A Prova Brasil passou, e agora?
Os alunos da sua rede provavelmente participaram da Prova Brasil 2015, que foi aplicada em novembro deste ano. Com base nisso, veja se você consegue responder às seguintes perguntas:
- Eles foram tão bem quanto sua rede espera e precisa para melhorar o Ideb?
- Quais resultados a sua rede precisa para garantir que vai alcançar a meta do Ideb?
- Quais são as notas que os alunos precisavam obter em Português e Matemática para que a média na Prova Brasil seja suficiente para atingir a meta do Ideb?
Desenvolver ações pedagógicas específicas para melhorar o ensino de Português e Matemática, e assim melhorar a média na Prova Brasil, sem saber onde é preciso chegar não é suficiente. Mas sabemos que fazer este cálculo não é fácil, e por isso muitas redes não têm metas claras para atingir em cada disciplina da Prova Brasil e nem nas taxas de aprovação em cada ano de cada etapa escolar. Mas traçar metas é necessário - o próprio Ideb já traçou suas metas desde 2005.
Mas como traçar metas para a rede?
Primeiro, é preciso ressaltar que, para melhorar o Ideb, sua rede precisa atuar nos pontos em que ela tem controle e que impactam o Ideb. A taxa de aprovação usada no cálculo do índice, por exemplo, é obtida a partir das taxas de aprovação de cada ano de cada etapa escolar. Isso significa que a sua rede precisa criar estratégias para melhorar a taxa em cada ano específico.
Em resumo, a rede, para melhorar o Ideb, deve traçar metas para as variáveis dos componentes do cálculo do índice.
Segundo, metas só são realistas quando:
- São embasadas em dados históricos que permitam analisar se os esforços empreendidos até então têm dado resultado, se devem continuar na mesma intensidade ou aumentar.
- É possível ver se de fato irão ajudar a alcançar a meta maior.
- Se equilibram para manter um crescimento saudável da meta maior.
Por isso, criamos o Simulador do Ideb, que ajuda a sua rede a traçar as metas necessárias para atingir seus objetivos com base em dados reais.
A ferramenta mostra o impacto no Ideb do aumento ou queda dos seus resultados em cada componente do índice e te ajuda a traçar metas realistas para que seja possível atingir a meta do Ideb. Fizemos um vídeo explicando em detalhes como usar a ferramenta.
Veja o vídeo no Site do QEdu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário