sexta-feira, 11 de março de 2022

P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA

"As notícias sobre a Guerra na Ucrânia estão nas redes sociais, nos jornais, nas conversas dos adultos e, assim, passaram a fazer parte do universo das crianças também. Elas sabem que algo grave está acontecendo no leste europeu.


Nossa sugestão para educadores(as), pais ou responsáveis é que comecem levantando questionamentos antes de tentar explicar algo às crianças:
  • Elas realmente entendem o que está acontecendo?
  • As informações que dispõem sobre o assunto são verdadeiras?
  • O que elas estão sentindo em relação aos conflitos: estão calmas, com medo, ansiosas?
Diante de todos os conteúdos e todas as informações que circulam, a criança pode acabar criando uma narrativa assustadora e guardá-la para si mesma, imaginando que o pior está por vir, como a Terceira Guerra Mundial ou ataques nucleares em massa, que poderiam acabar com todo o planeta.

COMO PODEMOS AJUDAR AS CRIANÇAS A CONTROLAR ESSE MEDO?


A primeira coisa é possibilitar que elas entendam o que realmente está acontecendo, apresentando a dimensão das proporções de cada fato e os impactos do conflito em diferentes países, incluindo o Brasil. É importante construir uma visão desapaixonada dos fatos, evitando teorias da conspiração e fake news, a fim de afastar a sensação de catástrofe iminente. Assim, ajudamos elas a construírem um entendimento mais objetivo."

Fonte: Jornal JOCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário