Recuperação e Aprofundamento |
Mês: Outubro/2020 |
|
|
Ano/Série |
6º ano A, B, C e D |
|
|
Professores: |
Maria Aparecida Leal Monzani |
|
|
Disciplina: |
Ciências |
|
|
Habilidades Essenciais: |
EF06CI06- Concluir com base na
análise de ilustrações e ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos
são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização. |
|
|
Objetos do Conhecimento: |
O corpo humano e os níveis de organização dos seres vivos. |
|
|
Habilidade(s) Suporte: |
(EF01CI02)- Localizar, nomear e
representar as partes do corpo humano, por meio de desenhos, aplicativos,
softwares e/ou modelos tridimensionais e explicar as funções de cada parte. |
|
|
Situação de Aprendizagem (SA): Observações: devemos pensar nas etapas, ativação inicial,
desenvolvimento e finalização. Assim como nas habilidades cognitivas e
socioemocionais. Materiais utilizados: |
Ativação inicial: ●
Conhecimento prévio:
Retomada de conteúdos (OS PRINCIPAIS ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO) através
de questão disparadora e leitura de texto, apresentando o título da aula,
solicitando que os estudantes citam os órgãos que conhecem, assim como suas
principais funções. Desenvolvimento: ●
Solicitar aos alunos que façam a leitura do texto “O Corpo humano”)
e resolvam as questões, esclarecendo que o corpo humano é composto por
diversos órgãos, que trabalham para manter vivo e que são importantes para
manter o bem-estar, a saúde plena e o equilíbrio. Avaliação final: ●
Solicitar que observem imagens e que respondam
algumas questões; ●
Realizem desenhos e pesquisas e que façam os devidos
registros no caderno. Caderno do aluno 6º ano, volume 2 -Situação de
aprendizagem 2- Níveis de organização dos seres vivos; Aula do CMSP
apresentada dia 29/06. https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2087/os-principais-orgaos-e-suas-funcoes
|
E.E PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA
NOME:
______________________________________________Nº____ 6º ANO____
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO/ CIÊNCIAS/ OUTUBRO
____________________________________/_________________________________
O CORPO HUMANO
O corpo humano é formado por vários órgãos e sistemas, que trabalham
de maneira conjunta para garantir o funcionamento perfeito do organismo. Se
observamos a nível microscópico, podemos perceber a presença de milhares e
milhares de células, que formam os tecidos, os órgãos e os sistemas,
característica essa que nos permite afirmar que os seres humanos são organismos
pluricelulares.
Níveis de
organização do corpo humano
O corpo humano pode ser
analisado em diferentes níveis de organização. Podemos
estudar as células, os tecidos, os órgãos ou ainda os vários sistemas.
Considerando as células como o primeiro nível hierárquico de organização,
temos:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/corpo-humano.htm
QUESTÃO DISPARADORA:
1.
➔
Como os seres vivos estão organizados?
________________________________________________________________________________________________________________
➔
Como os órgãos se relacionam?
________________________________________________________________________________________________________________
2. Um órgão, por mais
importante que seja, precisa do auxílio dos demais para conseguir manter o
funcionamento do corpo em harmonia. Explique quais são as funções dos seguintes
órgãos?
a) Fígado:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Coração:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
➢ Observe a imagem abaixo e
responda às questões 3, 4 e 5.
3. Quais são os órgãos
que compõem o sistema cardiovascular?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Quais são os órgãos
que compõem o sistema digestório?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Por que devemos beber
muita água? Quais são os benefícios da água para o nosso organismo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário