terça-feira, 6 de outubro de 2020

Professora Mary - - - - Disciplina de Tecnologia e Inovação - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE Professor Orlando Geribola

Professora:  Mary

Tecnologia e Inovação

Ano/turmas: 6° anos A,B e C

 

PRIMEIRA ATIVIDADE/MÊS DE OUTUBRO

 

 

ATIVIDADES PROPOSTA PARA ESTA SEMANA: APRENDENDO A PROGRAMAR

 

        Utilizando o Caderno do aluno de Tecnologia e Inovação volume 3

         Páginas 53 e 54

 

Antes de iniciar a atividade 1, responda as questões abaixo:

 

A)O que você entende sobre a Ciência da Computação?

 

B) Qual é a linguagem do computador?

 

C)Como eles conseguem exibir imagens e sons?

 

Atividade 1 – Conversão: números decimais em números binários

 

Nessa atividade, usaremos seis cartões, recorte seis retângulos de papel sulfite (5 cm por 8 cm) e coloque eles em uma mesa, no sentido da direita para a esquerda.

Sempre que a face do cartão que exibe os pontos estiver virada para baixo, o número binário associado ao cartão será o zero (0). Por outro lado, sempre que a face do cartão mostrar os pontos, o número binário associado ao cartão será o um (1).

Veja o exemplo:

Para converter para base 2, vamos dividir o número 9 por 2 e, em seguida, dividimos o quociente obtido por 2, e assim sucessivamente, até obter o quociente igual a 1:

 

       9 : 2

1         4  :  2

0    2   : 2

      0    1         (quociente final – encerrar a divisão).

 

Anotar os números resultantes do último quociente e dos restos nesse sentido.

Assim, teremos: 9 = 1 0 0 1

 

Com o uso dos cartões, e lendo no sentido da direita para a esquerda, transforme em linguagem binária os números decimais abaixo:

a ) 01: __ __ __ __ __ __R: 0 0 0 0 0 1

b ) 60: __ __ __ __ __ __

c ) 11: __ __ __ __ __ __

d ) 31: __ __ __ __ __ __

e ) 08: __ __ __ __ __ __

f ) 10: __ __ __ __ __ __

g ) 20: __ __ __ __ __ __

h ) 33: __ __ __ __ __ __

i ) 57: __ __ __ __ __ __

j ) 09: __ __ __ __ __ __

 

Solução:

a) (O número 1, não dividimos por 2, porém podemos escrevê-lo na base 2, utilizando as propriedades de potenciação: 20 = 1)

Após finalizar as atividades enviar por e-mail maryaparecidaprof@hotmail.com

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