2021
EE Prof. Orlando Geribola
Professora:
Michele Lima Miyake
Turmas: 8º Anos C e D
Copiar e responder no
caderno
Projeto de Vida
•
Autoconhecimento: é
um tipo de conhecimento importante para o desenvolvimento de uma pessoa, pois
quanto mais uma pessoa sabe sobre si mesma, mais consciência tem de si,
intervindo no curso da própria aprendizagem e da vida.
Com base na definição de autoconhecimento, preencha o tabela
abaixo, para você descobrir mais sobre suas qualidades e seus sentimentos do
dia a dia.
Eu sou bom (boa) em |
Eu preciso aprender |
Eu tenho medo de |
Eu me animo quando |
Eu não gosto de |
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Reflita e responda
· Qual sua maior expectativa nesse retorno as aulas?
Desejo um ótimo retorno
e muita saúde.
E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Professora Michele Lima Miyake
Tecnologia e Inovação
7ºB.
A atividade a seguir deve ser feita no caderno (Caso tenha a possibilidade, imprimir, resolver e colar no caderno).
E.E. "Professor Orlando
Geríbola"
Professora: Michele
Lima Miyake
Turmas: 6º Anos A,B,C
e D
Copiar e responder no
caderno
Tema: Esporte de Campo e Taco
Campo e Taco
Nesses esportes,
é preciso rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível para
tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância entre as
bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola. Incluem
modalidades como o beisebol, o softbol e o críquete.
1 – Você conhece algum esporte de campo e taco
citado no texto?
2 – Você conhece alguma brincadeira que utiliza
o taco? Faça uma breve explicação.
3 – Você já vivenciou de algum esporte ou
brincadeira que utiliza o taco?
Sejam bem-vindo.
Desejo um ótimo retorno e muita saúde para
Todos.
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - Professora Michele
JORNAL JOCA - Edição Nº 169
Atividade de Educação Física
Professora: Michele Lima
Faltam menos de 100 dias para a Olimpíada de Tóquio
Esportes / 15 de abril de 2021
Apesar do clima de festa na contagem regressiva e de a organização dos Jogos ter anunciado uma série de medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, o Japão teve o maior recorde de mortes pela covid-19 desde janeiro .
Os arcos, símbolos dos Jogos Olímpicos, foram inaugurados no alto do monte Takao, ponto turístico de Tóquio. Foto: Kim Kyung-Hoon - Pool/Getty Images.
Após serem adiados por um ano por causa da pandemia do novo coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão) devem começar em 99 dias – ou seja, em 23 de julho.
Em 14 de abril, data que marcou os cem dias para o início da Olimpíada, foram inauguradas as estátuas das mascotes dos jogos: os bonecos Miraitowa e Someity. Os aros, símbolos do evento, também foram instalados no topo do monte Takao, um ponto turístico de Tóquio. No mesmo dia, entretanto, o Japão teve o maior recorde de mortos pela covid-19 desde janeiro deste ano. Em 14 de abril, a cem dias das Olimpíadas de Tóquio, foram reveladas as estátuas das mascotes Miraitowa e Someity. Foto.
Como a pandemia ainda ameaça a região e a competição poderia aumentar o número de casos (tanto no Japão como no mundo), algumas cidades do país estão pedindo para o revezamento da tocha olímpica – é uma tradição a tocha “viajar” por várias cidades até chegar à sede do evento – não passar por elas. A cidade de Matsuyama, por exemplo, decidiu cancelar a visita da tocha por lá, como medida de prevenção contra a covid-19.
Apesar do clima festivo e de a organização dos Jogos ter anunciado uma série de medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (saiba mais abaixo), o aumento do número de casos da doença gera incertezas se o evento vai ser realizado na data prevista ou não.
Muitas medidas contra a covid-19 será necessária uma série de regras sanitárias para que os Jogos Olímpicos aconteçam. Em outubro de 2020, a organização da Olimpíada de Tóquio anunciou que o evento terá um espaço reservado para tratar competidores e técnicos que apresentem sintomas do vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19. O local ficará dentro da Vila dos Atletas e poderá isolar os doentes, tanto para que não contaminem outras pessoas como para que recebam os cuidados necessários.
Ainda não foi divulgado como serão realizados os testes para verificar se os participantes estão infectados. Também não há previsão para vacinar os atletas contra a covid-19. O que se sabe, por enquanto, é que os turistas estrangeiros estão proibidos de ir ao evento. As delegações dos países participantes poderão ir apenas para as instalações esportivas e locais predeterminados, que não incluem restaurantes, bares, pontos turísticos e lojas. Para isso, um aplicativo no celular ajudará a monitorar o deslocamento das pessoas, rastreando possíveis focos de infecção.
Fazer quarentena ao chegar ao país será obrigatório, assim como usar máscaras, medir a temperatura e manter o distanciamento social, válido para atletas e torcedores – o público japonês está liberado para ocupar as arquibancadas, pelo menos até o momento. Mas, no lugar de cantar ou gritar, a torcida só poderá bater palmas. Vale lembrar que o chefe do comitê organizador, Yoshiro Miro, anunciou, em setembro de 2020, que o evento ocorrerá “não importa o que aconteça”. Mesmo com a atitude decidida de Yoshiro e a esperança do mundo todo, os Jogos ainda precisam de uma confirmação definitiva, que vai depender da evolução da pandemia.
A preparação dos atletas brasileiros De acordo com uma pesquisa do UOL Esporte feita com 107 atletas brasileiros que já se classificaram ou têm chances de classificação para os Jogos Olímpicos, 67% dos esportistas tiveram que ficar pelo menos três meses sem treinar por conta da pandemia do novo coronavírus. Além disso, cerca de um em cada quatro atletas acredita estar com o nível técnico pior do que tinha antes de março de 2020, quando os esportistas tiveram que mudar a rotina de treinos.
Outro dado do estudo é que um a cada três esportistas entrevistados já foi contaminado pela covid-19. Isso não quer dizer, entretanto, que esteja imune ao vírus. Até a publicação desta reportagem, 200 atletas já tinham vagas garantidas para a Olimpíada de Tóquio – a expectativa é de que a delegação brasileira seja formada por 270 a 280 competidores, o que significa que ainda há chance de mais alguns esportistas se classificarem.
Fontes: CNN Brasil, Comitê Olímpico do Brasil, Época Negócios, Estadão, Folha de S. Paulo, Gaúcha ZH, Globo Esporte, Globo Esporte, Our World in Data e UOL.
Fonte: JORNAL JOCA https://www.jornaljoca.com.br/faltam-menos-de-100-dias-para-a-olimpiada-de-toquio/
Responda a questão abaixo:
1 - Na sua opinião, a Olimpíada de Tóquio deveria acontecer esse ano de 2021? Explique sua resposta.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professora Michele - Educação Física - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Professora Michele - Educação Física - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Street Dance é um rótulo que os americanos criaram para identificar os estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. Muito pensam que Street Dance é um único estilo de dança, mas na verdade é apenas um termo que engloba vários estilos de dança.
A primeira vez que o termo surgiu foi nos anos 30 com o surgimento do Tap Americano (Sapateado)
Os negros americanos, influenciados pelo sapateado clássico Irlandês, criaram uma dança nova com a técnica percussiva dos sons dos pés somada a estrutura e movimentação corporal das danças africanas, uma vez que estas eram sua herança cultural. Por ser uma dança Urbana e que não tinha mais relação com o clássico deram o rótulo de Street Dance.
Depois do Tap se estabilizar na América e se tornar uma dança popular entre anos 30 e 60 nada de novo apareceu e o termo Street Dance ficou em desuso. Somente em 69 esse termo ressurgiu quando Don Campbellock criou a dança Locking. Em seguida nos anos 70 várias outras danças surgiram nos Estados Unidos com a mesma origem, uma dança Urbana e popular.
Apesar de Street em português significar "rua", para os americanos ela não tem exatamente essa conotação, porque, neste caso, Street Dance significa "Dança Urbana do Povo" que não veio acadêmico. Não quer dizer exatamente que ela foi inventada ou dançada nas Ruas.
Entre os estilos de dança urbana, apenas o B. Boying foi criado exatamente nas ruas, durante as Block Partys (testas de rua), que deram origem à Cultura Hip Hop. Os demais estilos de dança tiveram diferentes ambientes para sua criação como Clubs (danceterias), programas de TV, concurso de talentos estudantis etc.. É das ruas porque veio de pessoas que vivem nas cidades.
Nos dias de hoje quando se diz Street Dance ou Dança Urbana Americana você entende por:
Locking, Wacking/Punking, Vogue, Up Rocking, Popping, Waving, Scare Crow, Animation, King Tut, Boogalooing, B. Boying, Hip Hop Freestyle, House Dance, etc.
Street Dance é um rótulo que os americanos criaram para identificar os estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. Muito pensam que Street Dance é um único estilo de dança, mas na verdade é apenas um termo que engloba vários estilos de dança.
A primeira vez que o termo surgiu foi nos anos 30 com o surgimento do Tap Americano (Sapateado)
Os negros americanos, influenciados pelo sapateado clássico Irlandês, criaram uma dança nova com a técnica percussiva dos sons dos pés somada a estrutura e movimentação corporal das danças africanas, uma vez que estas eram sua herança cultural. Por ser uma dança Urbana e que não tinha mais relação com o clássico deram o rótulo de Street Dance.
Depois do Tap se estabilizar na América e se tornar uma dança popular entre anos 30 e 60 nada de novo apareceu e o termo Street Dance ficou em desuso. Somente em 69 esse termo ressurgiu quando Don Campbellock criou a dança Locking. Em seguida nos anos 70 várias outras danças surgiram nos Estados Unidos com a mesma origem, uma dança Urbana e popular.
Apesar de Street em português significar "rua", para os americanos ela não tem exatamente essa conotação, porque, neste caso, Street Dance significa "Dança Urbana do Povo" que não veio acadêmico. Não quer dizer exatamente que ela foi inventada ou dançada nas Ruas.
Entre os estilos de dança urbana, apenas o B. Boying foi criado exatamente nas ruas, durante as Block Partys (testas de rua), que deram origem à Cultura Hip Hop. Os demais estilos de dança tiveram diferentes ambientes para sua criação como Clubs (danceterias), programas de TV, concurso de talentos estudantis etc.. É das ruas porque veio de pessoas que vivem nas cidades.
Nos dias de hoje quando se diz Street Dance ou Dança Urbana Americana você entende por:
Locking, Wacking/Punking, Vogue, Up Rocking, Popping, Waving, Scare Crow, Animation, King Tut, Boogalooing, B. Boying, Hip Hop Freestyle, House Dance, etc.
E.E.
PROF ORLANDO GERIBOLA
NOME:_______________________________________Nº___
6º Ano
PROFª
MICHELE LIMA
ATIVIDADE
DE EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
OU COLAR NO CADERNO E RESPONDA AS QUESTÕES
Continuando
o tema: Danças Urbanas
BREVE HISTÓRICO DO
HIP HOP
Hip Hop é uma cultura popular que
surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década
de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que
também tem na dança e no grafite forte representação. O contexto social era de violência
e criminalidade nesses bairros, e a única forma de lazer possível para os
jovens era nas ruas. Eles encontraram na música, poesia, dança e na pintura uma
forma de manifestação de sua realidade e contestação.
O fundador do hip hop teria sido
Clive Campbell, ou DJ Kool Herc. O primeiro evento da história do hip hop
ocorreu no dia 11 de Agosto de 1973, na festa de aniversário da irmã do Dj,
Cindy Campbell, no número 1520 da Sedgwick Avenue, no Bronx em Nova York. Outra
data que é marco na história do hip hop é o dia 12 de novembro de 1973, dia da
fundação da ONG Zulu Nation que promovia a cultura hip hop como forma de manter
os jovens longe do crime e da violência.O grafite nos muros era a expressão da
pintura na cultura hip hop, e o break era a dança que saía das ruas para as
festas em toda a cidade.
HISTÓRIA DO HIP HOP
NO BRASIL
O disco Hip-Hop Cultura de Rua é o
que marca a chegada do movimento no Brasil. São vários os rappers que
participam do álbum, entre eles Thaíde e Dj Hum, até hoje dos principais nomes
do hip hop nacional.
Mas a cultura hip hop chegou primeiro
ao Brasil através do break dance. Antes do álbum, o hip hop brasileiro tinha
seu espaço nas ruas de São Paulo, mais precisamente no metrô São Bento, em que
os artistas faziam sua performance para quem passasse pela rua e estivesse
disposto a contribuir.
CARACTERÍSTICAS E
ELEMENTOS DO HIP HOP
O hip hop tem quatro elementos
principais: o rap, o DJing, o breaking (praticado pelos b-boys e b-girls) e a
arte do grafite.
Quando o hip hop surgiu,
concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas, eram pequenos
trechos de música com ênfase em repetições, posteriormente, foi acompanhada
pelo rap, identificado como um estilo musical de ritmo e poesia, junto com as
danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.
A relação entre o grafite e o hip hop
surgiu quando novas formas de pintura foram sendo realizadas em áreas onde a
prática do rap, do dj e da dança. Entre as diferentes manifestações artísticas
do movimento hip hop, a música se insere como papel principal, com DJs, MCs
(mestre de cerimônias) e do Rap.
Fonte: Site – www.significados.com.br/hip-hop
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:
1 - O que é hip hop?
2- Qual a origem do hip hop?
3 – O que é a cultura do hip
hop?
4 – No Brasil, qual a cidade
que tem mais forte o movimento do hip hop?
5 – Quais são as principais
características do hip hop?
Até breve, Profª
Michele
E.E.
PROF ORLANDO GERIBOLA
NOME:_______________________________________Nº___
7º Ano
PROFª
MICHELE LIMA
ATIVIDADE
DE EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
OU COLAR NO CADERNO E RESPONDA AS QUESTÕES
Continuando
o tema: Danças Urbanas
BREVE HISTÓRICO DO
HIP HOP
Hip Hop é uma cultura popular que
surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década
de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que
também tem na dança e no grafite forte representação. O contexto social era de
violência e criminalidade nesses bairros, e a única forma de lazer possível
para os jovens era nas ruas. Eles encontraram na música, poesia, dança e na
pintura uma forma de manifestação de sua realidade e contestação.
O fundador do hip hop teria sido
Clive Campbell, ou DJ Kool Herc. O primeiro evento da história do hip hop
ocorreu no dia 11 de Agosto de 1973, na festa de aniversário da irmã do Dj,
Cindy Campbell, no número 1520 da Sedgwick Avenue, no Bronx em Nova York. Outra
data que é marco na história do hip hop é o dia 12 de novembro de 1973, dia da
fundação da ONG Zulu Nation que promovia a cultura hip hop como forma de manter
os jovens longe do crime e da violência.O grafite nos muros era a expressão da
pintura na cultura hip hop, e o break era a dança que saía das ruas para as
festas em toda a cidade.
HISTÓRIA DO HIP HOP
NO BRASIL
O disco Hip-Hop Cultura de Rua é o
que marca a chegada do movimento no Brasil. São vários os rappers que participam
do álbum, entre eles Thaíde e Dj Hum, até hoje dos principais nomes do hip hop
nacional.
Mas a cultura hip hop chegou primeiro
ao Brasil através do break dance. Antes do álbum, o hip hop brasileiro tinha
seu espaço nas ruas de São Paulo, mais precisamente no metrô São Bento, em que
os artistas faziam sua performance para quem passasse pela rua e estivesse
disposto a contribuir.
CARACTERÍSTICAS E
ELEMENTOS DO HIP HOP
O hip hop tem quatro elementos
principais: o rap, o DJing, o breaking (praticado pelos b-boys e b-girls) e a
arte do grafite.
Quando o hip hop surgiu,
concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas, eram pequenos
trechos de música com ênfase em repetições, posteriormente, foi acompanhada
pelo rap, identificado como um estilo musical de ritmo e poesia, junto com as
danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.
A relação entre o grafite e o hip hop
surgiu quando novas formas de pintura foram sendo realizadas em áreas onde a
prática do rap, do dj e da dança. Entre as diferentes manifestações artísticas
do movimento hip hop, a música se insere como papel principal, com DJs, MCs
(mestre de cerimônias) e do Rap.
Fonte: Site – www.significados.com.br/hip-hop
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:
1 - O que é hip hop?
2- Qual a origem do hip hop?
3 – O que é a cultura do hip
hop?
4 – No Brasil, qual a cidade
que tem mais forte o movimento do hip hop?
5 – Quais são as principais
características do hip hop?
Até breve, Profª
Michele
E.E.
PROF ORLANDO GERIBOLA
NOME:_______________________________________Nº___
8º Ano
PROFª
MICHELE LIMA
ATIVIDADE
DE EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR
OU COLAR NO CADERNO E RESPONDA AS QUESTÕES
Tema:
Lutas – Judô
De
acordo com as aulas do Centro de Mídia de São Paulo, iremos estudar um breve
histórico e os principais objetivos do Judô.
JUDÔ
Judô é uma
arte marcial praticada como esporte. Criada por Jigoro Kano em 1882, o judô é
uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa
pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. Foi
considerado esporte oficial no Japão no final do século XIX.
O
primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway. A vestimenta usada no
judô é o judogi, de cor branca ou azul, sendo que o azul é mais utilizado em
encontros importantes.
O
judô tem grande aceitação em todo o mundo, um dos esportes mais praticados, e
uma das únicas artes marciais disputadas nas Olimpíadas. Sua prática não é
restrita somente a homens com vigor físicos, estendendo-se também a mulheres,
crianças e idosos.
Os
judocas são divididos em duas categorias: principiantes (kiu) e mestres (dan).
A cor da faixa utilizada na vestimenta indica o grau de aprendizado. Os
principiantes usam, nesta ordem, faixa branca, azul, amarela, laranja, verde,
roxa e marrom. Os mestres utilizam a faixa preta, a listrada de vermelho e
branco e a vermelha.
O
judô é controlado pela Federação Internacional de Judô (IJF), instituída em
1952, e pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
A
luta acontece em uma plataforma, o tatame, com o objetivo de alcançar um ponto
através de um dos seguintes golpes: derrubar o adversário, obrigando-o a
colocar os ombros no chão; imobilizá-lo por trinta segundos; e chave-de-braço
que será permitida na categoria Juvenil.
Fonte: www.mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica
Ukemi – Queda no Judô
Ukemi waza (em japonês: 受身) é o termo pelo qual se
designam as técnicas das artes marciais japonesas que têm, por
escopo, estudar meios de o praticante controlar a forma de queda, para,
quando atingir o solo, sair-se numa posição ainda favorável. De igual modo,
controlar como se cai implica evitar danos. E, como arte marcial que ensina
técnicas de arremesso, as técnicas de como controlar a
queda são corolário das primeiras.
Posto que
olvidada nas escolas desportivas de caratê, trata-se de uma disciplina
tradicional e não é, senão raramente, vista nas academias desportivas. Há
técnicas para projetar-se nas quatro direções básicas, isto é, para frente,
para trás e para as laterais.
No ambiente
de luta ou treino de qualquer arte marcial,
os praticantes voluntariamente ou não estão sujeitos a sofrerem quedas. Na
verdade, qualquer atividade física, como um simples ato de caminhar, torna a
pessoa sujeita ao risco de se desequilibrar e cair. A ideia básica é não
resistir à queda, mas conduzir o corpo numa trajetória com poucos riscos de
danos.
Fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
Questões
de acordo com o texto:
1 –
Quem criou o Judô?
2 –
Quais são os objetivos do Judô?
3 –
Qual foi o primeiro clube de Judô?
4 –
Como são divididos as categorias dos judocas?
5 –
Qual o objetivo do ukemi no Judô?
Professora Michele - - - - - - Educação Física - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 6º A/B/C/D
COPIAR OU COLAR NO CADERNO E RESPONDA AS QUESTÕES
De acordo com as aulas do Centro de Mídias do Estado de São Paulo, iremos estudar as Capacidades físicas predominantemente mobilizadas na prática dos esportes e da ginástica.
CAPACIDADES FÍSICAS
Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos.
É através das capacidades físicas que se conseguem executar ações motoras, desde as mais simples às mais complexas (andar, correr, saltar, nadar, etc).
O fato de ser mais veloz, mais flexível ou mais forte tem uma origem hereditária, transmissível de pais para filhos, mas também tem a ver com a forma como vamos desenvolvendo/treinando as referidas capacidades ao longo dos anos.
AS CAPACIDADES FÍSICAS PODEM SER ASSIM DEFINIDAS:
AGILIDADE: "Capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção"
FLEXIBILIDADE: "Capacidade de realizar movimentos em certas articulações com amplitude de movimento apropriada”.
FORÇA: "Capacidade de exercer tensão contra uma resistência, que ocorre por meio de ações musculares"
RESISTÊNCIA: "Capacidade de sustentar uma dada carga de atividade o mais longo tempo possível sem fadiga".
VELOCIDADE: "Capacidade de executar movimentos cíclicos na mais alta velocidade individual possível”.
EQUILÍBRIO: "É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.
COORDENAÇÃO MOTORA (destreza): "É a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada”.
Referência Bibliográfica: BARBANTI, V.J. Dicionário de educação física e esporte. 2. ed. São Paulo: Manole, 2003.
Fonte: educacaofisicanamente.blogspot.com/capacidades-fisicas
ESCREVA NOS EXEMPLOS ABAIXO, QUAIS CAPACIDADES FÍSICAS PREDOMINANTE PARA CADA ATIVIDADE FÍSICA:
1. O movimento do chute a gol. Capacidade física:_________________.
2. Corrida de curta distância. Capacidade física: ___________________.
3. Alongamentos. Capacidade física ____________________________.
4. Drible do jogador no adversário na partida de basquete. Capacidade física_____________________.
5. Corrida de longa distância. Capacidade física:____________________.
Aguardo as atividades no endereço de e-mail michelemiyake@prof.educacao.sp.gov.br
Ou pelo whatsApp (11) 98763-0871
Não se esqueça de colocar nome, número da chamada e turma.
Beijos, Professora Michele.
Professora Michele - - - - - - Educação Física - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 7º A/B/C/D
COPIAR OU COLAR NO CADERNO E RESPONDA AS QUESTÕES
Tema: Esporte Técnico-Combinatório – Ginástica Rítmica
De acordo com as aulas do Centro de Mídias do Estado de São Paulo, iremos estudar o Esporte Técnico-Combinatório – Ginástica Rítmica.
GINÁSTICA RÍTMICA
A ginástica rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva (nomenclatura antiga), é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. Praticada apenas por mulheres em nível de competição, tem ainda uma prática masculina surgida no Japão. Pode ser iniciada em média aos seis anos e não há idade limite para finalizar a prática, na qual se encontram competições individuais ou em conjunto. Seus eventos são realizados sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 75 segundos, para as provas individuais, e 150 minutos para as provas coletivas.
A ginástica rítmica desenvolve harmonia, graça e beleza em movimentos criativos, traduzidos em expressões pessoais através da combinação musical, teatral e técnica que transmite, acima de tudo, satisfação estética aos que a assistem. Surgida através dos estudos de Rousseau, assim como as demais modalidades, transformou-se durante o passar dos anos, sempre ligada à dança e à musicalidade, até chegar à União Soviética, onde se desenvolve como prática desportiva, e à Alemanha, onde ganhou os aparelhos conhecidos hoje.
APARELHOS UTILIZADOS NA GINÁSTICA RÍTMICA
São cinco os aparelhos utilizados pelas ginastas nesta modalidade, descritos da seguinte forma:
· Corda - Pode ser feita de cânhamo ou qualquer material sintético, desde que permaneça leve e flexível. Seu tamanho é proporcional à altura da ginasta. Esse aparelho possui também nós em suas extremidades. As extremidades da corda podem ser recobertas com material antiderrapante em cor neutra. Os elementos podem ser realizados com a corda aberta ou dobrada, presa em uma ou nas duas mãos, em direções diferentes, sobre diferentes planos, com ou sem deslocamento, com apoio sobre um ou os dois pés ou sobre uma outra parte do corpo. As ginastas lançam e recuperam a corda executando saltos, giros, ondulações e equilíbrio.
· Arco - O arco é feito de madeira ou plástico, sendo importante que o material não deforme ou seja muito pesado. Possui entre 80 e 90 cm de diâmetro interno e pesa pelo menos de 300 mg. Deve ser rígido, mas sem se dobrar. Este aparato define um espaço, que deve ser usado plenamente pela ginasta, movendo-se de acordo com o círculo formado. São requeridas frequentes trocas de mãos e uma boa coordenação de movimentos. O formato do arco ou aro, como também é chamado, favorece rolamentos, passagens, rotações, saltos e pontes.
· Bola - Feita de plástico ou de borracha, deve ter um diâmetro entre 18 e 20 cm e pesar pelo menos 400 mg. Único aparelho que não é permitido permanecer em contínuo contato com a atleta, a bola deve estar em constante movimento pelo corpo ou em equilíbrio. Jogada e recuperada com controle e precisão, é um elemento dinâmico que valoriza a série da ginasta. Os elementos corporais devem ser executados sobre o apoio de um ou dois pés ou qualquer outra parte do corpo e devem ter forma fixa, ampla e bem definida.
· Maças - São feitas de madeira ou plástico e devem ter entre 40 e 50 cm de comprimento e pesar pelo menos 150 mg cada. A parte mais grossa é chamada de corpo, a parte mais afilada, de pescoço e a parte formada por uma esfera de 3 cm de diâmetro é a cabeça. Delicadeza das mãos é fundamental para se trabalhar bem com esse aparelho. A ginasta usa as maças para executar rolamentos, círculos, curvas e formar o número máximo possível de figuras assimétricas, combinando-as com várias figuras formadas apenas pelo corpo. Exercícios com as maças requerem alto grau de ritmo, coordenação e precisão para boas recuperações.
· Fita - É considerado o aparelho mais plástico da ginástica rítmica e composto por duas partes: o estilete, uma vareta que segura a fita e que pode ser feito de madeira, bambu, plástico ou fibra de vidro e deve medir 0.5 cm de diâmetro e entre 50 e 60 cm de comprimento. Sua forma pode ser cilíndrica, cônica ou uma combinação das duas formas; a fita é de cetim ou outro material semelhante, desde que não engomado. Seu peso não deve ultrapassar 35 mg e deve ter no máximo 4 e 6 cm de largura e 6 metros de comprimento para ginastas de nível adulto. Longa, pode ser lançada em qualquer direção para criar desenhos no espaço, formando imagens e formatos de todo o tipo. Serpentinas, espirais e arremessos exigem da ginasta coordenação, leveza, agilidade e plasticidade.
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Responda as questões de acordo com texto:
1. Qual era a nomenclatura antigamente da Ginástica Rítmica?
2. Nos campeonatos mundiais a Ginástica Rítmica é praticada somente por mulheres? Somente por homens? Ou por mulheres e os homens?
3. Qual o tempo de duração na Ginástica Rítmica nas provas individuais?
4. Qual o tempo de duração na Ginástica Rítmica nas provas coletivas?
5. Quais são os aparelhos utilizados na Ginástica Rítmica?
Aguardo as atividades no endereço de e-mail michelemiyake@prof.educacao.sp.gov.br
Ou pelo whatsApp (11) 98763-0871
Não se esqueça de colocar nome, número da chamada e turma.
Beijos, Professora Michele.
Professora Michele - - - - - - Educação Física - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 8º A/B/C/D
COPIAR OU COLAR NO CADERNO
De acordo com as aulas do Centro de Mídias do Estado de São Paulo, iremos estudar as Ginásticas de conscientização corporal na Educação Física.
GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
As Ginásticas de Conscientização Corporal caracterizam-se por movimentos lentos e suaves, melhora da condição postural e/ou a conscientização de exercícios respiratórios, com o objetivo de melhorar a percepção do próprio corpo.
A ginástica de conscientização corporal consiste em novas maneiras de como o corpo deve ser abordada, e com objetivo desta forma de ginástica, é utilizar diferentes técnicas alternativas ou ginásticas suaves para que o indivíduo se sinta bem, tanto fisicamente, quanto mentalmente.
Alguns exemplos são a biodança, a bioenergética, a eutonia, a antiginástica, o Método Feldenkrais, a yoga, o tai chi chuan, a ginástica chinesa, entre outros.
Fonte: Documento da Base Nacional Comum Curricular.
PESQUISE UMA GINÁSTICA CITADA NOS EXEMPLOS ACIMA, AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, NA GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL.
Aguardo as atividades no endereço de e-mail michelemiyake@prof.educacao.sp.gov.br
Ou pelo whatsApp (11) 98763-0871
Não se esqueça de colocar nome, número da chamada e turma.
Beijos, Professora Michele.
Professora Michele - - - - - - Disciplina de Educação Física - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 6º A/B/C/D
COPIAR OU COLAR NO CADERNO E RESPONDA AS QUESTÕES
De acordo com as aulas do Centro de Mídias do Estado de São Paulo, iremos estudar a Diferenças entre Exercício Físico e Atividade Física.
ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO
Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?
Atividade física é qualquer movimento feito pela musculatura que resulta em gasto energético.
Exercícios físicos são atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética.
O que é de atividade física?
As mais simples ações são atividades físicas. Como exemplo, podemos citar o movimento que produzimos enquanto andamos ou dançamos, corremos, subimos e descemos escadas, entre outras.
O que é exercício físico?
Um exercício físico é toda atividade física sistematizada e programada. Por isso, conta com uma duração de tempo específica, sequências de movimentos para diferentes partes do corpo e proporciona o aumento das aptidões físicas e atléticas.
Além disso, o exercício físico é um importante aliado de quem quer ganhar massa muscular e aumentar a saúde do sistema cardiovascular. Também estimula o sistema imunológico, que passa a ter mais força para combater doenças.
Exemplos de exercícios físicos
Os esportes são exercícios físicos que proporcionam benefícios relacionados à saúde. E também tempo de recreação e diversão (que também fazem bem ao corpo humano).
Entre os tipos de exercícios físicos, podemos citar quatro, difundidos entre os profissionais de educação física: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Dentro destas quatro categorias, há diversos esportes e exercícios.
Fonte: https://www.diferenca.com/atividade-fisica-e-exercicio-fisico
RESPONDA AS QUESTÕES DE ACORDO COM O TEXTO.
1. Escreva uma frase que defina Atividade Física
2. Escreva uma frase que defina Exercício Físico.
3. Dessas atividades abaixo, quais podem ser consideradas Exercício Físico?
a) Brincar de bolinha de gude
b) Treinar Voleibol
c) Treinar Futebol
d) Passear com o cachorro
4. Cite três exemplos de Atividade Física.
5. Cite três exemplos de Exercício Físico.
Aguardo as atividades no endereço de e-mail michelemiyake@prof.educacao.sp.gov.br
Ou pelo whatsApp (11) 98763-0871
Não se esqueça de colocar nome, número da chamada e turma.
Beijos, Professora Michele.
Professora Michele - - - - - - Disciplina de Educação Física - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 7º A/B/C/D
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Tema: Continuação do Esporte Técnico-Combinatório – Ginástica Rítmica
De acordo com as aulas do Centro de Mídias do Estado de São Paulo, iremos estudar o Esporte Técnico-Combinatório – Ginástica Rítmica.
Breve histórico da Ginástica Rítmica
A GR, como é chamada, surgiu por volta da década de 1920, quando foram acrescentados novos exercícios e música à ginástica artística. Seu primeiro campeonato foi disputado em 1961, justamente um ano antes da Federação Internacional de Ginástica reconhecer a categoria. A estreia em Jogos Olímpicos aconteceu mais tarde, em Los Angeles 1984. A ginástica rítmica conta com provas individuais e por conjunto, na qual cinco ginastas se apresentam juntas.
Os aparelhos utilizados na GR são arco, maça, bola, fita e corda.
Curiosidades
- Nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984, as atletas de ginástica rítmica que mostrassem a alça do sutiã perdiam pontos. Logo depois essa regra foi abolida.
- Clube feminino: a ginástica rítmica, assim como o nado sincronizado, abriga somente mulheres desde sua inclusão nos Jogos Olímpicos.
Regras
- A área de apresentação é de 13m por 13m.
- Cada ginasta faz sua apresentação com um dos cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças. Nos Jogos Olímpicos, porém, são utilizados apenas quatro elementos.
- Nos Jogos Olímpicos, o torneio individual tem duas fases: classificatória e finais. As atletas se apresentam com um elemento e as dez melhores avançam à final, quando se reapresentam, desta vez com todos os elementos.
- Na competição por equipes, cada grupo se apresenta com cinco bolas. Em seguida, são utilizadas fitas e arcos. As notas das duas rotinas são somadas, e os oito melhores times passam à final.
- Na apresentação de conjunto, a série deve ter dois minutos e quinze a dois minutos e trinta segundos. Já no individual, um minuto a menos.
Elementos
Bola- Feita de borracha ou material sintético, deve ter peso mínimo de 400 gramas e diâmetro de 18 a 20 centímetros.
Arco - De madeira ou plástico, deve ter, no mínimo, 300 gramas e diâmetro entre 80 e 90 centímetros.
Fita - Possui empunhadura feita de material sintético ou madeira, com diâmetro máximo de 1 centímetro e comprimento entre 50 e 60 centímetros. A fita de cetim tem 5 centímetros de largura e seis metros de comprimento. O elemento deve ter peso mínimo de 35 gramas.
Maças - Feitas de madeira ou material sintético, medindo entre 40 e 50 centímetros de comprimento e massa mínima de 150 gramas.
Corda - Seu comprimento deve ser proporcional ao da ginasta e é feita de linho ou de material sintético.
Fonte: https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/ginastica-ritmica/
RESPONDA AS QUESTÕES DE ACORDO COM OS TEXTOS DO ROTEIRO DE ESTUDO DE AGOSTO E DE SETEMBRO.
1 – A Ginástica Rítmica é:
( ) uma modalidade esportiva. ( ) um espetáculo musical.
2 – A Ginástica Rítmica é praticada:
( ) sobre aparelhos. ( ) Utilizando aparelhos.
3 – A Ginástica Rítmica:
( ) é um esporte olímpico. ( ) não é um esporte olímpico.
4 – A Ginástica Rítmica, nos campeonatos mundiais, é praticada:
( ) apenas por mulheres. ( ) apenas por homens. ( ) por homens e mulheres.
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ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA – 8º A/B/C/D
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De acordo com as aulas do Centro de Mídias do Estado de São Paulo, iremos estudar as Ginásticas de conscientização corporal na Educação Física.
YOGA: O SEGREDO POR TRÁS DA GINÁSTICA DE CONSCIÊNCIA CORPORAL
Você sabe o que a palavra yoga significa? União, um termo que faz muito sentido para quem é adepto da prática, já que os exercícios buscam juntar mente, corpo e emoções.
Uma excelente saída para quem tem dores nas costas, sofre de estresse, quer aumentar a flexibilidade e consciência corporal ou apenas fazer um exercício que dê força à musculatura, a yoga já tem milhares de anos de história e traz diversos benefícios à saúde. Saiba mais sobre os segredos desta antiga e eficiente prática!
COMO O YOGA REFLETE POSITIVAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA?
Um ponto bastante trabalhado nas aulas de yoga é a respiração, que deve ser sincronizada com os movimentos. Este cuidado para sincronizar movimento com respiração ajuda a levar o corpo e a mente para um estado de relaxamento, por meio da consciência corporal. Por isso, é normal as pessoas se sentirem mais leves depois de uma aula de yoga.
Mais do que uma prática física, a yoga é uma filosofia de vida. Ela ajuda a manter a mente focada no agora, contribui para o equilíbrio das emoções e também alivia sintomas de estresse e de ansiedade. Por todos estes motivos, podemos afirmar que o bem-estar proporcionado pela atividade faz com que a qualidade de vida de quem a pratica aumente.
BENEFÍCIOS FÍSICOS
Yoga é uma técnica originada, há alguns milhares de anos, na Índia, com objetivo de alinhar corpo e mente. Para o corpo, são vários os benefícios: alongamento da musculatura e melhora da postura, por exemplo. Além disso, aumento da flexibilidade e da consciência corporal são consequências da prática frequente.
Os movimentos da yoga também se mostram eficientes no alívio de dores na coluna. Para as mulheres, há um benefício extra: existem posições que ajudam a minimizar o desconforto abdominal, comum em períodos menstruais.
CORPO LEVE MENTE LEVE
Existem, além da questão da consciência corporal, os benefícios emocionais, que não só contribuem para o aumento da qualidade de vida, como ajudam a prevenir doenças. Além do relaxamento físico e mental proporcionado pelos movimentos da yoga, a prática também ajuda a manter a mente focada no presente – algo que contribui para afastar o estresse e a ansiedade.
A depressão, hipertensão e as doenças autoimunes e cardiovasculares são alguns dos problemas poucos frequentes entre os praticantes de yoga. Nesses casos, a prática milenar atua eliminando uma possível causa destas doenças – o estresse. Quem tem domínio sobre a mente consegue controlar o sintoma e usar movimentos estratégicos que ajudam a recuperar a calma e afastar sentimentos negativos.
Vale dizer que a yoga também promove o autoconhecimento e ajuda no aumento da autoestima e da autoconfiança. A atividade pode ser feita por pessoas de todas as idades – inclusive por crianças. Para potencializar os resultados, é recomendada a prática da yoga de, pelo menos, 15 minutos por dia, três vezes na semana.
Fonte:http://www.viraser.net.br/artigos/yoga-o-segredo-por-tras-da-consciencia-corporal/
RESPONDA AS QUESTÕES DE ACORDO COM O TEXTO.
1 - Já pensou em começar a praticar a atividade para aumentar a sua qualidade de vida? Qual?
2 – O que significa a palavra yoga?
3 – Qual foi o país de origem da yoga?
4 – Cite algum benefício físico causado pela praticada da yoga.
5 – Qualquer pessoa pode praticar yoga? Para ter um melhor resultado, é recomendada pelo menos quantos dias e quanto tempo?
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