quinta-feira, 23 de abril de 2020

Roteiro de Atividades - Professor Wilton de Língua Portuguesa - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Atividades do Livro Didático - Língua Portuguesa

Ensino Fundamental – 8° Ano A e B - Prof. Wilton

Se liga na língua – Língua Portuguesa – 8° Ano
Cristiane Siniscalchi, Wilton Ormundo
Editora Moderna

Realizar leitura e responder os exercícios do livro didático.

Capítulo 1 – Reportagem: Momento de aprofundar

Leitura 1

“Nadar, até vencer a correnteza”, de Ana Claudia Marioto, revista Horizonte Geográfico
Desvendando o texto
Como funciona uma reportagem?

Leitura 2

 “Sítio arqueológico de mais de 11 mil anos é descoberto durante estudo em
São Manuel”, do G1
Refletindo sobre o texto
Se eu quiser aprender mais
A linguagem não verbal e mista nos textos informativos
Páginas especiais
A fotorreportagem
Nossa reportagem na prática
Momento de produzir
Momento de reescrever
Momento de apresentar
Textos em conversa
Reportagem do G1 sobre descoberta de sítio arqueológico (Leitura 2) e relato de viagem de Haroldo Castro sobre as estátuas dos guerreiros de Xi’na
Transformando a reportagem filmada em reportagem escrita
Produção de reportagem escrita
Mais da língua
Figuras de linguagem (I)
O que caracteriza uma figura de linguagem
Metáfora e comparação
Metonímia
Sinestesia
Gradação
Isso eu já vi
Este, esse e aquele
Entre saberes
Técnicas de pesquisa e produção de campanha publicitária sobre os riscos que as tartarugas marinhas correm


Atividade 1 - Língua Portuguesa
Ensino Fundamental – 8° Ano A e B - Prof. Wilton

1)     Forme uma nova palavra mediante o acréscimo de um prefixo às palavras abaixo:

a-    Respeitar

b-    Vestir


2)     Circule o sujeito das orações abaixo:

a-    O amanhecer trará a paz.

b-    A mãe e a filha costumavam vir aqui todas as manhãs.


3)     Classifique o sujeito das orações abaixo como: Sujeito Simples, Sujeito Composto, Sujeito Oculto ou Sujeito Indeterminando.

a-    Falaram mal de você.

b-    Viver é lutar sempre.

c-     Voltamos cedo da praia.

d-    O barco a vapor e o barco a vela já partiram.


4)     Identifique o tipo de discurso que ocorre na oração abaixo:

Luciana responde espantada:
- Não acredito! Vou ter que fazer tudo de novo!


5)     Corrija as palavras grafadas incorretamente, reescrevendo-as.

Hálito   -   Aver   -   Insençato

Estupides   -   Ameixa   -   Cadeeiro

Machucar   -   Largatixa   -   Mochila
Atividade 2 – Língua Portuguesa
Ensino Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton

Texto 1
Vamos imaginar que a indústria farmacêutica desenvolveu uma pílula que pudesse prevenir doenças do coração, obesidade, diabetes e reduzir o risco de câncer, osteoporose, hipertensão e depressão.
Já temos esse remédio. E não custa nada. Está a serviço de ricos e pobres, jovens e idosos. É a atividade física.

(Gro Harlem Brundtland, diretora geral da OMS – Organização Mundial da Saúde) Folha de São Paulo, 6 abr. 2002.

1. De acordo com o texto, o remédio que não custa nada e está a serviço de ricos e pobres, jovens e idosos
a) é uma pílula fabricada pela indústria farmacêutica.
b) só é encontrado nas farmácias.
c) é a atividade física.
d) ainda não existe.

Texto 2

O cachorro
As crianças sabiam que a presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a um cãozinho! Os meninos esconderam o animal em um armário próximo ao corredor e ficaram sentados na sala à espera dos acontecimentos. No fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a expulsá-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos.

Granatic, Branca. Técnicas Básicas de Redação.

