terça-feira, 21 de abril de 2020

Construindo um Jogo Matemático, minha ideia é usar palavras que ...


... na sua maioria são habilidades socioemocionais e o conceito de anagramas. Conteúdo de Análise Combinatória/Permutação. 

Ensino Médio

Não estou pensando em um jogo de pares e sim de características (pistas) de uma palavra colocada sobre a mesa no momento do jogo. Um exemplo: coloco a palavra AMOR (Carta Coração Amarela), poderão sobrepor nessa carta outras 3 Cartas Coração Laranja, sendo elas: o fatorial 4!; a expansão do fatorial 4.3.2.1 = 24 e a palavra ROMA um de seus anagramas. 

O próximo jogador lança na mesa uma nova palavra, por exemplo: autocontrole (Carta Amarela) e há apenas uma Carta Laranja que pode sobrepor essa Carta. 

Serão 12 cartas amarelas e 17 laranjas.

4 jogadores com 7 cartas cada, distribuídas na ordem 2, 2 e 3. 

1 carta laranja deverá ser colocada sobre a mesa. 

Ganha quem apresentar as formações corretas conforme os conceitos compreendidos durantes as aulas.  















Fonte das imagens: celular pessoal.

Observação: ainda não plastifiquei o jogo porque estou estudando novas possibilidades e aceito sugestões dos colegas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário