PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
18/01 | 19/01 | 20/01 | 21/01 | 22/01 | |
Das 09h00 às 12h30 | Geometria dos caminhos mínimos José Luiz Pastore Mello (das 10h às 12h) | O pensamento geométrico nos anos iniciais Rogério Osvaldo Chaparin | Arte e Geometria com circunferèncias tangentes Aline dos Reis Matheus e Marcos Alves dos Santos | O pensamento geométrico nos anos iniciais Rogério Osvaldo Chaparin | Arte e Geometria com circunferèncias tangentes Aline dos Reis Matheus e Marcos Alves dos Santos |
Das 14h00 às 17h30 | De poliedros a quadriláteros Cláudia Cueva Candido | Geometria de Posição: atividades exploratórias Daniel Cérgoli | De poliedros a quadriláteros Cláudia Cueva Candido | Geometria de Posição: atividades exploratórias Daniel Cérgoli | Problemas e desafios de Geometria Cristina Cerri |
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Palestra: Geometria dos caminhos mínimos
Prof. José Luiz Pastore Mello (Colégio Santa Cruz)
Resumo: Problemas de otimização costumam ser resolvidos com ferramentas algébricas, porém, alguns deles podem ser solucionados de forma simples e elegante por meio da geometria sintética. Nessa palestra discutiremos um desses problemas e seus desdobramentos, bem como estratégias de abordagens do tema em diferentes séries do Ensino Fundamental ao Médio.
Data: 18/01/2016
Horário: das 10h às 12h
Prof. José Luiz Pastore Mello (Colégio Santa Cruz)
Resumo: Problemas de otimização costumam ser resolvidos com ferramentas algébricas, porém, alguns deles podem ser solucionados de forma simples e elegante por meio da geometria sintética. Nessa palestra discutiremos um desses problemas e seus desdobramentos, bem como estratégias de abordagens do tema em diferentes séries do Ensino Fundamental ao Médio.
Data: 18/01/2016
Horário: das 10h às 12h
Oficina 1: De poliedros a quadriláteros
Profa. Cláudia Cueva Candido (IME - USP)
Resumo: A partir do trabalho com um conjunto de poliedros de tipos variados, em que serão propostas atividades de visualização e classificação, passaremos a abordar tópicos de Geometria Plana com foco na análise de quadriláteros notáveis. As atividades, elaboradas com apoio na teoria de Van Hiele, contemplarão os níveis de visualização, análise e dedução informal. O modelo de Van Hiele é um modelo de ensino e aprendizagem, estruturado na ideia central da sequencialidade, isto é, que o raciocínio do indivíduo, ao aprender Geometria, percorre cinco níveis de raciocínio sequenciais e ordenados, que não devem ser omitidos. Na teoria, também há instruções para orientar o professor na elaboração de seu plano de trabalho, apoiado em fases de aprendizagem, com material e linguagem adequados ao nível da turma, a fim de favorecer, de modo sequencial e ordenado, o progresso do aprendizado dos alunos.
Núblico de vagas: 60
Duração: 7 horas
Profa. Cláudia Cueva Candido (IME - USP)
Resumo: A partir do trabalho com um conjunto de poliedros de tipos variados, em que serão propostas atividades de visualização e classificação, passaremos a abordar tópicos de Geometria Plana com foco na análise de quadriláteros notáveis. As atividades, elaboradas com apoio na teoria de Van Hiele, contemplarão os níveis de visualização, análise e dedução informal. O modelo de Van Hiele é um modelo de ensino e aprendizagem, estruturado na ideia central da sequencialidade, isto é, que o raciocínio do indivíduo, ao aprender Geometria, percorre cinco níveis de raciocínio sequenciais e ordenados, que não devem ser omitidos. Na teoria, também há instruções para orientar o professor na elaboração de seu plano de trabalho, apoiado em fases de aprendizagem, com material e linguagem adequados ao nível da turma, a fim de favorecer, de modo sequencial e ordenado, o progresso do aprendizado dos alunos.
Núblico de vagas: 60
Duração: 7 horas
Oficina 2: O pensamento geométrico nos anos iniciais
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: A Geometria é uma disciplina eminentemente visual. Em princípio, os conceitos geométricos são reconhecidos e compreendidos através da visualização. Por exemplo, os primeiros contatos que os alunos tèm com a ideia de triângulo são mediante sua visualização. É importante salientar que a habilidade de visualização não é suficiente para aprender Geometria, a generalização das propriedades ou a classificação de figuras não pode se dar a partir unicamente da percepção. É necessário que o aluno se depare com diversas situações nas quais o conhecimento tenha significado, por exemplo, através das construções geométricas.
Núblico de vagas: 60
Duração: 7 horas
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: A Geometria é uma disciplina eminentemente visual. Em princípio, os conceitos geométricos são reconhecidos e compreendidos através da visualização. Por exemplo, os primeiros contatos que os alunos tèm com a ideia de triângulo são mediante sua visualização. É importante salientar que a habilidade de visualização não é suficiente para aprender Geometria, a generalização das propriedades ou a classificação de figuras não pode se dar a partir unicamente da percepção. É necessário que o aluno se depare com diversas situações nas quais o conhecimento tenha significado, por exemplo, através das construções geométricas.
Núblico de vagas: 60
Duração: 7 horas
Oficina 3: Geometria de Posição: atividades exploratórias
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina, pretendemos explorar, via atividades propostas para sala de aula, situações-problema que envolvam noções básicas de Geometria de Posição, como paralelismo, perpendicularismo e reversibilidade entre retas, com o intuito de aperfeiçoar a percepção geométrica em duas e très dimensões.
Núblico de vagas: 60
Duração: 7 horas
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina, pretendemos explorar, via atividades propostas para sala de aula, situações-problema que envolvam noções básicas de Geometria de Posição, como paralelismo, perpendicularismo e reversibilidade entre retas, com o intuito de aperfeiçoar a percepção geométrica em duas e très dimensões.
Núblico de vagas: 60
Duração: 7 horas
Oficina 4: Arte e Geometria com circunferèncias tangentes
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Durante um passatempo relacionado à criação de mandalas, surgiu um interessante problema envolvendo circunferèncias tangentes, o que nos levou ao estudo do famoso Problema de Apolônio. A resolução desse problema nos mobilizou tanto, que acabou inspirando a criação do logotipo comemorativo para o aniversário de 30 anos do CAEM, que ocorreu em 2015. Nesta oficina, com o auxílio do software Geogebra, pretendemos compartilhar as reflexões e as descobertas que fizemos nesse caminho que nos levou da arte à Geometria e, por fim, novamente à arte.
Núblico de vagas: 60 (Oficina no CEC)
Duração: 7 horas
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Durante um passatempo relacionado à criação de mandalas, surgiu um interessante problema envolvendo circunferèncias tangentes, o que nos levou ao estudo do famoso Problema de Apolônio. A resolução desse problema nos mobilizou tanto, que acabou inspirando a criação do logotipo comemorativo para o aniversário de 30 anos do CAEM, que ocorreu em 2015. Nesta oficina, com o auxílio do software Geogebra, pretendemos compartilhar as reflexões e as descobertas que fizemos nesse caminho que nos levou da arte à Geometria e, por fim, novamente à arte.
Núblico de vagas: 60 (Oficina no CEC)
Duração: 7 horas
Oficina 5: Problemas e desafios de Geometria
Profa. Cristina Cerri (IME - USP)
Resumo: Os problemas geométricos seduzem e desafiam a curiosidade, principalmente pelo apelo visual. São famosos os Sangakus, problemas geométricos em tábuas de madeira, colocadas em alguns santuários japoneses, datados do século XVII, mas que ainda fascinam. Hoje, com os recursos computacionais, os problemas geométricos ficaram mais atraentes. O objetivo desta oficina é trabalhar diversos problemas de Geometria, procurando destacar várias abordagens e resoluções. Discutiremos a utilização de problemas e desafios como recurso de aprendizado.
Núblico de vagas: 60
Duração: 3,5 horas horas
Profa. Cristina Cerri (IME - USP)
Resumo: Os problemas geométricos seduzem e desafiam a curiosidade, principalmente pelo apelo visual. São famosos os Sangakus, problemas geométricos em tábuas de madeira, colocadas em alguns santuários japoneses, datados do século XVII, mas que ainda fascinam. Hoje, com os recursos computacionais, os problemas geométricos ficaram mais atraentes. O objetivo desta oficina é trabalhar diversos problemas de Geometria, procurando destacar várias abordagens e resoluções. Discutiremos a utilização de problemas e desafios como recurso de aprendizado.
Núblico de vagas: 60
Duração: 3,5 horas horas
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