Oficinas programadas para o primeiro semestre de 2016
Leia com atenção os procedimentos de inscrição.
As inscrições serão confirmadas pela ordem de envio da documentação necessária e do comprovante de pagamento (no caso das oficinas pagas).
Datas e Horários
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Descrição
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Oficina 1
11 e 18/03 (6as feiras)
14h - 17h
| Enduro a Pé: a Educação Física e a Matemática em um esporte de aventura Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação - FEUSP) Profa. Milena Bushatsky Mathias (Escola de Aplicação - FEUSP)
Resumo: O Enduro a Pé (ou Trekking de Regularidade) é uma caminhada de regularidade praticada em equipe, que consiste em percorrer, no tempo ideal, um percurso pré-determinado. Para que este Enduro ocorra, utiliza-se uma Planilha de Navegação, envolvendo atividades preparatórias repletas de Matemática: cálculos envolvendo tempo, distância e velocidade, e medidas de distância, a partir da contagem de passos. Para isso, os participantes devem dominar regra de três simples e outras ferramentas matemáticas. Dividindo-se tarefas em equipe, e utilizando instrumentos como calculadora e cronômetro, é possível organizar uma atividade que une a Matemática com uma boa prática esportiva.
Duração: 6 horas Público alvo:professores de Matemática e de Educação Física do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 2
12 e 19/03 (sábados)
09h - 12h
| Geometria nos símbolos, logotipos e logos ou marcas Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Resumo: A proposta tem como objetivo conceituar símbolo, logotipo e logos ou marcas. Estudar os símbolos que têm atravessado a história da humanidade e que permanecem no imaginário do ser humano. Estudar a geometria presente em símbolos, logotipos e logos que se tornaram identificação de cidades, grupos sociais, produtos , etc. Apresentar alguns logotipos recentes e estudar as noções da Geometria presente. Reconhecer e fazer construções geométricas pertinentes aos logotipos, usando como recurso régua e compasso e o software GeoGebra.
Duração: 6 horas Público alvo: professores de Matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 3
14 e 21/03 (2as feiras)
14h - 17h
| Geometria do táxi Carolina Elisabeth Samogy Costa (Aluna do curso de Licenciatura do IME-USP) Orientação: Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: O ensino de geometria na escola básica é essencialmente voltado para a Geometria Euclidiana. Com isto, pouco se conhece ou mesmo se ensina sobre as chamadas Geometrias Não-Euclidianas. Nesta oficina, pretendemos incentivar sua inserção na educação básica, explorando a Geometria do Táxi. Por meio de atividades para a sala de aula, mostraremos que o estudo desta geometria é, inclusive, boa ferramenta para aprimorar as ideias e conceitos da própria Geometria Euclidiana.
Duração: 6 horas Público alvo: professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 40 Taxa: atividade gratuita |
Oficina 4
30/04 (sábado)
09h - 12h
| Atividades em Estatística Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina pretendemos discutir o uso de atividades no ensino-aprendizagem de Estatística para o Ensino Médio.Estatística na escola e na sociedade. Atividades em Estatística: sala de aula, miniaplicativos, planilhas, proposta de projetos e filmes e vídeos. Portais de interesse. Referências.
Duração: 3 horas Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 60 Taxa: atividade gratuita |
Oficina 5
11 e 18/05 (4as feira)
14h - 17h
| É, de fato, possível duplicar um cubo? Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Um dos problemas mais intrigantes da antiguidade é, sem dúvidas, o problema da duplicação do cubo: "dado um cubo, obter um segundo cubo cujo volume seja o dobro do volume do primeiro". Nesta oficina, discutiremos o significado das construções geométricas com uso de régua e compasso e mostraremos que com esses instrumentos o problema é insolúvel. No entanto, exploraremos construções aproximadas, construções que se valem do chamado método de neusis e, ainda, discutiremos uma recente tentativa - frustrada - de solução.
Duração: 6 horas Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 6
12 e 19/05 e 02/06 (5as feiras)
14h - 17h
| Translações, rotações e reflexões no Ensino Fundamental Profa. Cláudia Cueva Cândido (IME - USP) Profa. Débora Costa Cona (mestranda do IME- USP e professora da rede estadual de ensino)
Resumo: Nesta oficina será apresentada uma sequência didática para o ensino de isometrias, transformações geométricas que preservam forma e tamanho de figuras planas. A abordagem na Educação Básica é recomendada nos PCN's, não somente por permitir o desenvolvimento de habilidades de percepção espacial, mas, principalmente, como recurso para favorecer a compreensão do conceito de congruência entre figuras planas. Os participantes da oficina serão convidados a discutir sobre os objetivos de aprendizagem da sequência didática e sobre a adequação das atividades propostas aos estudantes do Ensino Fundamental, no sentido atingir os objetivos apontados.
Duração: 9 horas Público alvo: Número de vagas: 40 Taxa: atividade gratuita |
Oficina 7
14 e 21/05 (sábados)
09h - 12h
| Exploração da função polinomial do 2o grau com o auxílio do software GeoGebra Profa. Vera Helena Giusti de Souza (Universidade Anhanguera de São Paulo) Prof. William Vieira (Instituto Federal de São Paulo - IFSP) Prof. Roberto Seidi Imafuku (Instituto Federal de São Paulo - IFSP)
Resumo: Segundo o pesquisador e matemático sul-africano Michael De Villiers (2002), "... as demonstrações são uma parte indispensável do conhecimento matemático ... e seu valor está muito além da mera verificação de resultados", e ferramentas como o GeoGebra permitem que, por meio da dinamicidade e da visualização, se façam conjecturas sobre propriedades que precisam posteriormente ser demonstradas. Para esta oficina, propõe-se a exploração, com o auxílio das ferramentas do software GeoGebra, do papel que os parâmetros, presentes nas equações algébricas das formas canônica e desenvolvida da função do 2o grau, desempenham nos gráficos da função. Com o auxílio do software, é possível visualizar, explorar e elaborar conjecturas que, posteriormente, num ambiente papel e lápis, podem ser demonstradas algebricamente.
Duração: 6 horas Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 20 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 8
16 e 23/05 (2as feiras)
14h - 17h
| Fórmula de Herão Prof. Carlos N C Oliveira (Colégio Bandeirantes)
Resumo: Esta oficina tem por objetivo mostrar como uma sucessão de teoremas elementares e demonstrações quase imediatas (que serão propostas aos participantes), podem levar, de modos ora intrincado e ora inesperados, a um resultado útil e belo: a fórmula de Herão. Esta será deduzida de quatro formas diferentes. Além disso será apresentado um corolário e a demonstração da equivalência entre o teorema de Pitágoras e a fórmula de Herão.
Duração: 6 horas Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 9
30/05 e 06/06 (2as feiras)
14h - 17h
| Matemática: a regente das escalas musicais Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Matemática e música estão mais intimamente relacionadas do que geralmente se pensa. Uma das estruturas que conecta música à Matemática é a escala musical. Nesta oficina pretendemos estudar a Escala Pitagórica e sua relação com razões e proporções, e também a escola temperada de Bach e sua relação com logaritmos.
Duração: 6 horas Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 10
03 e 10/06 (6as feiras)
14h - 17h
| Letramento em Álgebra Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Resumo: A oficina tem como objetivo fazer a reflexão sobre o letramento na língua portuguesa e na linguagem algébrica. Apresentar alguns episódios da História da Álgebra na resolução de equações. Desenvolver a leitura e interpretação de enunciados e a transposição entre as linguagens escrita e algébrica. Equacionar e resolver problemas de diferentes maneiras confrontando resultados e identificando equivalências. Estudar sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemas.
Duração: 6 horas Público alvo: Professores de Matemática do Ensino Fundamental. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Oficina 11
11/06 (sábado)
09h - 12h
| A espiral e a sequência de Fibonacci, a razão e a espiral áureas, suas ocorrências na natureza e aplicações Prof. Waldemar W. Setzer (IME - USP)
Resumo: Esta oficina tem a intenção de mostrar vários aspectos interessantes da Matemática para alunos do ensino médio e professores de Matemática e ciências. Serão explorados os seguintes tópicos: a espiral e a sequência de Fibonacci; biografia de Fibonacci; generalização da sequência de Fibonacci; convergência; limite; a razão áurea, sua dedução e propriedades; frações e raízes contínuas; espirais logarítmicas; biografia de Jacob Bernoulli; espirais áureas; ocorrências na natureza: plantas, caramujos, galáxias espirais; proporções áureas no corpo humano e na pintura; o retângulo e o triângulo áureos na geração de espirais; razões áureas no pentagrama; uso da proporção áurea em objetos; instrumentos para geração de proporções áureas; aplicação na odontologia.
Duração: 3 horas Público alvo: Professores de Matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$20,00 Professores da rede pública de ensino: R$10,00 |
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