segunda-feira, 7 de março de 2022

P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Plano de Ação - - - Boletim SARESP/2022 - - - ATPCG

 

Boletim do SARESP/2021

 

Análise dos Resultados da Escola – Nonos Anos

P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”

 

Total de alunos dos nonos anos: 84

 

Participação dos alunos no SARESP/2021: 79,2%

 

Resultados de Língua Portuguesa

 

2021 – 25,9% dos alunos no Abaixo do Básico, mais de ¼ dos alunos avaliados nos nonos anos, houve um aumento significativo de alunos neste nível de proficiência em relação aos resultados anteriormente apresentados;

No nível de proficiência Básico temos 64,2; no nível de proficiência Adequado temos 9,9 dos alunos e no nível de proficiência Avançado não há registro de alunos em Língua Portuguesa.

 

Ações essenciais/sugestões:

 

Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa comunicação/interação/integração de todas as áreas do conhecimento;

 

Utilização do Jornal JOCA físico e virtual, da área do professor com as senhas individuais enviadas para os Professores e as senhas enviadas para uso com os alunos, construção de sequências didáticas e uso das sequências didáticas disponíveis no site do JOCA de acordo com a BNCC;

Uso dos diversos tipos de tecnologia e de metodologias para implementação das aulas de Língua Portuguesa;

 

Projeto de Reforço, Recuperação e Aprofundamento – Aprender Juntos;

 

Projeto de Letramento em Língua Portuguesa;


Propostas da Área de Linguagens: 


·         Leitura e interpretação de texto do Currículo em Ação e livro didático com o objetivo identificar informações explícitas e implícitas em um texto.

·         Propor atividades de construção de argumentos para que consigam expressar-se de maneira clara, oralmente e por escrito.

·         Aplicar autoavaliações para que identifiquem as habilidades adquiridas nos bimestres.

·         Propor atividades que estimulem a busca de solução de problemas concretos.

·         Desenvolver atividades e aulas que promovam a análise e interpretação de mapas, gráficos, infográficos e iconografias de um modo.

·         Desenvolver atividades que estejam relacionadas com as Coordenadas Geográficas – paralelos, meridianos, latitude, longitude, conceito de fusos-horários.

·         Propor atividades que trabalhe a percepção dos diferentes tipos de tempo, sendo eles: o tempo histórico e da natureza. 

 

Resultados de Matemática

 

2021 – 48,1 dos alunos no Abaixo do Básico, aproximadamente 50% dos alunos avaliados nos nonos anos, houve um aumento expressivo de alunos neste nível de proficiência em relação aos resultados anteriormente apresentados;

No nível de proficiência Básico temos aproximadamente 50% dos alunos, há necessidade de pensarmos em ações que tragam os alunos do Abaixo do Básico para o Básico;

No Adequado temos hoje apenas 2,5% dos alunos, resultado muito inferior a outros anos.

 

Ações essenciais/sugestões:

 

Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa comunicação/interação/integração de todas as áreas do conhecimento;

 

Utilização da sala de informática para implementação de projetos que façam a utilização de sites de Matemática (sugestão: página Ensino Remoto no BLOG) e implementação da construção de um Laboratório de Matemática (em construção);

 

Utilização do material impresso e plastificado da “Caixa de Matemática”, Projeto de 2021 e que é implementado com certa frequência;

 

Projeto de Alfabetização Matemática que iniciamos com a Sondagem Matemática nos sextos e sétimos anos, ditado de números naturais e atividades no campo aditivo e multiplicativo;

 

Projeto de Letramento Matemático; 


Desenvolvimento de situações problemas que envolvam as operações no campo aditivo e no campo multiplicativo. A proposta também é construir atividades diversificadas/diferenciadas que atendam o público alvo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.  

 

Resultados de Ciências da Natureza

 

2021 – 28,9% dos alunos no nível de proficiência Abaixo do Básico, resultado positivo em relação aos comparativos disponíveis de anos anteriormente avaliados;

No nível de proficiência Básico Temos 57,9%, um número de alunos superior a outros resultados disponíveis no Boletim SARESP;

Temos 11,8% dos alunos no nível de proficiência Adequado, um resultado muito positivo e 1,3% dos alunos no nível de proficiência Avançado.     

 

Ações essenciais/sugestões:

 

Projetos interdisciplinares e transdisciplinares, com uso de metodologias ativas, valorização das temáticas sazonais e que permitem essa comunicação/interação/integração de todas as áreas do conhecimento;

 

Utilização do Jornal JOCA físico e virtual, da área do professor com as senhas individuais enviadas para os Professores e as senhas enviadas para uso com os alunos, construção de sequências didáticas e uso das sequências didáticas disponíveis no site do JOCA de acordo com a BNCC;

 

Utilização do gênero notícias do Jornal JOCA com ênfase nas matérias de ciências que são parte inerente deste objeto de aprendizagem, produção de boas práticas e de ações que possam impactar na comunidade de forma positiva;

 

Projeto de Letramento Científico.

 

Observações Gerais:

 

Todas as Áreas do Conhecimento participação da Alfabetização e Letramento específico, devemos sempre ter clareza das competências e habilidades de nossa disciplina, da importância das 5 macrocompetências e das 17 competências socioemocionais as quais permeiam todas as disciplinas do Currículo. Tanto na Base Nacional Comum Curricular como na sua parte diversificada.

 

Algumas competências sociemocionais aqui pensadas: respeito, empatia, confiança, organização, foco, autoconfiança e curiosidade para aprender. 

 

Na segunda-feira propomos a discussão e a implementação de nossas ações para acrescentar no nosso Plano de Ação.

     

 

Sugestões do PCG Lúcio Mauro Carnaúba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário