A cada conversa com colegas professores, a cada pesquisa em livros ou na internet, a cada experiência em sala de aula, vou coletando e adaptando práticas para a alfabetização dos meus alunos. E quando o assunto é especificamente a Matemática, não é diferente: anoto tudo e, aos poucos, enriqueço um banco de atividades e práticas que vão se incorporando à minha rotina.
Hoje, quero partilhar com você uma dessas práticas. Eu já realizo essa atividade há alguns anos, com o objetivo de trabalhar leitura, escrita, comparação, sequenciamento, ordenação, contagem e regularidades numéricas. Chamo essa atividade de “régua das dezenas”. Veja como ela é:
- Com uma tira de um papel mais firme, como papelão ou cartão, de 50×10 cm, construo com os alunos uma espécie de régua de dezenas, que começa no 10 e vai até 90. Mas, antes de começar a construir, os alunos recebem uma ficha quadriculada com as dezenas e algarismos de 0 a 9 repetidos algumas vezes. Eles recortam as dezenas e colam-nas na tira, em ordem crescente, deixando um pequeno vão entre elas. Recortam também os algarismos de 0 a 9 e os guardam em um saquinho plástico transparente. Então, lemos juntos a sequência construída no papel, conferindo-a com a correta, exposta na lousa.
- Depois da leitura, dito números que os alunos devem compor usando a régua e os algarismos do saquinho. Por exemplo: quando digo o número 28, o aluno procura na régua a dezena 20 e sobrepõe o algarismo 8 ao 0, formando o número. Deixo que os alunos comparem o que fizeram e que alguém da turma explique como o número se formou o número.
- Em seguida, dito outro número, pergunto se ele é maior ou menor do que o ditado anteriormente e qual é a sua dezena correspondente. Procuro ditar os números sempre os atrelando a um valor conhecido. Por exemplo: “28 é tamanho do sapato do aluno José”, “31 é número de alunos da turma”, e assim por diante.
- Além de identificar regularidades, compor, decompor e ordenar os números, os alunos registram no caderno o que formaram (no nosso exemplo, registram 28 = 20 + 8) e também em uma ficha avulsa, separando dezenas e unidades.
Assim, fica muito fácil entender como os números são formados, e a atividade do ditado se amplia e ganha mais significado.
Todas as fichas para a realização da atividade podem ser baixadas aqui. É só imprimir e usar com sua turma. E o bacana é que dá para adaptar a atividade para alunos maiores, ampliando o desafio com uma régua que inclua centenas ou milhares.
Outra vantagem da régua de dezenas é que os alunos acabam construindo um material de apoio que pode ser útil em outras atividades matemáticas.
O resultado é que depois de algum tempo lendo, escrevendo, comparando, compondo e decompondo os números, com o apoio da régua, todos aprendem números de maneira mais fácil e eficiente. Garanto a vocês que dá certo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário