sábado, 30 de janeiro de 2021

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Material pedagógico plastificado - - - PCP Lúcio

 Dinâmicas com as Competências Socioemocionais

 

Inicialmente vamos entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências, discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos.  São 17 competências socioemocionais.

O jogo repete apenas a competência socioemocional em um coração vermelho (17).

 

Primeira Proposta de dinâmica

 

Deixar virada as cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco) Professores sem virar a cartela escolham uma.

Logo em seguida após essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.  

Exemplo:

Macrocompetência: Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .

Logo em seguida pedir que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido. Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências socioemocionais e seus respectivos conceitos.

Faça o mesmo procedimento para as demais macrocompetências.

Encerrada essa etapa, espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.

Agora distribua as 17 cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que os Professores procurem seus pares.

Exemplo: Empatia com empatia.

Não há problemas se sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.

Agora é o momento de verificar se os GRUPOS estão corretos.

Exemplo: Amabilidade – Empatia – Respeito – Confiança.

A ideia neste momento é compreender os conceitos.

 

Segunda Proposta de Dinâmica

 

Propor aos Professores ou Alunos que formem 5 (cinco) grupos, cada grupo irá receber uma macrocompetência e as competências socioemocionais  correspondentes. No total serão distribuídas as 17 (dezessete) competências socioemocionais. 

Os corações vermelhos (17) serão também distribuídos nos mesmos grupos. O Professor ou Aluno que receber o coração deverá formar par no grupo e juntos devem propor ideias e sugestões para que essa habilidade socioemocional seja bem compreendida pelos demais participantes. 

 

Terceira Proposta de Dinâmica

 

Propor aos Professores e Alunos formar um coração único com as 17 (dezessete) habilidades socioemocionais.

Nas bordas do coração vermelho devem ser colocadas as 5 (cinco) macrocompetências.

Peça que uma pessoa retire uma macrocompetência e faça a leitura em voz alta e em seguida convide o número de pessoas que devem compor o seu grupo de acordo com as competências socioemocionais requeridas.

O Professor Coordenador pode e deve apoiar o Professor ou sendo na sala de aula cabe ao Professor apoiar o seu aluno no momento de construir os grupos.

Exemplo: Amabilidade, devem ser convidadas 3 (três) pessoas para o grupo.  





 

Professor Lúcio Mauro Carnaúba  



Cartelas Plastificadas (13) - - - Ideias para serem desenvolvidas em 2021

 




Fonte das Imagens: celular pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário