Boletim do SARESP/2021
Análise dos Resultados da Escola –
Nonos Anos
P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”
Total de alunos dos nonos anos: 84
Participação dos alunos no SARESP/2021: 79,2%
Resultados de Língua Portuguesa
2021 – 25,9% dos alunos no Abaixo do Básico, mais de ¼ dos
alunos avaliados nos nonos anos, houve um aumento significativo de alunos neste
nível de proficiência em relação aos resultados anteriormente apresentados;
No nível de proficiência Básico temos 64,2; no nível de
proficiência Adequado temos 9,9 dos alunos e no nível de proficiência Avançado
não há registro de alunos em Língua Portuguesa.
Ações essenciais/sugestões:
Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de
metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa
comunicação/interação/integração de todas as áreas do conhecimento;
Utilização do Jornal JOCA físico e virtual, da área do
professor com as senhas individuais enviadas para os Professores e as senhas
enviadas para uso com os alunos, construção de sequências didáticas e uso das
sequências didáticas disponíveis no site do JOCA de acordo com a BNCC;
Uso dos diversos tipos de tecnologia e de metodologias para
implementação das aulas de Língua Portuguesa;
Projeto de Reforço, Recuperação e Aprofundamento – Aprender
Juntos;
Projeto de Letramento em Língua Portuguesa;
Propostas da Área de Linguagens:
·
Leitura
e interpretação de texto do Currículo em Ação e livro didático com o objetivo identificar
informações explícitas e implícitas em um texto.
·
Propor
atividades de construção de argumentos para que consigam expressar-se de
maneira clara, oralmente e por escrito.
·
Aplicar
autoavaliações para que identifiquem as habilidades adquiridas nos bimestres.
·
Propor
atividades que estimulem a busca de solução de problemas concretos.
·
Desenvolver
atividades e aulas que promovam a análise e interpretação de mapas, gráficos,
infográficos e iconografias de um modo.
·
Desenvolver
atividades que estejam relacionadas com as Coordenadas Geográficas – paralelos,
meridianos, latitude, longitude, conceito de fusos-horários.
·
Propor
atividades que trabalhe a percepção dos diferentes tipos de tempo, sendo eles:
o tempo histórico e da natureza.
Resultados de Matemática
2021 – 48,1 dos alunos no Abaixo do Básico, aproximadamente
50% dos alunos avaliados nos nonos anos, houve um aumento expressivo de alunos
neste nível de proficiência em relação aos resultados anteriormente
apresentados;
No nível de proficiência Básico temos aproximadamente 50% dos
alunos, há necessidade de pensarmos em ações que tragam os alunos do Abaixo do
Básico para o Básico;
No Adequado temos hoje apenas 2,5% dos alunos, resultado
muito inferior a outros anos.
Ações essenciais/sugestões:
Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de
metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa comunicação/interação/integração
de todas as áreas do conhecimento;
Utilização da sala de informática para implementação de
projetos que façam a utilização de sites de Matemática (sugestão: página Ensino
Remoto no BLOG) e implementação da construção de um Laboratório de
Matemática (em construção);
Utilização do material impresso e plastificado da “Caixa de
Matemática”, Projeto de 2021 e que é implementado com certa frequência;
Projeto de Alfabetização Matemática que iniciamos com a
Sondagem Matemática nos sextos e sétimos anos, ditado de números naturais e
atividades no campo aditivo e multiplicativo;
Projeto de Letramento Matemático;
Desenvolvimento de situações problemas que envolvam as operações no campo aditivo e no campo multiplicativo. A proposta também é construir atividades diversificadas/diferenciadas que atendam o público alvo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
Resultados de Ciências da Natureza
2021 – 28,9% dos alunos no nível de proficiência Abaixo do
Básico, resultado positivo em relação aos comparativos disponíveis de anos
anteriormente avaliados;
No nível de proficiência Básico Temos 57,9%, um número de
alunos superior a outros resultados disponíveis no Boletim SARESP;
Temos 11,8% dos alunos no nível de proficiência Adequado, um
resultado muito positivo e 1,3% dos alunos no nível de proficiência
Avançado.
Ações essenciais/sugestões:
Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de
metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa
comunicação/interação/integração de todas as áreas do conhecimento;
Utilização do Jornal JOCA físico e virtual, da área do
professor com as senhas individuais enviadas para os Professores e as senhas
enviadas para uso com os alunos, construção de sequências didáticas e uso das
sequências didáticas disponíveis no site do JOCA de acordo com a BNCC;
Utilização do gênero notícias do Jornal JOCA com ênfase nas
matérias de ciências que são parte inerente deste objeto de aprendizagem,
produção de boas práticas e de ações que possam impactar na comunidade de forma
positiva;
Projeto de Letramento Científico.
Observações Gerais:
Todas as Áreas do Conhecimento participação da Alfabetização
e Letramento específico, devemos sempre ter clareza das competências e
habilidades de nossa disciplina, da importância das 5 macrocompetências e das
17 competências socioemocionais as quais permeiam todas as disciplinas do
Currículo. Tanto na Base Nacional Comum Curricular como na sua parte
diversificada.
Algumas competências sociemocionais aqui pensadas: respeito,
empatia, confiança, organização, foco, autoconfiança e curiosidade para aprender.
Na segunda-feira propomos a discussão e a implementação de
nossas ações para acrescentar no nosso Plano de Ação.
Sugestões do PCG Lúcio Mauro Carnaúba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário