Atividades do Livro
Didático - Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
– 8° Ano A e B - Prof. Wilton
Se liga na língua –
Língua Portuguesa – 8° Ano
Cristiane
Siniscalchi, Wilton Ormundo
Editora Moderna
Realizar leitura e
responder os exercícios do livro didático.
Capítulo
1 – Reportagem: Momento de aprofundar
Leitura
1
“Nadar,
até vencer a correnteza”, de Ana Claudia Marioto, revista Horizonte Geográfico
Desvendando
o texto
Como
funciona uma reportagem?
Leitura
2
“Sítio arqueológico de mais de 11 mil anos é
descoberto durante estudo em
São
Manuel”, do G1
Refletindo
sobre o texto
Se eu
quiser aprender mais
A
linguagem não verbal e mista nos textos informativos
Páginas
especiais
A
fotorreportagem
Nossa
reportagem na prática
Momento
de produzir
Momento
de reescrever
Momento
de apresentar
Textos
em conversa
Reportagem
do G1 sobre descoberta de sítio arqueológico (Leitura 2) e relato de viagem de
Haroldo Castro sobre as estátuas dos guerreiros de Xi’na
Transformando
a reportagem filmada em reportagem escrita
Produção
de reportagem escrita
Mais da
língua
Figuras
de linguagem (I)
O que
caracteriza uma figura de linguagem
Metáfora
e comparação
Metonímia
Sinestesia
Gradação
Isso eu
já vi
Este,
esse e aquele
Entre
saberes
Técnicas
de pesquisa e produção de campanha publicitária sobre os riscos que as
tartarugas marinhas correm
Atividade 1
- Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
– 8° Ano A e B - Prof. Wilton
1) Forme
uma nova palavra mediante o acréscimo de um prefixo às palavras abaixo:
a-
Respeitar
b-
Vestir
2) Circule
o sujeito das orações abaixo:
a-
O amanhecer trará a paz.
b-
A mãe e a filha costumavam vir aqui
todas as manhãs.
3) Classifique
o sujeito das orações abaixo como: Sujeito Simples, Sujeito Composto, Sujeito
Oculto ou Sujeito Indeterminando.
a-
Falaram mal de você.
b-
Viver é lutar sempre.
c-
Voltamos cedo da praia.
d-
O barco a vapor e o barco a vela já
partiram.
4) Identifique
o tipo de discurso que ocorre na oração abaixo:
Luciana
responde espantada:
-
Não acredito! Vou ter que fazer tudo de novo!
5) Corrija
as palavras grafadas incorretamente, reescrevendo-as.
Hálito -
Aver - Insençato
Estupides -
Ameixa - Cadeeiro
Machucar -
Largatixa - Mochila
Atividade 2
– Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
– 8° Ano A e B – Prof. Wilton
Texto 1
Vamos imaginar que
a indústria farmacêutica desenvolveu uma pílula que pudesse prevenir doenças do
coração, obesidade, diabetes e reduzir o risco de câncer, osteoporose,
hipertensão e depressão.
Já temos esse
remédio. E não custa nada. Está a serviço de ricos e pobres, jovens e idosos. É
a atividade física.
(Gro Harlem
Brundtland, diretora geral da OMS – Organização Mundial da Saúde) Folha de São
Paulo, 6 abr. 2002.
1. De acordo com o
texto, o remédio que não custa nada e está a serviço de ricos e pobres, jovens
e idosos
a) é uma pílula
fabricada pela indústria farmacêutica.
b) só é encontrado
nas farmácias.
c) é a atividade
física.
d) ainda não
existe.
Texto 2
O cachorro
As crianças sabiam
que a presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais
rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão
pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha
de dar abrigo a um cãozinho! Os meninos esconderam o animal em um armário
próximo ao corredor e ficaram sentados na sala à espera dos acontecimentos. No
fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a
expulsá-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos.
Granatic, Branca.
Técnicas Básicas de Redação.
2. No texto, fica
claro que haverá um conflito entre as crianças e a mãe, quando as crianças
a) resolvem levar
um cachorro para casa, mesmo sabendo que a mãe seria contra.
b) levam para casa
um cachorro vira-lata, e não um cachorro de raça.
c) decidem esconder
o animal dentro de um armário.
d) não deixam o
animal ficar na sala.
Texto 3
Jéssica veio do céu
Jéssica é somente
uma garota de 11 anos (...). Mas tem a coragem de uma leoa e a calma de um anjo
da guarda. Na noite de domingo, a casa em que ela mora se transformou num
inferno que ardia em chamas porque um de seus irmãos causou o acidente ao
riscar um fósforo. Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3, e o menino de 8, que involuntariamente
provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se
esqueceu de sentir medo. Mesmo com a casa queimando, a garganta sufocando com a
fumaça e a porta da rua trancada por fora (a mãe saíra), a menina não se
desesperou. Abriu a janela de um quarto e através dela colocou, um por um,
todos os irmãos para fora. Enquanto fazia isso, rezava. Ninguém sofreu sequer
um arranhão. Só então Jéssica pensou em si própria. E sentiu muito medo. Pulou
a janela e disparou a correr.
Revista Veja. São
Paulo: Abril, 18 de fevereiro de 2004.
3. No trecho
“Larissa, de 7 anos, Letícia, de 3 anos, e o menino de 8, que involuntariamente
provocou o incêndio, foram salvos porque Jéssica (apesar de seus 11 anos) se
esqueceu de sentir medo”.(l . 6), o trecho destacado se refere a(ao)
a) Larissa (de 7).
b) Letícia (de 3).
c) menino (de 8).
d) Jéssica (de 11).
Texto 4
Dedé reconhece erro
no clássico
Zagueiro vascaíno
pede desculpas a Willians e aos torcedores pela expulsão
O zagueiro Dedé, do
Vasco, pediu desculpas ontem ao volante Willians, do Flamengo, pela entrada violenta
que deu no adversário no empate em 1 a 1 no clássico de domingo, no Engenhão,
pelo Campeonato Brasileiro.
– (...) Peço
desculpas ao companheiro de profissão e ao torcedor do Vasco, pois não queria
ter deixado o time (...).
Mas o zagueiro
seguiu a linha do técnico Paulo César Gusmão de culpar o juiz (...):
– Deixando de lado
minha expulsão, o árbitro estava visivelmente nervoso e atrapalhado. Inverteu muitas
faltas, irritando nosso time, me deu um cartão amarelo após eu ter levado o
vermelho.
O Globo –
26/10/2010.
4. O trecho do
texto que expressa uma opinião é
a) “Peço desculpas
ao companheiro de profissão...”. (l.4)
b) “... o árbitro
estava visivelmente nervoso e atrapalhado.” (l.8)
c) “Deixando de
lado minha expulsão...”. (l.8)
d) “... me deu um
cartão amarelo...” (l.9)
Texto 5
Acordo Ortográfico
Triste episódio
(...) a sanção da nova lei da reforma ortográfica.
Como explicar a
norma (o)culta para as palavras “quente” e “frequente”? A nova norma pressupõe
o conhecimento prévio das palavras, mas estas nunca mais serão lidas, e sim
decoradas.
Apesar de a nova
regra atingir cerca de 0,5% das palavras, muitas são usadas 100% dos dias. Que
tal a manchete “Sequestraram cinquenta pinguins”? O que não deixa de ser uma
delinquência linguística.
Uma tristeza
impormos isso aos nossos irmãos portugueses. Triste é também a apatia com que discutimos
a nossa identidade.
O. E. de S. A. –
São Paulo, SP Folha de São Paulo - 2/10/2008.
5. O texto foi
escrito com o objetivo de
a) sancionar a nova
lei da reforma ortográfica.
b) informar sobre
as mudanças da língua.
c) apresentar a
opinião de um leitor.
d) discutir a nossa
identidade.
Atividade 3
– Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
– 8° Ano A e B – Prof. Wilton
Na aba “NOSSA
LÍNGUA” clique em “LÍNGUA PORTUGUESA” e, em seguida, role a página e clique em
“LER DEVIA SER PROIBIDO!”
Assista ao vídeo de
apenas 1 minuto e 20 segundos e com base nas ideias ali apresentadas, escreva
um parágrafo de no mínimo 10 linhas versando sobre a importância da leitura.
Lembre-se da
divisão básica do parágrafo: começo, meio e fim.
Atividade 4
– Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
– 8° Ano A e B – Prof. Wilton
Texto 1
Transplantação
Não há dúvida que
as línguas se aumentam e alteram com o tempo e as necessidades dos usos e costumes.
Querer que a nossa pare no século de quinhentos é um erro igual ao de afirmar
que a sua transplantação para a América não lhe inseriu riquezas novas. A este
respeito a influência do povo é decisiva. Há, portanto, certos modos de dizer,
locuções novas, que de força entram no domínio do estilo e ganham direito de
cidade.
(MACHADO DE ASSIS.
Apud Luft, Celso Pedro. Vestibular do português).
Vocabulário:
Transplantação - transferir de um lugar ou contexto para outro.
1. Ao ler o texto,
concluímos que
a) as mudanças do
português da Europa para o Brasil evitaram inserir ao idioma riquezas novas.
b) as alterações da
língua estão condicionadas às necessidades dos usos e costumes e ao tempo.
c) o português do
século XVI é o mesmo de hoje, não sendo necessário parar a língua no tempo.
d) os falantes do
campo usam expressões atuais da língua mesmo sem sofrerem influência europeia.
Texto 2
Você acredita que o
jovem tem condições de mudar o país?
SIM
A.S.F., 22, São Paulo, SP
“O jovem tem
um papel importante no panorama político do país. As manifestações e as
movimentações estudantis, por exemplo, chamam a atenção e ganham repercussão
nacional. A tomada de consciência é fundamental, já que daqui a alguns anos nós
é que vamos estar no poder.”
NÃO
G.F.L., 19, São Paulo, SP
“O jovem é
muito acomodado; a gente não faz nada para mudar o país. Pequenas manifestações
ou ações individuais não adiantam, não são levadas a sério e morrem logo. A
única forma de conseguir alguma coisa é por meio de uma mobilização nacional,
mas o jovem não está interessado em se mexer.”
2. Sobre os textos SIM
I e NÃO, podemos dizer que
a) o texto SIM
defende a mobilização nacional como única forma de se conseguir alguma coisa
para mudar o país; no texto NÃO, afirma-se que a tomada de consciência é
fundamental para a mudança do país.
b) o texto SIM
defende a tomada de consciência como sendo fundamental para a mudança do país;
o texto NÃO diz que o jovem é muito acomodado.
c) o texto SIM afirma
que a atuação do jovem na mudança do país será sempre a mesma; o texto NÃO diz
que o jovem é muito acomodado.
d) o texto SIM
declara que, daqui a alguns anos, os jovens vão estar no poder; o texto NÃO
defende a tomada de consciência como sendo fundamental para a mudança do país.
Texto 3
Acordo Ortográfico
Triste episódio (...)
a sanção da nova lei da reforma ortográfica.
Como explicar a
norma (o)culta para as palavras “quente” e “frequente”? A nova norma pressupõe
o conhecimento prévio das palavras, mas estas nunca mais serão lidas, e sim
decoradas.
Apesar de a nova
regra atingir cerca de 0,5% das palavras, muitas são usadas 100% dos dias. Que
tal a manchete “Sequestraram cinquenta pinguins”? O que não deixa de ser uma
delinquência linguística.
Uma tristeza
impormos isso aos nossos irmãos portugueses. Triste é também a apatia com que discutimos
a nossa identidade.
O. E. de S. A. –
São Paulo, SP Folha de São Paulo - 2/10/2008.
3. O texto foi
escrito com o objetivo de
a) sancionar a nova
lei da reforma ortográfica.
b) informar sobre
as mudanças da língua.
c) apresentar a opinião
de um leitor.
d) discutir a nossa
identidade.
Atividade 5 – Língua Portuguesa
Ensino
Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton
ESOPO
Esopo era um
escravo de rara inteligência que servia à casa de um conhecido chefe militar da
antiga Grécia. Certo dia, em que seu patrão conversava com outro companheiro
sobre os males e as virtudes do mundo, Esopo foi chamado a dar a sua opinião
sobre o assunto, ao que respondeu seguramente:
-- Tenho a mais
absoluta certeza de que a maior virtude da Terra está á venda no mercado.
-- Como? –
perguntou o amo, surpreso – Tens certeza do que estás falando? Como podes
afirmar tal coisa?
-- Não só afirmo,
como, se meu amo permitir, irei até lá e trarei a maior virtude da Terra.
Com a devida
autorização do amo, saiu Esopo e, dali a alguns minutos, voltou carregando um
pequeno embrulho. Ao abrir o pacote, o velho chefe encontrou vários pedaços de
língua e, enfurecido, deu ao escravo uma chance para se explicar.
-- Meu amo, não vos
enganei – retrucou Esopo --- A língua é, realmente, a maior das virtudes. Com
ela podemos consolar, ensinar, esclarecer, aliviar e conduzir. Pela língua os
ensinos dos filósofos são divulgados, os conceitos religiosos são espalhados,
as obras dos poetas se tornam conhecidas de todos.
Acaso podeis negar
essas verdades, meu amo?
-- Boa, meu caro –
retrucou o amo – Já que és desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício
do mundo?
-- É perfeitamente
possível, senhor. E com nova autorização de meu amo, irei novamente ao mercado
e de lá trarei o pior vício de toda Terra.
Concedida a
permissão, Esopo saiu novamente e dali a minutos voltava com outro pacote,
semelhante ao primeiro. Ao abri-lo, o amo encontrou novamente pedaços de
língua. Desapontado, interrogou o escravo e obteve dele surpreendente resposta:
-- Por que vos
admirais de minha escolha? Do mesmo modo que a língua, bem utilizada, se
converte numa sublime virtude, quando relegada a planos inferiores, se
transforma no pior dos vícios. Através dela tecem-se as intrigas e as violências
verbais. Através dela, as verdades mais santas, por ela mesma ensinadas, podem
ser corrompidas e apresentadas como anedotas vulgares e sem sentido. Através da
língua, estabelecem-se as discussões infrutíferas, os desentendimentos
prolongados e as confusões populares que levam ao desequilíbrio social. Acaso
podeis refutar o que digo? – indagou Esopo.
Impressionado com a
inteligência invulgar do serviçal, o senhor calou-se, comovido, e, no mesmo
instante, reconhecendo o disparate que era ter um homem tão sábio como escravo,
deu-lhe a liberdade.
Esopo aceitou a
libertação e tornou-se, mais tarde, um contador de fábulas muito conhecido da
Antiguidade, cujas histórias até hoje se espalham por todo o mundo.
(Autor
desconhecido)
1) Essa narrativa
tem como protagonistas:
a-( ) o amo e o
patrão
b-( ) o chefe
militar e o escravo
c-( ) o companheiro
e o patrão
d-( ) o servo e o
escravo
2) A passagem
“indagou Esopo” pode ser escrita, mantendo-se o mesmo sentido, como:
a-( ) respondeu
Esopo;
b-( ) percebeu Esopo;
c-( ) perguntou
Esopo;
d-( ) assegurou
Esopo;
3) Segundo o texto,
a língua tanto serve para as virtudes quanto para os vícios do mundo. Como
exemplo de virtude e vício, respectivamente, podem-se citar:
a-( ) ensinamentos
filosóficos e conceitos religiosos;
b-( ) discussões
infrutíferas e obras literárias;
c-( ) rede de
intrigas e desentendimentos;
d-( ) ensinamento
das verdades santas e criação de anedotas vulgares;
4) Em
“impressionado com a inteligência invulgar do serviçal...”, o adjetivodestacado
significa:
a-( ) rara
b-( ) medíocre
c-( ) impopular
d-( ) respeitosa
5) Em “Já que és
desembaraçado, que tal trazer-me agora o pior vício do mundo?”, a oração
destacada tem o sentido de:
a-( ) finalidade
b-( ) condição
c-( ) causa
d-( ) consequência
6) De acordo com o
texto, quando a língua é mal utilizada, intrigas e violências verbais podem
ser:
a-( ) confrontadas
b-( ) armadas
c-( ) superadas
d-( ) rejeitadas
7) Em “por ela
mesma ensinadas...”, a palavra destacada está no feminino plural em concordância
com:
a-( ) “violências”
b-( ) “anedotas”
c-( ) “verdades”
d-( ) “discussões”
8) Em “Ao abri-lo”,
o pronome foi usado para substituir a seguinte palavra:
a-( ) pacote
b-( ) amo
c-( ) primeiro
d-( ) Esopo
9) O sentido de
negação, em determinadas palavras, é dado por prefixos, como em:
a-( )
“impressionado” e “intrigas”
b-( )
“infrutíferas” e “desentendimentos”
c-( ) “desapontado”
e “inteligência”
d-( ) “interrogou”
e “ensinadas”
10) Nessa história,
a libertação do escravo se deve ao fato de Esopo:
a-( ) fazer boas
compras
b-( ) ser educado
c-( ) falar muito
bem
d-( ) ter grande
sabedoria
Atividade
6 – Língua
Portuguesa
Ensino
Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton
Na aba “NOSSA
LÍNGUA” clique em “LÍNGUA PORTUGUESA” e, em seguida, role até o fim da página e
clique em página 2 , role novamente a página e clique em “PÉROLAS DA LÍNGUA
PORTUGUESA”
Assista ao vídeo de
4 minutos e 53 segundos para refletir sobre o que é apresentado.
Após isto, você
deverá fotografar, com um celular, placas, propagandas e cartazes que estejam
incorretamente escritas nas ruas ou estabelecimentos comerciais do bairro.
As fotos tiradas
por você deverão ser apresentadas em sala de aula quando voltarmos as aulas
regulares.
Atividade 7
– Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
– 8° Ano A e B – Prof. Wilton
Na aba “BLOG” clique em “POETIZANDO” e, em
seguida, role até o fim da página e clique em página 2 , role novamente a
página e clique em “A PORTA”
1)
Na poesia A Porta, o
eu-lírico revela uma concepção de educação, isto é, como a educação é vista por
ele. Explique em um parágrafo bem redigido este conceito de educação.
Lembre-se que um
parágrafo deve ter uma divisão básica de começo, meio e fim, além disso, é
construído por meio de diversas frases.
Atividade 8
– Língua Portuguesa
Ensino Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton
TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater / Renato Teixeira)
1. Ando devagar porque já tive pressa
2. E levo esse sorriso porque já chorei demais
3. Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
4. Quem sabe eu só levo a certeza
5. De que muito pouco eu sei
6. Ou nada sei
7. Conhecer as manhas e as manhãs
8. O sabor das massas e das maçãs
9. É preciso amor para poder pulsar
10. É preciso paz para poder sorrir
11. É preciso chuva para florir
12. Penso que cumprir a vida seja simplesmente
13. Compreender a marcha e ir tocando em frente
14. Como um velho boiadeiro levando a boiada
15. Eu vou tocando os dias pela longa estrada,
eu sou
16. Estrada eu vou
17. Todo mundo ama um dia
18. Todo mundo chora um dia
19. A gente chega e no outro vai embora
20. Cada um de nós compõe a sua história
21. E cada ser em si
22. Carrega o dom de ser capaz
23. E ser feliz
Após ler atentamente o texto, responda às questões:
1. Assinale mais de uma alternativa que esteja
de acordo com o texto:
a. ( ) Para o poeta, a vida deve ser
levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade
de ambas.
b. ( ) Só é possível ser feliz nesta
jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona
pela longa estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro
individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. ( ) Manhãs, maçãs e chuva fazem
parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se
viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.
2. Marque as afirmativas com V para verdadeiro e
F para falso, de acordo com o texto:
a. ( ) Viver é uma aprendizagem,
fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b. ( ) Ser feliz é o destino de
todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. ( ) A consciência do significado
da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa
mais fortes, mais felizes.
d. ( ) O poeta tem hoje um sorriso
de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. ( ) Para podermos saborear a
vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram
que é possível compormos a nossa história com serenidade.
Assinale a única alternativa correta:
3. Há várias comparações no texto que nos leva a
concluir que o poeta fala:
a. ( ) da boiada
b. ( ) do boiadeiro
c. ( ) do sabor das frutas
d. ( ) dos dias vividos
e. ( ) do dom da felicidade de cada
um de nós
4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se
considera um homem:
a. ( ) orgulhoso
b. ( ) sem cultura
c. ( ) experiente
d. ( ) humilde
e. ( ) sem rumo definido.
Responda com suas palavras:
5. Como era a vida do poeta no passado? Comprove
sua resposta com versos da poesia.
Atividade 9 – Língua Portuguesa
Ensino Fundamental – 8° Ano A e B – Prof. Wilton
Produção Textual
Escreva um texto revelando a sua opinião sobre tudo
o que está sendo feito para impedir a disseminação do COVID -19. Não deixe de
mencionar como você se sente em relação a essa doença.
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