quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Acolhimento 2021

 

Mapa da Empatia

 

1.   Caixinha de Dúvidas

Alunos escrevem ou desenham dúvidas ou temáticas que gostariam

de conversar durante os momentos de acolhimento.

2.   Quem é você na quarentena?

Estudantes fazem produções que representam o que fizeram durante

a quarentena. Após as produções, cada aluno apresenta para o grupo

e discute de forma amistosa e empática.

3.   Eu e minhas emoções.

Estudantes fazem produções representando algumas emoções e na

sequência relatam situações durante a quarentena em que se sentiram assim.

4.   Boas-vindas para engajar!

Com os estudantes reunidos, o diretor da escola faz uma abertura

mobilizadora e engajadora do Dia do Acolhimento, apresentando as

atividades que serão realizadas e seus principais objetivos. Ao final,

é proposta uma ação de cobertura do dia nas redes sociais.

5.   O que trago na bagagem?

Em quartetos, os estudantes refletem sobre as mudanças que ocorreram no mundo, nas suas comunidades e nas suas vidas com a crise do novo coronavírus e registram em filipetas ou notas adesivas por meio de texto ou desenho. Em seguida, compartilham com os demais colegas.

 

 

6.   Árvore dos Sonhos!

A partir de uma roda de conversa, cada estudante (possível também incluir professores e funcionários) registra seus sonhos.

Conhecer e registrar os sonhos de estudantes (e professores e funcionários, se for o caso) após a crise do novo coronavírus. Refletir se os sonhos foram mudados a partir da vivência dessa crise sanitária.

Os estudantes podem ser organizados em suas turmas de origem ou turmas mistas e é possível agregar aos grupos os professores e outros funcionários da escola. Preparar um painel que represente a árvore dos sonhos e afixar em mural dentro ou fora da sala. Realizar um tempo de roda de conversa onde cada um que se sentir confortável compartilha seus sonhos e se houve alguma mudança neles a partir das experiências vividas no período de isolamento social.

 

7.   O que muda na escola?

Retomar o objetivo do Dia da Acolhida e as produções realizadas. Realizar novos combinados para a continuação do período letivo.

Reforçar a intenção de acolhida da comunidade escolar e compartilhar adaptações que foram planejadas para a continuidade do período letivo.

8.   O MEME (ou post) da minha quarentena!

Estudantes são convidados a selecionar previamente qual foi o meme ou o post que melhor representa a sua experiência durante a quarentena. Os estudantes compartilham o meme ou post e contam como o interpretaram e porque ele foi escolhido.

9.   A família dentro da escola!

Equipe gestora e professores apresentam aos familiares/tutores dos alunos qual é a proposta da escola para a conclusão do período letivo, quais ajustes foram feitos e quais foram os combinados para garantir o clima favorável para a aprendizagem.

10.               O que aprendi na quarentena?

Estudantes, professores e demais funcionários compartilham o que aprenderam durante o período de distanciamento social.

Reconhecer que o período de crise também foi um período de geração de ideias inovadoras sobre o dia a dia e de aprendizados nos mais diversos âmbitos da vida.

11.               Experiências dos professores!

Em outras atividades deste conjunto, os estudantes tiveram espaço para trocar experiências entre si, atividades mediadas pelo professor. Desta vez, os professores também compartilham com os estudantes o que desejarem e julgarem pertinente e relevante sobre como vivenciaram o período de quarentena, contam um pouco sobre si mesmos e sobre os impactos que o afastamento social teve sobre eles.

Propiciar aproximação empática entre professores e estudantes (quem são, que boas experiências podem trazer para exemplificar o que deu certo para eles nesse período, que experiências negativas impuseram um desafio de superação e como lidaram com as situações etc.)

 

12.               Construção da Cápsula do Tempo!

Os estudantes dialogam sobre os aprendizados e expectativas em relação à escola a partir deste momento, e registram três projeções para o ano. Em seguida, personalizam um repositório em que essas projeções serão depositadas, de modo que só sejam lidas novamente ao final do ano.

Criar um repositório de mensagens em que os estudantes expressem suas expectativas e projeções quanto à transformação da escola após a pandemia.

13.               Meus amigos me ajudam!

Os estudantes pensam sobre sua rede de apoio social e aprendem, por meio da observação e reflexão, sobre como podem se inspirar em exemplos de comportamentos a serem empregados no relacionamento interpessoal de qualidade.

Estimular a observação da importância da rede de apoio social e também sobre como ela pode nos inspirar na construção de bons relacionamentos.

HABILIDADES

 QUEM EU INDICO?

a) Elogia ou felicita alguém?

 

b) Faz algo agradável para alguém?

 

c) Mostra que aprecia a interação com as pessoas com quem conversa?

 

d) Faz novos amigos com facilidade e ativamente?

 

e) Cumprimenta uma pessoa de maneira gentil?

 

f) Atrai atenção positiva de colegas?

 

g) Expressa preocupação pelos outros?

 

h) Atrai atenção positiva de adultos?

 

i) Faz uma sugestão ou solicitação de forma gentil?

 

j) Oferece ajuda a alguém?

 

l) Mostra cuidado e apoio aos sentimentos de outra pessoa de forma empática e respeitosa?

 

m) Age de forma responsável, considerando as necessidades e dificuldades dos outros

(por exemplo, evitando ser vetor do Covid-19)

 

n) Confia nos outros e assume que eles

querem sempre o melhor para ele(a)?

 

Os alunos devem escrever os nomes dessas pessoas ao lado de cada habilidade e compartilhar histórias ou exemplos sobre o motivo de escolher cada pessoa. Ao final, o professor deve estimular os estudantes como tarefa de casa a perguntar para essas pessoas escolhidas sobre como conseguiram ser bons naquelas habilidades e depois pedir que compartilhem em plenária o que descobriram a respeito em um próximo período, resgatando também o que foi discutido no encontro anterior.

 

14.               Pensando positivamente!

Conhecer visões específicas e positivas sobre nós tem o poder de promover o hábito do pensamento otimista. Essa atividade visa a oferecer oportunidades de interação entre os colegas para reforçar as vantagens da linguagem intencional de suporte ao outro.

15.               Como eu me sinto?

Nesta atividade, os estudantes terão a oportunidade de estimular o autoconhecimento e a identificação dos próprios sentimentos e como lidar com eles de modo efetivo.

Fornecer estratégias concretas que os estudantes podem empregar para autorregular os próprios sentimentos e, consequentemente, comportamentos.


16.               Como quero me sentir?

Nesta atividade, os estudantes são estimulados a pensar sobre como gostariam de se sentir daqui em diante e, desse modo, abordar elementos necessários para que esses sentimentos sejam fomentados. Assim, ao tratar de como queremos nos sentir, também será possível identificar sentimentos que requerem atenção para que não causem prejuízos a esses sentimentos objetivados e para abordar o modo como se deve lidar com eles.

Trabalhar com as emoções e sobre como alcançar resultados positivos  no modo como lidamos com o afeto.

17.               O que levo comigo dos encontros de acolhimento?

Ao rever os conteúdos produzidos ao longo dos encontros de acolhimento, os jovens são convidados a refletir sobre o que levam de mais importante das atividades realizadas para, então, produzir conteúdos para suas redes sociais.

Promover a apropriação de resultados dos encontros de acolhimento, de modo que os jovens se reconheçam nas atividades realizadas e identifiquem o que mais aprenderam.

18.               Avaliação dos momentos de acolhimento

Este momento deve ser um encerramento dos encontros de acolhimento (sem contar aqueles propostos de checagem das manifestações socioemocionais dos estudantes ao longo do período que se segue). Nele, os coordenadores pedagógicos/escolares apresentam às turmas os combinados escolares consolidados em conjunto por todos e, em seguida, é realizada uma roda de conversas avaliativa sobre toda a jornada de acolhimento.

Promover uma avaliação geral dos momentos de acolhimento e apresentar aos jovens os combinados escolares consolidados.

Fonte: https://avaefape.educacao.sp.gov.br/pluginfile.php/1904955/mod_page/content/206/instituto-ayrton-senna-fichas-de-acolhimento.pdf

 Nossos agradecimentos ao Professor Jonathans.

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