"A Tutoria é uma das metodologias que compõem o Modelo Pedagógico do Programa Ensino Integral, a qual se caracteriza pelo atendimento e acompanhamento dos alunos em sua formação integral, tendo em vista seu pleno desenvolvimento nas atividades promovidas pela escola. A Tutoria é orientada pelos princípios dos Quatro Pilares da Educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser), do Protagonismo Juvenil, da Educação Interdimensional e da Pedagogia da Presença. Segundo esse último princípio, os educadores devem se fazer presentes na vida dos alunos em todos os tempos e espaços da escola, tendo como referências seu papel de acolher o aluno e de mediar a construção de seu conhecimento, a missão1 da escola e as responsabilidades da Tutoria.
O Programa Ensino Integral tem, entre seus fundamentos, a preocupação em compreender o aluno e trabalhar com ele a partir de suas potencialidades, levando em consideração o desenvolvimento do Protagonismo Juvenil. Daí a importância e a pertinência da Tutoria, por meio da qual o educador tem a oportunidade de acompanhar e estimular os alunos na conquista do seu progresso pessoal e educacional. Ou seja, como uma metodologia de trabalho pedagógico, a Tutoria representa o pleno e constante apoio dos educadores ao aluno, visando ao alcance de seu sucesso escolar (excelência acadêmica) e à realização de seu Projeto de Vida. Espera-se que o tutor, numa ação coordenada entre todos os educadores, desenvolva um trabalho que tem como diretriz contribuir para que os objetivos, os valores e as metas do Plano de Ação da escola possam ser realizados para todos os alunos."
Fonte: SEE/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário