quarta-feira, 29 de abril de 2020

Professora Miriam - Língua Portuguesa - Oitavos C e D - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


                                         


Leia os textos abaixo:

Texto I

Amanhã

Patativa do Assaré
Amanhã, ilusão doce e fagueira,
Linda rosa molhada pelo orvalho:
Amanhã, findarei o meu trabalho,
Amanhã, muito cedo, irei à feira.
Desta forma, na vida passageira,
Como aquele que vive do baralho,
Um espera a melhora no agasalho
E outro, a cura feliz de uma cegueira.
Com o belo amanhã que ilude a gente,
Cada qual anda alegre e sorridente,
Como quem vai atrás de um talismã.
Com o peito repleto de esperança,
Porém, nunca nós temos a lembrança
De que a morte também chega amanhã.


Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/42096-1



Texto II

Amanhã ou Depois

Nenhum de nós

Deixamos pra depois uma conversa  amiga
que fosse para o bem
que fosse uma saída
Deixamos pra depois a troca de carinho
Deixamos que a rotina fosse nosso caminho
Deixamos pra depois a busca de abrigo
Deixamos de nos ver fazendo algum sentido
Amanhã ou depois, tanto faz se depois for nunca mais…nunca mais
Deixamos de sentir o que a gente sentia
E que trazia cor ao nosso dia a dia
Deixamos de dizer o que a gente dizia
Deixamos de levar em conta a alegria
Deixamos escapar por entre nossos dedos
A chance de manter unidas as nossas vidas
Amanhã ou depois, tanto faz se depois for nunca mais…nunca mais

Fonte: www.letras.com.br/nenhum/de/nos


Atividades:

1 - Produção Textual

Analise os textos acima e produza um poema com o título “Amanhã”. Nele você deverá escrever como se “amanhã” fosse um dia muito especial ou seu último dia. Como seria esse dia? Relate-o. Seu poema poderá ter rimas ou versos brancos (os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida)). À caneta.

Paráfrase: A Paráfrase é um texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a reescritura de um texto já existente, uma espécie de ‘tradução’ dentro da própria língua.

2 - Produza um texto narrativo que parafraseie um dos textos acima;

      . respeite o desenrolar narrativo que permeia o texto escolhido, evitando a “inversão” de acontecimentos;
      . utilize uma linguagem objetiva, que, às vezes, difere da poética utilizada nos poemas e ou músicas.
      . Texto à caneta em folhas separadas para ser entregue na escola.

3 - Livro Didático “Se Liga na Língua”

Páginas 44, 45,46,47,48 e 49

         . Leitura dos textos
         . Pesquisa
         . Respostas das questões em folhas separadas para ser entregue na escola.

Bons estudos!


Professora Mirinha WhatsApp (11) 98842-6814   
        

Observação: Publicação conforme solicitação da Professora Miriam.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário