Dinâmicas com as Competências Socioemocionais
Inicialmente vamos entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências, discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos. São 17 competências socioemocionais.
O jogo repete apenas a competência socioemocional em um coração vermelho (17).
Primeira Proposta de dinâmica
Deixar virada as cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco) Professores sem virar a cartela escolham uma.
Logo em seguida após essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.
Exemplo:
Macrocompetência: Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .
Logo em seguida pedir que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido. Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências socioemocionais e seus respectivos conceitos.
Faça o mesmo procedimento para as demais macrocompetências.
Encerrada essa etapa, espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.
Agora distribua as 17 cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que os Professores procurem seus pares.
Exemplo: Empatia com empatia.
Não há problemas se sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.
Agora é o momento de verificar se os GRUPOS estão corretos.
Exemplo: Amabilidade – Empatia – Respeito – Confiança.
A ideia neste momento é compreender os conceitos.
Segunda Proposta de Dinâmica
Propor aos Professores ou Alunos que formem 5 (cinco) grupos, cada grupo irá receber uma macrocompetência e as competências socioemocionais correspondentes. No total serão distribuídas as 17 (dezessete) competências socioemocionais.
Os corações vermelhos (17) serão também distribuídos nos mesmos grupos. O Professor ou Aluno que receber o coração deverá formar par no grupo e juntos devem propor ideias e sugestões para que essa habilidade socioemocional seja bem compreendida pelos demais participantes.
Terceira Proposta de Dinâmica
Propor aos Professores e Alunos formar um coração único com as 17 (dezessete) habilidades socioemocionais.
Nas bordas do coração vermelho devem ser colocadas as 5 (cinco) macrocompetências.
Peça que uma pessoa retire uma macrocompetência e faça a leitura em voz alta e em seguida convide o número de pessoas que devem compor o seu grupo de acordo com as competências socioemocionais requeridas.
O Professor Coordenador pode e deve apoiar o Professor ou sendo na sala de aula cabe ao Professor apoiar o seu aluno no momento de construir os grupos.
Exemplo: Amabilidade, devem ser convidadas 3 (três) pessoas para o grupo.
Professor Lúcio Mauro Carnaúba
Cartelas Plastificadas (13) - - - Ideias para serem desenvolvidas em 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário