O que são competências e habilidades?
Uma preocupação relevante hoje na educação é como ensinar e como avaliar pelas competências e habilidades. Um ponto muito forte, relacionado principalmente ao ensino médio, é a avaliação coletiva ao final do ciclo básico: o ENEM. Como todos sabem, essa prova está relacionada à avaliação do desempenho dos alunos ao final do ensino médio e tem como orientadora a Matriz de Referência com os descritores das competências e habilidades.
Normalmente, as discussões, as orientações e os estudos sobre os dois termos são pautadas pela preocupação de suprir dificuldades e conhecimentos relacionados a essa matriz. Isso é extremamente relevante, mas temos que pensar sobre competências e habilidades para além dessa única orientação.
As definições dos dois termos já nos abrem uma quantidade de indagações e dúvidas, mostrando que são temas que apresentam uma necessidade de estudos contínuos e constantes para uma maior compreensão, para um maior esclarecimento e para a utilização concreta do desenvolvimento de competências e habilidades em todos os seguimentos da educação. Uma leitura detalhada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já nos revela essa preocupação.
Para auxiliar nesses estudos contínuos dos temas, preparamos o texto abaixo:
O que são Competências?
Ao consultarmos o Dicionário Aurélio encontramos três definições para Competência:
1. Faculdade concedida por lei a um funcionário, juiz ou tribunal para apreciar e julgar certos pleitos ou questões.2. Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.3. Oposição, conflito, luta.
Vamos nos ater à segunda, que é pertinente à educação. Note que Competência é uma qualidade de apreciar e resolver um problema, envolvendo a sua capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade. Indivíduos competentes, dentro das mais variadas atividades profissionais, tendem a ser bem-sucedidos.
Na sociedade atual, as competências são essenciais para que o indivíduo tenha sucesso em sua vida social e na carreira. A forma de conduzir suas relações, responsabilidades e profissão são determinadas por sua capacidade de a cada dia conviver e resolver as situações cotidianas, cujos resultados são totalmente dependentes da forma com que os seus problemas são solucionados. O mercado de trabalho necessita de pessoas capazes de:
» tomar decisões,
» liderar,
» e utilizar conhecimentos adquiridos ao longo do processo acadêmico.
O professor Vasco Moretto, doutor em didática pela Universidade Laval de Quebec, Canadá, destaca um ponto fundamental em relação à Competência:
“Competência não se alcança, desenvolve-se. Competência é fazer bem o que nos propomos a fazer”
De maneira resumida, podemos dizer que as competências no contexto educacional dizem respeito à capacidade do aluno de mobilizar recursos visando abordar e resolver uma situação complexa.
Simplificando bem, é o aluno saber saber ou saber conhecer.
Competência versus Desempenho
A confusão feita entre as definições de competência e desempenho acaba gerando problemas no processo de ensino e aprendizado.
O desempenho pode ser definido como um indicador da competência, ou seja, serve para orientar professores e gestores se os alunos estão desenvolvendo as competências. Entretanto, é importante atenção no seguinte: desempenho fraco não é, necessariamente, sinônimo de falta de competência. Nesse caso, o desempenho fracopode ser motivado por diferentes fatores como, por exemplo, o cansaço físico e mental do aluno no momento da avaliação e a quantidade de horas que dormiu ou deixou de dormir no dia anterior à avaliação.
Assim, para avaliar se os alunos estão desenvolvendo de fato as competências, é importante avaliar periodicamente seu desempenho e realizar as intervenções pedagógicas sempre que necessário.
Leia também: Métodos de avaliação do desempenho dos alunos
O que são Habilidades?
Vamos pegar um caso bem simples para iniciarmos a nossa conversa sobre as habilidades: um indivíduo nas séries iniciais vai aprender a ler e a escrever. Quando ele domina esse processo, podemos falar que ele apresenta as habilidades de ler e escrever. O importante é que com essas habilidades ele alcance a compreensão de um texto a partir de sua leitura. Sendo assim, caso ele domine a escrita e a leitura, mas não consiga ter compreensão de textos, ele não será competente para esse domínio.
A partir desse exemplo e da explicação do conceito de Competência no contexto educacional, podemos definir a habilidade como a aplicação prática de uma determinada competência para resolver uma situação complexa.
Simplificando bem, é o aluno saber fazer.
Veja abaixo quais são as habilidades básicas para abordar um situação complexa:
» Compreender a situação complexa
Identificar variáveis endógenas e exógenas; relacionar elementos relevantes; comparar com concepções prévias; etc.
» Planejar a abordagem e solução
Visualizar possíveis métodos para solução; selecionar estratégias e recursos.
» Executar o planejamento
Executar o planejado, com o foco no modelo pedagógico da reflexão-na-ação.
» Analisar criticamente a solução encontrada
Fazer a crítica da solução encontrada; comparar com experiências anteriores; imaginar alternativas.
Como relacionar Competências e Habilidades?
Ainda segundo o professor Vasco Moretto, destaca-se que:
“As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.”“Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências.”
Uma outra explicação para mostrar a relação prática entre competências e habilidades pode ser feita a partir da leitura de um gráfico. O leitor deve ter capacidade de observar as informações contidas no mesmo, que serão associadas a conhecimentos desenvolvidos ao longo do aprendizado, para que consiga ter uma compreensão que será utilizada para solução de uma situação problema. Note que há conteúdos e habilidades envolvidos, “informação e conhecimento”, para resolver o que foi proposto com competência.
Em algumas situações, existe a preocupação de que o ensino/aprendizagem por Habilidades e Competências possa prejudicar o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina. Esse raciocínio não se aplica, já que a proposta é conseguir fazer com que o aluno tenha competência para aprender.
Sendo assim, é necessário que, junto com os conteúdos, sejam criadas situações para o desenvolvimento de habilidades (para se ter habilidade, vimos que precisamos da competência primeiro).
Não podemos deixar de ressaltar que um aluno, ao desenvolver competências e habilidades com orientações de um educador, vai aprender a usá-las de maneira adequada e conveniente.
Por exemplo: em uma aula de educação física o aluno vai aprender as regras de um esporte e como fazer para obedecê-las, para depois colocá-las em prática da maneira correta. Esse comportamento de ser competente (saber saber), mas também ter habilidade (saber fazer), deve ser desenvolvido em todas as áreas de conhecimento.
“APRENDER é construir significados. ENSINAR é oportunizar esta construção.”
Por que trabalhar por competências e habilidades na escola?
Nós vivemos hoje na era da informação. Nunca se produziu e se consumiu tanto conteúdo na história da humanidade, em todos os níveis e áreas da sociedade e dos mais diversos. Isso se deve a facilidade que temos em acessar essa informações e conteúdos, principalmente depois do surgimento e expansão da internet.
Nesse cenário, a escola teve (ou deve) de mudar seu posicionamento. Antes dessa revolução da informação em nossa sociedade, a escola era tida como responsável pela disseminação de conteúdos. Isso já não faz mais sentido, uma vez que os alunos têm acesso aos conteúdos independente da escola, podendo ainda, visualizá-los e consumi-los na quantidade, velocidade e momento que desejarem.
Portanto, a escola deve focar seu trabalho em competências e habilidades para ensinar e preparar o jovem para lidar com situações de seu cotidiano e serem capazes de resolverem problemas reais. Essa postura demonstra ainda alinhamento com as tendências educacionais que enfatizam a importância de se colocar o aluno como protagonista, sendo um agente ativo em seu processo de ensino e aprendizagem, por meio, por exemplo, de atividades educativas extraclasse.
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