CADA PESSOA APRENDE DE UM JEITO DIFERENTE.
ENTÃO, POR QUE ENSINAR DA MESMA FORMA?
“A imagem do professor soberano, com um giz branco na mão, em pé, sendo observado atentamente por sua plateia de alunos-receptores, que acompanham sua explicação sobre a Segunda Guerra Mundial (...) não parece nada atraente e eficaz para a Geração Net. O professor continua sendo uma figura importante na era digital. Porém, sua postura deixa de ser a de transmissor absoluto do conhecimento e passa a ser de facilitador de descobertas em um novo processo de ensino e aprendizagem. Os alunos, que agora não são mais uma plateia receptora, podem ser definidos como um grupo que participa ativamente da aula, buscando em seus notebooks (ou celulares, iPhones e outros aparelhos com acesso à internet) informações sobre o tema da aula, visitando virtualmente os lugares descritos pelo professor, vendo imagens, textos, vídeos, ou trazendo de casa uma pesquisa feita na internet. É uma outra forma de ensinar e aprender.”
(Artigo “Os Jovens e as Tecnologias da Informação e da Comunicação: aprendizado na prática”, de Cristiane dos Santos Parnaíba e Maria Cristina Gobbi, publicado na revista Anagrama, edição de Junho-Agosto de 2010.)
“Ninguém é detentor absoluto do conhecimento. O conhecimento coletivo é maior que a soma dos conhecimentos individuais, além de ser qualitativamente diferente. Esse é o ponto de partida para o trabalho colaborativo, para a formação de uma “comunidade aprendente”, nova terminologia para um dos mais antigos ideais educativos. A vantagem hoje é que a tecnologia facilita a viabilização prática deste ideal.” (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.11)
“A prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar certo.” (Paulo Freire)
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Portal da Educação – 17/12/2015
Ferramentas online permitem que professores inovem dentro da sala de aula
Os softwares são oferecidos gratuitamente pela Microsoft
Verão no CAEM 2016
De 18 a 22 de janeiro
Convidamos você, professor que ensina Matemática no ensino básico, a participar do Verão no CAEM 2016. De 18 a 22 de janeiro, ofereceremos 5 oficinas e uma palestra para professores de Matemática dos Ensinos Fundamental I, II e Médio. Nesta edição temática, abordaremos o ensino de Geometria na escola básica. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas no Instituto de Matemática e Estatística da USP.
São 60 vagas por oficina, sendo 45 para professores, 10 vagas para alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP e 5 para alunos do Programa de Mestrado Profissional do IME-USP. Professores de escola pública têm prioridade de matrícula.
Para maiores informações, acesse nosso site: www.ime.usp.br/caem ou entre em contato conosco: (11)3091-6160 ou caem@ime.usp.br. Curta nossa página no facebook (caem ime usp).
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