2. No texto, fica claro que haverá um conflito entre as crianças e a mãe, quando as crianças
a) resolvem levar um cachorro para casa, mesmo sabendo que a mãe seria contra.
b) levam para casa um cachorro vira-lata, e não um cachorro de raça.
c) decidem esconder o animal dentro de um armário.
d) não deixam o animal ficar na sala.

Texto 3

Jéssica veio do céu
Jéssica é somente uma garota de 11 anos (...). Mas tem a coragem de uma leoa e a calma de um anjo da guarda. Na noite de domingo, a casa em que ela mora se transformou num inferno que ardia em chamas porque um de seus irmãos causou o acidente ao riscar um fósforo. Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3, e o menino de 8, que involuntariamente provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceu de sentir medo. Mesmo com a casa queimando, a garganta sufocando com a fumaça e a porta da rua trancada por fora (a mãe saíra), a menina não se desesperou. Abriu a janela de um quarto e através dela colocou, um por um, todos os irmãos para fora. Enquanto fazia isso, rezava. Ninguém sofreu sequer um arranhão. Só então Jéssica pensou em si própria. E sentiu muito medo. Pulou a janela e disparou a correr.
Revista Veja. São Paulo: Abril, 18 de fevereiro de 2004.

3. No trecho “Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3 anos, e o menino de 8, que involuntariamente provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se esqueceu de sentir medo”.(l . 6), o trecho destacado se refere a(ao)
a) Larissa (de 7).
b) Letícia (de 3).
c) menino (de 8).
d) Jéssica (de 11).



Texto 4

Dedé reconhece erro no clássico
Zagueiro vascaíno pede desculpas a Willians e aos torcedores pela expulsão
O zagueiro Dedé, do Vasco, pediu desculpas ontem ao volante Willians, do Flamengo, pela entrada violenta que deu no adversário no empate em 1 a 1 no clássico de domingo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.
– (...) Peço desculpas ao companheiro de profissão e ao torcedor do Vasco, pois não queria ter deixado o time (...).
Mas o zagueiro seguiu a linha do técnico Paulo César Gusmão de culpar o juiz (...):
– Deixando de lado minha expulsão, o árbitro estava visivelmente nervoso e atrapalhado. Inverteu muitas faltas, irritando nosso time, me deu um cartão amarelo após eu ter levado o vermelho.
O Globo – 26/10/2010.

4. O trecho do texto que expressa uma opinião é
a) “Peço desculpas ao companheiro de profissão...”. (l.4)
b) “... o árbitro estava visivelmente nervoso e atrapalhado.” (l.8)
c) “Deixando de lado minha expulsão...”. (l.8)
d) “... me deu um cartão amarelo...” (l.9)

Texto 5

Acordo Ortográfico
Triste episódio (...) a sanção da nova lei da reforma ortográfica.
Como explicar a norma (o)culta para as palavras “quente” e “frequente”? A nova norma pressupõe o conhecimento prévio das palavras, mas estas nunca mais serão lidas, e sim decoradas.
Apesar de a nova regra atingir cerca de 0,5% das palavras, muitas são usadas 100% dos dias. Que tal a manchete “Sequestraram cinquenta pinguins”? O que não deixa de ser uma delinquência linguística.
Uma tristeza impormos isso aos nossos irmãos portugueses. Triste é também a apatia com que discutimos a nossa identidade.
O. E. de S. A. – São Paulo, SP Folha de São Paulo - 2/10/2008.

5. O texto foi escrito com o objetivo de
a) sancionar a nova lei da reforma ortográfica.
b) informar sobre as mudanças da língua.
c) apresentar a opinião de um leitor.
d) discutir a nossa identidade. 


Atividade 3 – Língua Portuguesa
Ensino Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton

Faça uma visita ao site do Professor Wilton no endereço https://wilton.adm.br/

Na aba “NOSSA LÍNGUA” clique em “LÍNGUA PORTUGUESA” e, em seguida, role a página e clique em “LER DEVIA SER PROIBIDO!”

Assista ao vídeo de apenas 1 minuto e 20 segundos e com base nas ideias ali apresentadas, escreva um parágrafo de no mínimo 10 linhas versando sobre a importância da leitura.

Lembre-se da divisão básica do parágrafo: começo, meio e fim.


Atividade 4 – Língua Portuguesa
Ensino Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton

Texto 1
Transplantação
Não há dúvida que as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes. Querer que a nossa pare no século de quinhentos é um erro igual ao de afirmar que a sua transplantação para a América não lhe inseriu riquezas novas. A este respeito a influência do povo é decisiva. Há, portanto, certos modos de dizer, locuções novas, que de força entram no domínio do estilo e ganham direito de cidade.
(MACHADO DE ASSIS. Apud Luft, Celso Pedro. Vestibular do português).

Vocabulário: Transplantação - transferir de um lugar ou contexto para outro.

1. Ao ler o texto, concluímos que
a) as mudanças do português da Europa para o Brasil evitaram inserir ao idioma riquezas novas.
b) as alterações da língua estão condicionadas às necessidades dos usos e costumes e ao tempo.
c) o português do século XVI é o mesmo de hoje, não sendo necessário parar a língua no tempo.
d) os falantes do campo usam expressões atuais da língua mesmo sem sofrerem influência europeia.

Texto 2

Você acredita que o jovem tem condições de mudar o país?

SIM A.S.F., 22, São Paulo, SP
“O jovem tem um papel importante no panorama político do país. As manifestações e as movimentações estudantis, por exemplo, chamam a atenção e ganham repercussão nacional. A tomada de consciência é fundamental, já que daqui a alguns anos nós é que vamos estar no poder.”

NÃO G.F.L., 19, São Paulo, SP
“O jovem é muito acomodado; a gente não faz nada para mudar o país. Pequenas manifestações ou ações individuais não adiantam, não são levadas a sério e morrem logo. A única forma de conseguir alguma coisa é por meio de uma mobilização nacional, mas o jovem não está interessado em se mexer.”

2. Sobre os textos SIM I e NÃO, podemos dizer que
a) o texto SIM defende a mobilização nacional como única forma de se conseguir alguma coisa para mudar o país; no texto NÃO, afirma-se que a tomada de consciência é fundamental para a mudança do país.
b) o texto SIM defende a tomada de consciência como sendo fundamental para a mudança do país; o texto NÃO diz que o jovem é muito acomodado.
c) o texto SIM afirma que a atuação do jovem na mudança do país será sempre a mesma; o texto NÃO diz que o jovem é muito acomodado.
d) o texto SIM declara que, daqui a alguns anos, os jovens vão estar no poder; o texto NÃO defende a tomada de consciência como sendo fundamental para a mudança do país.

Texto 3

Acordo Ortográfico
Triste episódio (...) a sanção da nova lei da reforma ortográfica.
Como explicar a norma (o)culta para as palavras “quente” e “frequente”? A nova norma pressupõe o conhecimento prévio das palavras, mas estas nunca mais serão lidas, e sim decoradas.
Apesar de a nova regra atingir cerca de 0,5% das palavras, muitas são usadas 100% dos dias. Que tal a manchete “Sequestraram cinquenta pinguins”? O que não deixa de ser uma delinquência linguística.
Uma tristeza impormos isso aos nossos irmãos portugueses. Triste é também a apatia com que discutimos a nossa identidade.
O. E. de S. A. – São Paulo, SP Folha de São Paulo - 2/10/2008.


3. O texto foi escrito com o objetivo de
a) sancionar a nova lei da reforma ortográfica.
b) informar sobre as mudanças da língua.
c) apresentar a opinião de um leitor.
d) discutir a nossa identidade. 


Atividade 5 – Língua Portuguesa

Ensino Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton

ESOPO
Esopo era um escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da antiga Grécia. Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo foi chamado a dar a sua opinião sobre o assunto, ao que respondeu seguramente:
-- Tenho a mais absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está á venda no mercado.
-- Como? – perguntou o amo, surpreso – Tens certeza do que estás falando? Como podes afirmar tal coisa?
-- Não só afirmo, como, se meu amo permitir, irei até lá e trarei a maior virtude da Terra.
Com a devida autorização do amo, saiu Esopo e, dali a alguns minutos, voltou carregando um pequeno embrulho. Ao abrir o pacote, o velho chefe encontrou vários pedaços de língua e, enfurecido, deu ao escravo uma chance para se explicar.
-- Meu amo, não vos enganei – retrucou Esopo --- A língua é, realmente, a maior das virtudes. Com ela podemos consolar, ensinar, esclarecer, aliviar e conduzir. Pela língua os ensinos dos filósofos são divulgados, os conceitos religiosos são espalhados, as obras dos poetas se tornam conhecidas de todos.
Acaso podeis negar essas verdades, meu amo?
-- Boa, meu caro – retrucou o amo – Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?
-- É perfeitamente possível, senhor. E com nova autorização de meu amo, irei novamente ao mercado e de lá trarei o pior vício de toda Terra.
Concedida a permissão, Esopo saiu novamente e dali a minutos voltava com outro pacote, semelhante ao primeiro. Ao abri-lo, o amo encontrou novamente pedaços de língua. Desapontado, interrogou o escravo e obteve dele surpreendente resposta:
-- Por que vos admirais de minha escolha? Do mesmo modo que a língua, bem utilizada, se converte numa sublime virtude, quando relegada a planos inferiores, se transforma no pior dos vícios. Através dela tecem-se as intrigas e as violências verbais. Através dela, as verdades mais santas, por ela mesma ensinadas, podem ser corrompidas e apresentadas como anedotas vulgares e sem sentido. Através da língua, estabelecem-se as discussões infrutíferas, os desentendimentos prolongados e as confusões populares que levam ao desequilíbrio social. Acaso podeis refutar o que digo? – indagou Esopo.
Impressionado com a inteligência invulgar do serviçal, o senhor calou-se, comovido, e, no mesmo instante, reconhecendo o disparate que era ter um homem tão sábio como escravo, deu-lhe a liberdade.
Esopo aceitou a libertação e tornou-se, mais tarde, um contador de fábulas muito conhecido da Antiguidade, cujas histórias até hoje se espalham por todo o mundo.
(Autor desconhecido)

1) Essa narrativa tem como protagonistas:
a-( ) o amo e o patrão
b-( ) o chefe militar e o escravo
c-( ) o companheiro e o patrão
d-( ) o servo e o escravo

2) A passagem “indagou Esopo” pode ser escrita, mantendo-se o mesmo sentido, como:
a-( ) respondeu Esopo;
b-( ) percebeu Esopo;
c-( ) perguntou Esopo;
d-( ) assegurou Esopo;

3) Segundo o texto, a língua tanto serve para as virtudes quanto para os vícios do mundo. Como exemplo de virtude e vício, respectivamente, podem-se citar:
a-( ) ensinamentos filosóficos e conceitos religiosos;
b-( ) discussões infrutíferas e obras literárias;
c-( ) rede de intrigas e desentendimentos;
d-( ) ensinamento das verdades santas e criação de anedotas vulgares;


4) Em “impressionado com a inteligência invulgar do serviçal...”, o adjetivodestacado significa:
a-( ) rara
b-( ) medíocre
c-( ) impopular
d-( ) respeitosa

5) Em “Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?”, a oração destacada tem o sentido de:
a-( ) finalidade
b-( ) condição
c-( ) causa
d-( ) consequência

6) De acordo com o texto, quando a língua é mal utilizada, intrigas e violências verbais podem ser:
a-( ) confrontadas
b-( ) armadas
c-( ) superadas
d-( ) rejeitadas

7) Em “por ela mesma ensinadas...”, a palavra destacada está no feminino plural em concordância com:
a-( ) “violências”
b-( ) “anedotas”
c-( ) “verdades”
d-( ) “discussões” 

8) Em “Ao abri-lo”, o pronome foi usado para substituir a seguinte palavra:
a-( ) pacote
b-( ) amo
c-( ) primeiro
d-( ) Esopo

9) O sentido de negação, em determinadas palavras, é dado por prefixos, como em:
a-( ) “impressionado” e “intrigas”
b-( ) “infrutíferas” e “desentendimentos”
c-( ) “desapontado” e “inteligência”
d-( ) “interrogou” e “ensinadas”

10) Nessa história, a libertação do escravo se deve ao fato de Esopo:
a-( ) fazer boas compras
b-( ) ser educado
c-( ) falar muito bem
d-( ) ter grande sabedoria 


Atividade 6 – Língua Portuguesa

Ensino Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton


Faça uma visita ao site do Professor Wilton no endereço https://wilton.adm.br/

Na aba “NOSSA LÍNGUA” clique em “LÍNGUA PORTUGUESA” e, em seguida, role até o fim da página e clique em página 2 , role novamente a página e clique em “PÉROLAS DA LÍNGUA PORTUGUESA”

Assista ao vídeo de 4 minutos e 53 segundos para refletir sobre o que é apresentado.

Após isto, você deverá fotografar, com um celular, placas, propagandas e cartazes que estejam incorretamente escritas nas ruas ou estabelecimentos comerciais do bairro.

As fotos tiradas por você deverão ser apresentadas em sala de aula quando voltarmos as aulas regulares.


Atividade 7 – Língua Portuguesa

Ensino Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton

Acesse o site do Professor Wilton no endereço https://wilton.adm.br/

Na aba “BLOG” clique em “POETIZANDO” e, em seguida, role até o fim da página e clique em página 2 , role novamente a página e clique em “A PORTA”

1)     Na poesia A Porta, o eu-lírico revela uma concepção de educação, isto é, como a educação é vista por ele. Explique em um parágrafo bem redigido este conceito de educação.
Lembre-se que um parágrafo deve ter uma divisão básica de começo, meio e fim, além disso, é construído por meio de diversas frases. 

Atividade 8 – Língua Portuguesa

Ensino Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton

TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater / Renato Teixeira)
1. Ando devagar porque já tive pressa
2. E levo esse sorriso porque já chorei demais
3. Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
4. Quem sabe eu só levo a certeza
5. De que muito pouco eu sei
6. Ou nada sei
7. Conhecer as manhas e as manhãs
8. O sabor das massas e das maçãs
9. É preciso amor para poder pulsar
10. É preciso paz para poder sorrir
11. É preciso chuva para florir
12. Penso que cumprir a vida seja simplesmente
13. Compreender a marcha e ir tocando em frente
14. Como um velho boiadeiro levando a boiada
15. Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
16. Estrada eu vou
17. Todo mundo ama um dia
18. Todo mundo chora um dia
19. A gente chega e no outro vai embora
20. Cada um de nós compõe a sua história
21. E cada ser em si
22. Carrega o dom de ser capaz
23. E ser feliz

Após ler atentamente o texto, responda às questões:
1. Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. (   ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.
b. (   ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. (   ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. (   ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. (   ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.

2. Marque as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto:
a. (   ) Viver é uma aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b. (   ) Ser feliz é o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. (   ) A consciência do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.
d. (   ) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. (   ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.

Assinale a única alternativa correta:

3. Há várias comparações no texto que nos leva a concluir que o poeta fala:
a. (   ) da boiada
b. (   ) do boiadeiro
c. (   ) do sabor das frutas
d. (   ) dos dias vividos
e. (   ) do dom da felicidade de cada um de nós
4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem:
a. (   ) orgulhoso
b. (   ) sem cultura
c. (   ) experiente
d. (   ) humilde
e. (   ) sem rumo definido.

Responda com suas palavras:
5. Como era a vida do poeta no passado? Comprove sua resposta com versos da poesia.


Atividade 9 – Língua Portuguesa

Ensino Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton

Produção Textual

Escreva um texto revelando a sua opinião sobre tudo o que está sendo feito para impedir a disseminação do COVID -19. Não deixe de mencionar como você se sente em relação a essa doença.







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