conhecimento - que a Psicologia é chamada de “subjetiva”: o sujeito do conhecimento, não é aquilo que é conhecido, mesmo na Psicologia. Em qualquer caso, só podemos dizer se nossos processos foram corretos – isto é, lógicos - comparando a proposição que afirma nossos resultados com as proposições que afirmam nossos dados. Se considerarmos que a Lógica se preocupa com os elementos, o sentido e as relações dos enunciados expressos na linguagem, nós lhe designamos uma esfera coextensiva ao conhecimento em si mesmo e de acordo com o reconhecimento dela como sendo universal e de aplicação geral, com o seu velho nome de Ciências das Ciências.

            Entretanto, já que se admite que a lógica diga respeito à verdade – com o que nós devemos pensar – e as proposições são validas somente como um meio de alcançar e expressar a verdade, talvez fosse possível perguntar: por que não defini-la de uma vez como uma ciência da verdade? Para isso, creio, pode-se dar uma resposta desdobrada em duas; primeiramente o uso da palavra Proposições em vez de Verdade na definição parece simplificar tanto a aplicação quanto a articulação da ciência, e segundo, não há como expressar a verdade senão por meio das proposições, e não há como testar nenhuma verdade que seja questionada senão comparando a proposição que expressa com outras proposições. 

 

Responda:

1 – Segundo a autora desse texto, o que significa definir a lógica como ciência das proposições?

2 – Retire do texto um trecho que dê sustentação à ideia de que a lógica é a ciência das ciências. Você concorda com esse ponto de vista? Justifique.

3 – A autora, afinal, aceita que a lógica seja a ciência da verdade? Justifique sua resposta utilizando elementos do texto

4 – O que a Lógica e a filosofia tem em comum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário