quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Tecnologia e Inovação - - - Professora Mary - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Quarto Bimestre

 

EE Professor Orlando Geríbola

Tecnologia e Inovação

Professora: Mary

Ano / Série: 6° Anos A, B e C


 

ATIVIDADE 4° Bimestre


 

PENSAMENTO COMPUTACIONAL

 

CULTURA MAKER


cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas. Um aspecto importante desse universo "maker" é o espaço físico, sendo famosos os laboratórios de fabricação onde estão disponíveis máquinas e ferramentas como impressoras 3D, cortadoras a laser, equipamentos e acessórios para desenvolver eletrônica. Nesse contexto, são notórios os chamados "makerspaces", fab labs ou mesmo os já mais tradicionais hackerspaces, que permitem a disseminação da cultura maker. No Brasil vemos eventos semelhantes acontecendo com encontros de grupos de pessoas que usam controladores como Arduino dayCampus PartyFlisol. No mundo, o maior evento maker é a Maker Faire, que ocorre em várias cidades pelo mundo com a participação de grandes referências tecnológicas. Há também edições itinerantes. O Rio de Janeiro foi até então a cidade escolhida para a realização deste evento no Brasil.

A realidade é que este tipo de cultura já existia há décadas e foi responsável pela criação e evolução de indústrias inteiras como foi o caso da indústria dos computadores pessoais que teve suas origens no Homebrew Computer Club, ou Clube dos Computadores Caseiros. Foi no Homebrew Computer Clube que Steve Jobs e Steve Wozniak apresentaram pela primeira vez o Apple I. Hoje em dia, com a chegada e popularização de tecnologias de construção super sofisticadas como a impressão 3D e os microcontroladores como o Arduino, o Movimento Maker pode ser apenas o início de uma revolução industrial de proporções gigantescas e bastantes profundas para nossa sociedade. Um dos pilares do movimento maker é o compartilhamento de informações e tecnologia. O criador do Arduino - uma das grandes referências para a massificação dos makers - desenvolveu este microcontrolador como open hardware. E assim também se desdobra para qualquer projeto que uma pessoa esteja idealizando ou desenvolvendo.

 

      Roteiro de estudos – Atividade

 

ATIVIDADE 01:

Agora que você conheceu um pouco da Cultura Maker, separe alguns materiais recicláveis como: caixa de leite, tampinhas de refrigerante, papelão, garrafa pet , plástico, rolos de papel higiênico, canudo, caixa de fósforo, etc. E elabore um projeto da Cultura Maker, BORA CRIAR.

Organize alguns materiais recicláveis e monte um ou mais objeto com base no modelo abaixo ou da sua escolha. 



Observação: Não deixe-me acumular as atividades… assim, que finalizar, tirar a foto e enviar!!! E-mail maryaparecidaprof@hotmail.com

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