sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Ideias para 2021

 Dinâmicas com as Competências Socioemocionais

 

Inicialmente vamos entender a construção do material pedagógico, são 39 cartelas plastificadas onde 5 (cinco) cartelas são representadas pelas macrocompetências, discriminados seus conceitos; em seguida temos as competências socioemocionais correspondentes a determinada macrocompetências, discriminados seus conceitos.  São 17 competências socioemocionais.

O jogo repete apenas a competência socioemocional em um coração vermelho (17).

 

Primeira Proposta de dinâmica

 

Deixar virada as cartelas com as 5 (cinco) macrocompetências e solicitar que 5 (cinco) Professores sem virar a cartela escolham uma.

Logo em seguida após essa etapa, peça que um dos Professores faça a leitura da cartela.  

Exemplo:

Macrocompetência: Amabilidade – amabilidade é a capacidade ... .

Logo em seguida pedir que 3 (três) Professores se encaminhem até a mesa onde estão as competências socioemocionais e escolham aquelas jugam corretas em relação ao conceito lido. Neste momento estará sobre a mesa apenas as 17 cartelas com as competências socioemocionais e seus respectivos conceitos.

Faça o mesmo procedimento para as demais macrocompetências.

Encerrada essa etapa, espera-se que 22 (vinte e dois) Professores tenham sido contemplados.

Agora distribua as 17 cartelas com as competências socioemocionais nos corações vermelhos e peça que os Professores procurem seus pares.

Exemplo: Empatia com empatia.

Não há problemas se sobrarem cartelas, há a possibilidade de 39 (trinta e nove) participantes.

Agora é o momento de verificar se os GRUPOS estão corretos.

Exemplo: Amabilidade – Empatia – Respeito – Confiança.

A ideia neste momento é compreender os conceitos.


Observação: poderia fazer na sala de aula com os alunos. 

 

Professor Lúcio Mauro Carnaúba 




Fonte das Imagens: celular pessoal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário