sexta-feira, 14 de maio de 2021

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - ELETIVA - - - Professora Christiane - - - Segundo Bimestre - - - Oitavos Anos A e B

 Disciplina: Eletiva Professora Christiane

Tema: A história das profissões ao longo do tempo e as mudanças com o advento das novas tecnologias.

Alunos, bora mais uma aula e dando continuidade a aula do CMSP, vamos falar um pouco do Povo americano – Parte IV: armas, germes e aço

Quais são os objetivos desta aula?

• Durante muito tempo, a conquista americana foi justificada por se apontar que os europeus estariam levando civilização aos povos nativos, muito embora tenhamos percebido que eles eram, à sua maneira, civilizados.

• Portanto, nosso objetivo hoje é analisar a conquista do Novo Mundo buscando responder a essas perguntas: como e por que os europeus conquistaram o mundo?

Você já parou pra pensar que, enquanto os egípcios, na África, estavam utilizando uma engenharia bastante avançada para erguer as pirâmides, outros povos do mundo estavam simplesmente lutando para sobreviver? Ou que os gregos construíram instituições políticas que são referências ainda hoje, que os persas, no Oriente Médio, criaram uma superpotência militar e que os hindus, os sumérios e os chineses traçavam as primeiras linhas de uma escrita, enquanto outros povos viviam de modo rudimentar e usando ainda ferramentas de pedra? Já vimos que mesmo aqui na América isso ocorreu. Teotihuacan, Tenochtitlán, Chichén Itzá ou Cuzco conviveram ao mesmo tempo com caçadores coletores e outros povos de agricultura ainda primitiva. A nossa pergunta de agora é: por que isso aconteceu?

Para o pesquisador Jared Diamond, podemos observar que todas as civilizações que atingiram algum tipo de grandiosidade tiveram três principais características: uma população suficientemente grande, o uso e a criação de tecnologias avançadas e, não podemos esquecer, uma quantidade relevante de trabalhadores para colocar essa máquina para funcionar. Mas, é claro, isso não explica o motivo de os europeus terem conquistado o restante do globo. Então, o que aconteceu?

Os indícios apontam que a agricultura surgiu em algum lugar no Oriente Médio com o trigo e a cevada, porém foi seguida por outras regiões como na China, com o cultivo de arroz, na África, com o cultivo de sorgo, e nas Américas, com o cultivo de milho, abóbora e feijões. São três os pontos importantes dessa história:

a) Você pode deixar seu acampamento pelo menos um pouco mais fixo.

b) É possível alimentar um número maior de pessoas. Os passos da dominação Jared Diamond, que está nos acompanhando nessa jornada, acredita que a agricultura foi um dos primeiros elementos importantes que contribuíram para a existência da desigualdade entre os povos. Agricultura? Por que a agricultura?

c) ATENÇÃO: Nem todos os lugares que desenvolveram agricultura prosperaram, isso porque nem todos os lugares tinham alimentos fáceis de serem cultivados e nutritivos. Algo que aconteceu por volta de 9 mil anos atrás e que foi outro passo essencial para o surgimento das grandes civilizações foi a domesticação dos animais. Pense no seu cachorro ou no seu gato, nos patos, nas galinhas ou no gado em geral: porcos, cabras, cavalos, vacas. Esse tipo de relação com as demais espécies foi muito importante para que a espécie humana pudesse prosperar. Sabemos que os primeiros seres humanos que domesticaram animais também eram agricultores. E você pode nos perguntar: o que isso tem a ver com a domesticação dos animais? Eles foram capazes de fornecer às pessoas alimento nutritivo muito mais fácil de ser conseguido do que por meio da caça, além do leite, que não precisava que o animal fosse morto para que as pessoas pudessem se alimentar deles. Além disso, há o couro, que facilitava o aquecimento tanto com roupas quanto como cobertura de cabanas, podemos falar do esterco, que aumentava a fertilidade das plantações. Outros animais ainda eram capazes de ajudar a arar a terra, como os cavalos e os bois. Ou seja, o contato com os demais animais, embora não tenha sido lá muito bom para os bichos, facilitou muito a vida das pessoas. Para que a domesticação de um animal seja vantajosa, é necessário que ele tenha um amadurecimento rápido. Um elefante, por exemplo, leva 15 anos para poder ser usado para trabalhar. Também é importante que ele viva em grupos, porque basta você dominar o líder do grupo para dominar o grupo inteiro. E, por fim, ele precisa se dar bem com humanos. Um exemplo do contrário disso são as zebras, que nunca foram domesticadas.

Domesticação

Existem por volta de 2 milhões de espécies no planeta. Ainda que muitas delas possamser domesticadas ou tenham sido parcialmente domesticadas, nem todas puderam ser utilizadas pelos seres humanos. Alguns carnívoros, por exemplo, precisariam de outras espécies para serem alimentados. Imagine quanto não come um leão ou um tigre, por exemplo!

Ou seja, o ponto importante em nossa conversa é que nem todas as regiões do mundo possuíam animais que pudessem ser utilizados pelo ser humano. Um exemplo disso é a ilha de Papua-Nova Guiné. O maior animal que existe na região é o porco, mas ele só fornece a carne. Na América, havia, sim, lobos e, aqui na América do Sul, temos as lhamas, os porquinhos-da-índia, mas nenhum animal que pudesse “trabalhar”.

Até a Revolução Industrial, as melhores máquinas agrícolas que existiam eram os animais de carga. Só que eles não existiam na América, na África subsaariana ou na Oceania. Com um animal de carga você consegue fazer com que sua plantação seja mais produtiva, podendo alimentar mais pessoas e produzindo maior excedente e maior tempo livre para pensar em outras coisas como tecnologia.

Atividade 1

a)    Minha comida vem de onde?”: Pesquise sobre algum alimento de que você goste, faça um desenho dele e tente descobrir de qual região do mundo ele é nativo e compartilhe com seus colegas.

b)    De acordo com o texto, responda:

Nas civilizações, quais foram as três principais características observadas pelo pesquisador Jared Diamond?

Os indícios apontam que a agricultura surgiu no Oriente Médio. Agora me diz o que cultivaram na China, África e nas Américas?

Atividade 2

Com todas as mudança nos últimos anos, civilizações, indígenas, revolução industrial e tecnologia. Podemos perceber que esse avanço tecnológico deu um salto gigantesco e o que era uma simples máquina de datilografia, hoje se transformou numa máquina inteligente ou melhor um robô.  

Responda:

a)    Você que nasceu nos meados de 2005, conseguiria viver igual as antigas civilizações, onde precisavam plantar, colher e caçar para sobreviver? Justifique sua resposta.

b)    Qual profissão você escolheria, Técnico em Informática ou Agricultor? Justifique sua resposta? Está pergunta entrará em debate em sala.

c)    Se você pudesse mudar alguma coisa em relação a tecnologia, o que seria?

d)    A partir da profissão que você escolheu para seu futuro, faça uma comparação de salários e mercado de trabalho entre 3 profissões. Explique para os colegas em sala.

 

Envie para o meu e-mail christianef@prof.educacao.sp.gov.br

Não deixem de assistir ao CMSP, pois é muito importante a participação de todos para as notas do 2°Bimestre.

 

Boa sorte e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário