segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Contribuições do Professor Vanderley

A ERA DA CURADORIA: O QUE IMPORTA É SABER O QUE IMPORTA!

“Educação e formação de pessoas em tempos velozes”

“O acesso cada vez maior à tecnologia permite hoje que informações de toda sorte cheguem até nós das mais diferentes formas. Num momento em que todos podemos ser, ao mesmo tempo, leitores e autores, surge a necessidade de saber selecionar no meio do caos aquilo que, de fato, tem relevância e credibilidade. Afinal, em que prestar atenção? O que realmente importa?”

Mário Sérgio Cortella e Gilberto Dimenstein levam a debate neste livro a ideia de curadoria do conhecimento. Em bate-papo instigante, eles apresentam esse novo conceito e iluminam vários aspectos de nossa cidadania. Pois, como apontam aqui, a formação continuada para a prática da curadoria, isto é, da socialização e mediação dos saberes, torna-se fundamental nesta nova era, seja nas escolas, seja nas empresas ou nos meios de comunicação, como forma de emponderamento do indivíduo.

“Não há como separar educação e comunicação, porque ensinar é comunicar, assim como comunicar é ensinar. As duas transitam dentro da mesma ideia. Usei de propósito a expressão ensinar porque ensinar, ou insignare, significa “deixar uma marca”, “gravar alguma coisa em alguém”, “deixar um sinal”, por isso “insígnia”, a percepção de que se marca algo em alguém.”

Livro:

A ERA DA CURADORIA: O QUE IMPORTA É SABER O QUE IMPORTA!

“Educação e formação de pessoas em tempos velozes”

Editora:

Papirus – 1ª Edição – 2015

Autores:

Mário Sérgio Cortella
Gilberto Dimenstein


Intranet – Espaço do Servidor – 02/10/2015

Plataforma Currículo+ disponibiliza o canal ‘Colabore’


Todos podem compartilhar videoaulas, games educativos, podcast, entre outros objetos digitais

Compartilhe com toda Rede de Ensino games educativos, videoaulas, podcasts ou outros objetos digitais de aprendizagem desenvolvidos ou utilizados por você.

A plataforma Currículo+ disponibiliza o canal ‘Colabore’ para receber as sugestões de objetos digitais de aprendizagem e, caso eles atendam aos critérios de seleção, farão parte do acervo da plataforma Currículo+.

O objetivo é incentivar a utilização da tecnologia como recurso pedagógico articulado com Currículo do Estado de São Paulo e inspirar práticas inovadoras em sala de aula, a fim de promover maior motivação, engajamento e participação dos alunos com o processo educativo, visando, prioritariamente, o desenvolvimento da aprendizagem.

Para compartilhar o conteúdo que você utiliza e/ou produziu, basta preencher o formulário disponível no ‘Colabore’. Todas as colaborações selecionadas pelos curadores do Currículo+ serão publicadas com os respectivos créditos do colaborador, descritos na ficha técnica dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário