sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Síntese da Reunião: Novo Ensino Médio: Aprofundamento Curricular dos Itinerários Formativos - - - Meus agradecimentos

 Modelo de plano de aula para Ensino Híbrido


Principais ideias: 


Recursos: computador, celular, acesso a internet, materiais pessoais (caderno), material audiovisual, data show, TV, lousa branca, livro didático, recursos relacionados aos itinerários formativos que serão desenvolvidos, diário de bordo, livros, 


Espaços de Aprendizagem: Sala de aula, sala de informática (laboratório), sala de leitura, 


Atividades: realização de pesquisas, construção de gráficos a partir de dados pesquisados em sites confiáveis, assistir documentários pertinentes aos temas propostos; refletir sobre a importância das diferentes mídias na aprendizagem, conversa inicial,  levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre determinado assunto/conteúdo, diagnóstico, elaboração de perguntas,  sondagem inicial, roda de conversas com alunos, materiais pedagógicos de apoio ao planejamento e práticas de aprofundamento, reflexão sobre o conteúdo trabalhado e a relação com seus projetos de vida,  apresentação dos alunos nos demais espaços de aprendizagem da escola,  produções artísticas (cartazes), roda de leitura, música pertinente ao tema, relatórios, disparar questões norteadoras, seminários e debates em sala de aula, tempestade de ideias (brainstorming), formulário no forms,  atividade prévia que deverá ser iniciada em casa, 


Papel do aluno: ser protagonista e pesquisar dados/informações com a mediação dos professores, ser participativo, assistir um documentário proposto para sua formação com respeito e munido de materiais para registro, elaborar roteiro de entrevistas, fazer a leitura dos textos complementares, participação e reprodução quando no desenvolvimento de determinado conteúdo/assunto, participação ativa (protagonista), prestar atenção nas aulas, 


Papel do professor: mediar o conhecimento, tirando dúvidas dos seus alunos, organizar os grupos colaborativos; fomentar possíveis discussões/debates durante a explanação de um conteúdo em sala de aula, apresentar a comanda da atividade, organizar acervo de vídeos sobre determinado assunto, Mediar, orientar, auxiliar e intervir nas possíveis dúvidas dos alunos, interventor, 


Observações se os objetivos das aulas foram cumpridos: análise da participação efetiva do educando, verificar a produtividade do aluno de um ponto de vista qualitativo, de acordo com o seu envolvimento nas propostas de aprendizagem, escuta e olhar atento, análise das produções individuais e coletivas dos alunos, registros dos alunos nas atividades,  comprometimento na produção de redações, registrar todo o processo no diário de bordo, avaliar em relação a participação efetiva do aluno, pesquisas sempre pertinentes ao tema,  acompanhamento do desenvolvimento de uma determinada atividade, levantamento de hipóteses,  análise dos argumentos/participação nos seminários/debates, identificar a aprendizagem dos alunos a partir das suas diversas manifestações no contexto da sala de aula, observar a compreensão dos alunos em relação as informações/dados estatísticos e o seu impacto nos posicionamentos das pessoas na vida em sociedade,   


Modelo híbrido: sala de aula invertida.  


Muito obrigado pelas contribuições

Professores da E.E. "Professor Orlando Geríbola" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário