quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Recuperação e Aprofundamento - - - Ciências - - - Professora Maria Monzani - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Recuperação e Aprofundamento

Mês: Outubro/2020

 

 

Ano/Série

6º ano A, B, C  e D

 

 

Professores:

Maria Aparecida Leal Monzani

 

 

Disciplina:

Ciências

 

 

Habilidades Essenciais:

EF06CI06- Concluir com base na análise de ilustrações e ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.

 

 

 

 

Objetos do Conhecimento:

O corpo humano e os níveis de organização dos seres vivos.

 

 

 

 

Habilidade(s) Suporte:

(EF01CI02)- Localizar, nomear e representar as partes do corpo humano, por meio de desenhos, aplicativos, softwares e/ou modelos tridimensionais e explicar as funções de cada parte.

 

 

 

 

 

Situação de Aprendizagem (SA):

 

 

 

 

Observações: devemos pensar nas etapas, ativação inicial, desenvolvimento e finalização. Assim como nas habilidades cognitivas e socioemocionais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Materiais utilizados:

 

 

Ativação inicial:

 

        Conhecimento prévio:  Retomada de conteúdos (OS PRINCIPAIS ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO) através de questão disparadora e leitura de texto, apresentando o título da aula, solicitando que os estudantes citam os órgãos que conhecem, assim como suas principais funções.

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento:

        Solicitar aos alunos que  façam a leitura do texto “O Corpo humano”) e resolvam as questões, esclarecendo que o corpo humano é composto por diversos órgãos, que trabalham para manter vivo e que são importantes para manter o bem-estar, a saúde plena e o equilíbrio.

 

Avaliação final:

        Solicitar que observem imagens e que respondam algumas questões;

        Realizem desenhos e pesquisas e que façam os devidos registros no caderno.

 

 

 

 

Caderno do aluno 6º ano, volume 2 -Situação de aprendizagem 2- Níveis de organização dos seres vivos; Aula do CMSP apresentada dia 29/06.

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2087/os-principais-orgaos-e-suas-funcoes

 

 

 

  

 

E.E PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA

NOME: ______________________________________________Nº____ 6º ANO____

 

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO/  CIÊNCIAS/ OUTUBRO

____________________________________/_________________________________

 

O CORPO HUMANO

O corpo humano é formado por vários órgãos e sistemas, que trabalham de maneira conjunta para garantir o funcionamento perfeito do organismo. Se observamos a nível microscópico, podemos perceber a presença de milhares e milhares de células, que formam os tecidos, os órgãos e os sistemas, característica essa que nos permite afirmar que os seres humanos são organismos pluricelulares.

Níveis de organização do corpo humano

O corpo humano pode ser analisado em diferentes níveis de organização. Podemos estudar as células, os tecidos, os órgãos ou ainda os vários sistemas. Considerando as células como o primeiro nível hierárquico de organização, temos:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/corpo-humano.htm


QUESTÃO DISPARADORA:

1.

    Como os seres vivos estão organizados?

________________________________________________________________________________________________________________

    Como os órgãos se relacionam?

________________________________________________________________________________________________________________

2. Um órgão, por mais importante que seja, precisa do auxílio dos demais para conseguir manter o funcionamento do corpo em harmonia. Explique quais são as funções dos seguintes órgãos?

a)    Fígado: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Coração:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

     Observe a imagem abaixo e responda às questões 3, 4 e 5.

 



3. Quais são os órgãos que compõem o sistema cardiovascular?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Quais são os órgãos que compõem o sistema digestório?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Por que devemos beber muita água? Quais são os benefícios da água para o nosso organismo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário