EE Professor Orlando Geríbola
Tecnologia e Inovação
Professora: Mary
Ano / Série: 6° Anos A, B e C
ATIVIDADE 4° Bimestre
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
CULTURA MAKER
A cultura maker se
baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir,
reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias
mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações
entre grupos e pessoas. Um aspecto importante desse universo "maker" é o espaço físico, sendo
famosos os laboratórios de fabricação onde estão disponíveis máquinas e
ferramentas como impressoras 3D,
cortadoras a laser, equipamentos e acessórios para desenvolver
eletrônica. Nesse contexto, são notórios os chamados "makerspaces", fab labs ou
mesmo os já mais tradicionais hackerspaces,
que permitem a disseminação da cultura maker. No Brasil vemos eventos semelhantes acontecendo com encontros
de grupos de pessoas que usam controladores como Arduino day, Campus Party, Flisol. No mundo, o maior evento maker é a Maker Faire, que ocorre em várias cidades pelo
mundo com a participação de grandes referências tecnológicas. Há também edições
itinerantes. O Rio de Janeiro foi até então a cidade escolhida para a
realização deste evento no Brasil.
A realidade é que este tipo de cultura já existia há
décadas e foi responsável pela criação e evolução de indústrias inteiras como
foi o caso da indústria dos computadores pessoais que teve suas origens no
Homebrew Computer Club, ou Clube dos Computadores Caseiros. Foi no Homebrew
Computer Clube que Steve
Jobs e Steve
Wozniak apresentaram
pela primeira vez o Apple I. Hoje em dia, com a chegada e popularização de tecnologias de
construção super sofisticadas como a impressão 3D e os microcontroladores como o
Arduino, o Movimento Maker pode ser apenas o início de uma revolução industrial
de proporções gigantescas e bastantes profundas para nossa sociedade. Um dos
pilares do movimento maker é o compartilhamento de informações e tecnologia. O
criador do Arduino - uma das grandes referências para a massificação dos
makers - desenvolveu este microcontrolador como open hardware. E
assim também se desdobra para qualquer projeto que uma pessoa esteja
idealizando ou desenvolvendo.
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Roteiro de estudos – Atividade
ATIVIDADE 01:
Agora que você conheceu um pouco da Cultura Maker,
separe alguns materiais recicláveis como: caixa de leite, tampinhas de
refrigerante, papelão, garrafa pet , plástico, rolos de papel higiênico,
canudo, caixa de fósforo, etc. E elabore um projeto da Cultura Maker, BORA
CRIAR.
Organize alguns materiais recicláveis
e monte um ou mais objeto com base no modelo abaixo ou da sua escolha.
Observação: Não deixe-me acumular as atividades… assim, que finalizar, tirar a foto e enviar!!! E-mail maryaparecidaprof@hotmail.com
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